PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas_Comprimento e limites das regiões

3 participantes

Ir para baixo

Ondas_Comprimento e limites das regiões Empty Ondas_Comprimento e limites das regiões

Mensagem por Lidyanne.chaves Qua 13 Abr 2016, 23:13

Prezados Boa Noite


Questão:
 
1. Calcule o comprimento de onda associado aos limites das regiões, considerando uma velocidade de 1500 m/s:
a) Infrassom
b) Sons audíveis
c) Ultrassom


2. Com base nos resultados obtidos, explique por que os aparelhos de ultrassom utilizados para diagnósticos e vários outros tipos de sensores utilizados em diagnósticos médicos devem ser projetados com frequências altas.

Poderiam me explicar a formula que usaram e o processo para obter os resultados? 

Att
Lidyanne Chaves

Lidyanne.chaves
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/04/2016
Idade : 39
Localização : uberlandia

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas_Comprimento e limites das regiões Empty Re: Ondas_Comprimento e limites das regiões

Mensagem por Christian M. Martins Qua 13 Abr 2016, 23:21

Primeiramente você deve saber que a frequência das ondas não se altera com a variação da velocidade, Lidyanne; o fator que se altera é o comprimento de onda. Sabendo disso e da frequência de onda limite de cada uma das ondas apresentadas no enunciado, basta aplicar a equação da velocidade das ondas para calcular o seu comprimento mínimo e máximo:

v = λf ---> λ = v/f

Máximo para infrassom e mínimo para sons audíveis: 20 Hz
λ = v/f = 1500/20 = 75 m

Máximo para sons audíveis e mínimo para ultrassom: 20 kHz = 20000 Hz
λ = v/f = 1500/20000 = 0,075 m = 75 mm
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas_Comprimento e limites das regiões Empty Re: Ondas_Comprimento e limites das regiões

Mensagem por Lidyanne.chaves Qui 14 Abr 2016, 00:44

Boa Noite Christian M. Martins Então, no caso os cálculos não teriam que ser desenvolvidos levando em consideração as características especificadas para: 

a) Infrassom
b) Sons audíveis
c) Ultrassom


Outra coisa, porque então os por que os aparelhos de ultrassom utilizados para diagnósticos e vários outros tipos de sensores utilizados em diagnósticos médicos devem ser projetados com frequências altas
Obrigada pelas respostas iniciais e pelo desenvolvimento.

Att
Lidyanne

Lidyanne.chaves
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/04/2016
Idade : 39
Localização : uberlandia

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas_Comprimento e limites das regiões Empty Re: Ondas_Comprimento e limites das regiões

Mensagem por Christian M. Martins Qui 14 Abr 2016, 00:47

Têm sim, Lidyanne. Utilizou-se nos cálculos as frequências máximas para os três e as mínimas para os sons audíveis e ultrassons:

Máxima para o infrassom: 20 Hz
Mínima para os sons audíveis: 20 Hz
Máxima para os sons audíveis: 20 kHz
Mínima para os ultrassons: 20 kHz

Os aparelhos de ultrassom devem ser projetados em altas frequências exatamente pelo fato que foi exposto por mim: a frequência não se altera, apenas o comprimento de onda e a velocidade de propagação; dessa forma, para que um ultrassom funcione da forma correta na barriga de uma gestante, ele deve ser projetado a uma frequência acima de 20 kHz; abaixo disso não será mais ultrassom.

O que você deve compreender é que abaixo das frequências especificadas por mim acima e no post anterior são limites: abaixo da mínima frequência dos sons audíveis uma onda NÃO é mais audível, assim como acima da máxima frequência. Estando abaixo da frequência mínima do ultrassom, por exemplo, NÃO SE TEM MAIS um ultrassom, mas um som audível!

Espero que tenhas compreendido, qualquer dúvida é só perguntar.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas_Comprimento e limites das regiões Empty Re: Ondas_Comprimento e limites das regiões

Mensagem por Lidyanne.chaves Qui 14 Abr 2016, 01:08

Obrigada..
e desculpe a solicitação de clareza, estou ha alguns anos sem estudar e resolvi voltar agora, estou tendo bastante dificuldade de compreensão e já cai em física 2 na faculdade sem mesmo ter visto a 1. 
Estou estudando com alguns livros de ensino médio que ganhei, mas exatas não e muito meu forte..
Perdoe me a indiscrição e pergunta redundante.
Obrigada mesmo..

Lidyanne.chaves
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/04/2016
Idade : 39
Localização : uberlandia

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas_Comprimento e limites das regiões Empty Re: Ondas_Comprimento e limites das regiões

Mensagem por Christian M. Martins Qui 14 Abr 2016, 01:49

Jamais peça desculpas por ter pedido maiores esclarecimentos relativos a algum problema, Lidyanne; muito pelo contrário, sinta-se feliz por ter se interessado no aprendizado, por ter ousado saber mais do que lhe foi passado em resposta a uma mera questão e por saber que após a solução de sua nova dúvida compreenderás ainda mais do mundo que a revolve.

Sua pergunta foi perfeitamente válida. Tenho certeza que se você continuar agindo da mesma forma que fez nesse tópico — questionando os seus próprios entendimentos e as respostas que lhe dão — irás atingir seu objetivo de compreender Física 2 e quaisquer outras matérias que tiver de enfrentar no caminho à graduação.

Boa sorte; tudo de bom! Smile
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas_Comprimento e limites das regiões Empty Re: Ondas_Comprimento e limites das regiões

Mensagem por Jose Roberto Teotonio Qua 20 Abr 2016, 19:44

José Roberto T escreveu:Prezados Boa Noite


Questão:
 
1. Calcule o comprimento de onda associado aos limites das regiões, considerando uma velocidade de 1500 m/s:
a) Infrassom
b) Sons audíveis
c) Ultrassom


2. Com base nos resultados obtidos, explique por que os aparelhos de ultrassom utilizados para diagnósticos e vários outros tipos de sensores utilizados em diagnósticos médicos devem ser projetados com frequências altas.

Poderiam me explicar a formula que usaram e o processo para obter os resultados? 

Att
José Roberto T

Jose Roberto Teotonio
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 43
Localização : turmalina

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas_Comprimento e limites das regiões Empty Re: Ondas_Comprimento e limites das regiões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos