PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Dom 20 Mar 2016, 19:28

Relembrando a primeira mensagem :

Faça uma dissertação inspirada no trecho de Aristóteles, citado abaixo:


.......................................................................................

    Foi, com efeito, pela admiração que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar. [...] Pelo que, se foi para fugir à ignorância que filosofaram, claro está que procuraram a ciência pelo desejo de conhecer, e não em vista de qualquer utilidade.

                                ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Abril Cultura, 197. p. 214. (Coleção os pensadores)
                          .......................................................................................................................................................................




Título: O mundo das ideias
       Chegando-se ao século XXI , o senso comum diz: "Filosofia não serve pra nada, para que eu vou aprender isso na minha vida, pra que isso vai me servir?". Tudo na nossa vida envolve filosofia, seja no nosso cotidiano ou em aplicações imediatistas. A filosofia é uma matéria "perigosa", pois ela pode mudar o mundo.
     Pensemos um pouco, a filosofia está envolvida, seja quando nós queremos pedir informação na rua, calcular um logaritmo (matéria de matemática), ler uma revista, gibi ou um livro, ou até mesmo votar ou derrubar um governo. Tudo isso faz parte da filosofia.
       Filosofemos, a filosofia é uma matéria perigosa, porque é uma matéria que nos faz penar, que faz-nos sair do status quo, e também nos faz diferente, caro leitor, ela amplia nosso conhecimento de mundo matéria escolar ou facultacional.
       Em suma de tais fatos, a filosofia é útil na vida do ser humano, até na vida de civilizações mais avançadas. O que você está fazendo agora leitor, é nada mais nada menos do que filosofando, pois ela é o mundo das ideias que são ou foram comprazidas de erros até chegarmos à nossa razão.
P.S: O que acharam? Eu sei que não está lá essas coisas, mas gostaria que corrigissem minha redação sobre filosofia, nos critérios do ENEM, de 0 a 1000.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 15:01

O mundo emergente das ideias
Em pleno século XXI, o senso comum diz: "Filosofia não serve para qualquer coisa, para que eu vou aprender isso na minha vida?". Tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões científicas.
Um exemplo clássico era quando Sócrates passava horas discutindo em praça pública, interpelava os transeuntes, e depois se dizia ignorante e perguntava: ”O que é o tempo?”, “ O que é justiça?”. A discussão caía no rumo da ironia e da maiêutica.
No sentido comum usamos a ironia para dizer algo e expressar exatamente o contrário. Para Sócrates, a ironia consiste em perguntar, simulando não saber. Desse modo, o interlocutor expõe sua opinião, à qual Sócrates contrapõe argumentos que o fazem perceber a ilusão do conhecimento.
A maiêutica centra-se na investigação dos conceitos. Para tanto, Sócrates faz novas perguntas para que o seu interlocutor possa refletir. Portanto não ensina, mas o interlocutor descobre o que já sabia. Sócrates dizia, enquanto sua mãe fazia partos, ele ajudava a trazer à luz ideias.  Isso significa abandonar sua dóxa (opinião) e atingir o conhecimento verdadeiro, que o objetivo é sair do status quo.
O Método Científico está presente na nossa vida, um exemplo é: a gasolina acabou, pois o tanque deve estar vazio, a pessoa vê o motor do carro e ele está sem combustível. Isso é filosofia, porque a filosofia é a base do pensamento científico.
Em suma, a filosofia é útil na vida de seres humanos, pois é ela que dá a luz para a ciência. Para que as pessoas gostem mais de filosofia, seria os governos de um país se juntarem, criarem o ensino integral, asseguram o direito do cidadão, e assim teremos um futuro mais promissor.

P.S: Há problema ter 6 parágrafos?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 16:08

faria uma pequena inversão aqui:
"Em pleno século XXI, o senso comum diz: "Filosofia não serve para qualquer coisa, para que eu vou aprender isso na minha vida?". Tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões científicas.
Um exemplo clássico era quando Sócrates passava horas discutindo em praça pública, interpelava os transeuntes, e depois se dizia ignorante e perguntava: ”O que é o tempo?”, “ O que é justiça?”. A discussão caía no rumo da ironia e da maiêutica." Ficaria assim "Em pleno século XXI, o senso comum diz: "Filosofia não serve para qualquer coisa, para que eu vou aprender isso na minha vida?".Um exemplo clássico era quando Sócrates passava horas discutindo em praça pública, interpelava os transeuntes, e depois se dizia ignorante e perguntava: ”O que é o tempo?”, “ O que é justiça?”. A discussão caía no rumo da ironia e da maiêutica. Tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões científicas."
Só ai já tirei dois parágrafos X). Só um agora, ou seja, 5 parágrafos é aceitável. Mais de 5 parágrafos pode ter, sim , textos... mas é mais difícil vc construir argumentos com textos soltos e pouco aprofundados. Esse é o perigo de muitos parágrafos. 
Vc está pecando ao obedecer e defender sua tese que é "Tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões científicas." O segundo parágrafo vc discorre sobre Sócrates, tem conhecimento profundo, mas esqueceu de relacionar isso com o cotidiano ou com questões científicas que são o foco* da sua tese, sua afirmação principal da introdução, aquilo que vc vai defender e problematizou. 
Agora que percebi o sua real tese... vc quer falar que as pessoas não acham que a filosofia não serve, mas pecou quando não relacionou isso diretamente. Foi justo aqui " Tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões científicas" se vc coloca-se algo como "Ao contrário deste senso comum tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões científicas". Neste caso, sim, com essa tese e interligação vc poderia fazer o segundo parágrafo tranquilamente da forma que vc fez e MESMO assim ainda pecaria na defesa da tese pois faltou relacioná-la com Sócrates. Vc explicou Socrates, mas não explicou como isso reafirma sua tese. 


Nessa parte aqui  "Isso é filosofia, porque a filosofia é a base do pensamento científico" se vc mudar alguma palavras vc defende sua tese olha só "Isso é filosofia, porque a filosofia é a base do pensamento científico e, dessa forma, faz parte do cotidiano de todos". Viu? Toquei na sua tese. Em cada parágrafo de desenvolvimento vc tem que tocar na tese.
Você é bem esforçado(isso fica claro depois de 3 texto diferentes), mas criar um novo texto sem organização mata tudo, apesar de vc ter conteúdo. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 16:15

Vou reescrever seu segundo texto e vou colocar aqui para vc ver do que eu estou falando. 

Já volto X)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 16:23

Muito obrigado por ter me dado a luz novamente! Refarei a redação mais uma vez, eu vou cortar esses parágrafos explicando o que é maiêutica e ironia, acredito que isso não seja necessário.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 16:45

Em pleno século XXI, o senso comum diz: "Filosofia não serve para qualquer coisa, para que eu vou aprender isso na minha vida se não há utilidade?". Ao contrário do é afirmado no senso comum, tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões do cotidiano ou didático-pedagógicas.
           Exemplos da prática filosofia no dia-a-dia que muitos não percebem que fazem são: ”Que horas são?”, “Poderia me informar o nome desta rua?”, “Você viu a minha água?”. Muitas dessas questões já eram perguntadas por Sócrates "oque é o tempo?", "o que é espaço?" e, finalmente,"água é tudo?", respectivamente*. De fato, a filosofia está no nosso cotidiano, mas deixamos de percebê-la partir do momento que paramos de questioná-la. Dessa forma está estamos saindo do status quo, que é o atual conhecimento partindo para o maior conhecimento e usando conhecimento com sabedoria. 
           Além de ligado cotidiano, também,  a filosofia está presente no conhecimento pedagógico e suas práticas. Quando um professor de filosofia ou de quaisquer outras matérias dá aula sobre determinado assunto, ele está trabalhando no método didático-pedagógico do estado. Mesmo assim, isso não deixa de ser parte da filosofia. É por eles que é ensinado o Método Científico. Criado por Descartes, e aprimorado pelos filósofos e cientistas Francis e Roger Bacon (reflexão; raciocínio; elaboração de hipóteses...). Afinal, a filosofia foi a raiz das ciências e ainda é presente em todas direta ou indiretamente(ética científica), no caso, junto com a pedagogia.
           Em suma de tais fatos, a filosofia é útil na vida do ser humano, e está presente nos mais diversos meios educacionais e cotidianos. Neste sentido, é necessário fazer com que a sociedade se interesse mais na filosofia. Um primeiro passo para isso é que haja um esforço e ações efetivas do governo e OGNs em busca uma educação de melhor qualidade para todos incluindo a filosofia com matéria de importância na grade curricular, uma educação de ensino integral e gratuita. Dessa forma, garantindo não só cidadão mais questionadores, mas , também, cidadão que sabem da realidade e modificá-la*. Só assim podemos crescer como sociedade, mas filosófica e mais educada. 








Pronto... Tentei organizar... Sempre tocando na tese*. Pode comentar do que não gostou ou que achou do texto? O texto não ficou mais ligado na tese?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 18:32

O único problema é que isso ficou muito grande.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 18:36

O máximo de linhas que uma redação no ENEM deve ter são 30 linhas. O único problema é que, talvez, nós pecamos nisto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 18:40

O que você achou da versão que eu fiz modificada a partir da sua?

        Em pleno século XXI, o senso comum diz: "Filosofia não serve para qualquer coisa, para que eu vou aprender isso na minha vida?". Tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões científicas.
      A relação entre filosofia e o cotidiano pode ser encontrada em diversas situações da nossa vida, dentre as quais, destacam-se: questões éticas. A filosofia por ser uma disciplina que estimula a reflexão e por isso, no campo da Ética, a filosofia serve como apaziguadora de conflitos de ordem religiosa, ético-políticos, de gênero e etc.
         Além de ligado cotidiano, a filosofia está presente no conhecimento pedagógico e suas práticas. Quando um dá aula sobre determinado assunto, ele está trabalhando no método didático-pedagógico do estado. Mesmo assim, isso não deixa de ser parte da filosofia. Eles estão ensinando o Método Científico. Criado por Descartes, e aprimorado pelos filósofos e cientistas Francis e Roger Bacon (reflexão; raciocínio; elaboração de hipóteses...). Afinal, a filosofia foi a raiz das ciências e ainda é presente em todas direta ou indiretamente(ética científica), no caso, junto com a pedagogia.
         Em suma de tais fatos, a filosofia é útil na vida do ser humano, e está presente nos mais diversos meios educacionais e cotidianos. Neste sentido, é necessário fazer com que a sociedade se interesse mais na filosofia. O primeiro passo para isso é que haja um esforço e ações efetivas do governo e ONGs em busca uma educação de melhor qualidade para todos incluindo a filosofia com matéria de importância na grade curricular, uma educação de ensino integral e gratuita. Dessa forma, garantindo não só cidadãos mais questionadores, mas, também, cidadão que sabem da realidade e  podem modificá-la*. Só assim podemos crescer como sociedade, mas filosófica e mais educada. 

Você não acha que a redação ficou grande demais? Ou não?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 18:51

Vou refazer, pois o desenvolvimento do argumento dois não responde à minha pergunta proposta no primeiro parágrafo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Convidado Qui 24 Mar 2016, 19:30

Redação refeita:

Em pleno século XXI, o senso comum diz: "Filosofia não serve para qualquer coisa, para que eu vou aprender isso na minha vida?". Tudo na nossa vida envolve filosofia seja no nosso cotidiano, ou em questões científicas.
A relação entre filosofia e o cotidiano pode ser encontrada em diversas situações da nossa vida, dentre as quais, destacam-se: questões éticas. A filosofia por ser uma disciplina que estimula a reflexão e por isso, no campo da Ética, a filosofia serve como apaziguadora de conflitos de ordem religiosa, étnicas e políticas, de gênero e etc.
 Além disso, a filosofia é a mãe de todas as ciências, pois antes das ciências que conhecemos hoje existirem, não tinham adquirido status de áreas de conhecimento. Assim sendo, hoje as pessoas podem usufruir de tecnologia, saúde e educação graças a ela.
Em suma, a filosofia é útil na vida do ser humano, e está presente nos mais diversos meios educacionais e cotidianos. Neste sentido, é necessário fazer com que a sociedade se interesse mais na filosofia. Os primeiros passos para isso é que haja um esforço e ações efetivas do governo e ONGs em busca uma educação de melhor qualidade para todos incluindo a filosofia como matéria de importância na grade curricular, uma educação de ensino integral e gratuita. Dessa forma, garantindo não só cidadãos mais questionadores, mas, também, cidadãos que sabem da realidade e podem modificá-la. Só assim podemos crescer como sociedade, mais filosófica e mais educada. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faça uma dissertação inspirada no trecho de - Página 2 Empty Re: Faça uma dissertação inspirada no trecho de

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos