PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reações orgânicas

2 participantes

Ir para baixo

Reações orgânicas Empty Reações orgânicas

Mensagem por fergasfig Qui 27 Ago 2015, 00:55

As margarinas são obtidas a partir de um óleo vegetal, através de um processo cuja equação química está representada a seguir: 

A + 3B → C 

A substância C é o triestearato de glicerina, que é um dos componentes da margarina. 

Os sabões são produzidos a partir de um óleo vegetal por um processo cuja equação está representada a seguir:

 X + 3Y → Z + 3W 

A substância X é o tripalmitato de glicerina e W é o sabão. 

Dados: 

[IMG]https://2img.net/h/oi58.tinypic.com/33ww390.jpg[/I
MG]
Com base no enunciado, na tabela e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas. 

I. A substância A possui fórmula molecular C57O6H104. 

II. As substâncias B e Y são o gás oxigênio e o cloreto de sódio, respectivamente.
 
III. A substância W, que é o sabão, possui cadeia carbônica ramificada. 

IV. O nome oficial da substância Z é propano-1,2,3- triol. 

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. 

a) I e III. b) I e IV. c) II e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reações orgânicas Empty Re: Reações orgânicas

Mensagem por Gustavoadp Sáb 29 Ago 2015, 19:11

Não tenho certeza absoluta na primeira. Acho que fica difícil você descobrir os 2. 
Eu pensei assim: já que o óleo, por não ser sólido, ele tem algumas insaturações. Quando realiza-se hidrogenação, elas são quebradas e entra o hidrogênio, aumentando seu ponto de fusão e solidificando o óleo. Como aí só tem 3B, imagino que seja 3H2. Cada H2 para ser adicionado nos carbonos insaturados (considerando que tenha 3 insaturações e 1 em cada éster). Retirando hidrogênios nesse composto C para formar as insaturações, a fórmula dá C57O6H104
Já a segunda é saponificação. Pegando esse Tripalmitato, adiciona 3 NaOH, formando um novo álcool e sais de ácido graxo. Cada OH substitui o éster, formando propano-1,2,3- triol, que acho que deve ser aquele glicerol...
E o Na entra formando íon-dipolo.
A cadeia da W não é ramificada porque ela vai ser originada da parte do éster do Tripalmitato >>
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos