Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

gelo e sal faz bebida gelar mais rápido

2 participantes

Ir para baixo

gelo e sal faz bebida gelar mais rápido Empty gelo e sal faz bebida gelar mais rápido

Mensagem por cassiobezelga Qua 26 Ago 2015, 11:06

Eu nunca tinha achado uma explicação que fazia eu entender realmente
Mas reunindo alguma informações eu passei a entender por completo

Porque, em contato com a água, o sal tende a se dissolver – mesmo se a água estiver em sua forma sólida. E essa dissolução é um processo endotérmico, ou seja, exige uma quantidade de energia para se concretizar. Em contato direto com o gelo, o sal não tem outra opção: puxa calor das pedras, que ficam ainda mais frias.A temperatura da mistura pode chegar a -18 graus C.
A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo. Além disso, o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C. Tudo isso faz com que a energia térmica da bebida seja "removida" com maior velocidade, tornando a bebida mais gelada em menos tempo.

Então o que aconteceu foi que o sal roubou calor do gelo e a agua rouba calor da bebida mais rápido por ser melhor condutor que o gelo.
cassiobezelga
cassiobezelga
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 505
Data de inscrição : 29/07/2013
Idade : 30
Localização : floriano piaui brasil

Ir para o topo Ir para baixo

gelo e sal faz bebida gelar mais rápido Empty Re: gelo e sal faz bebida gelar mais rápido

Mensagem por Clara Chérbatskaia Seg 03 Maio 2021, 14:42

''Porque, em contato com a água, o sal tende a se dissolver – mesmo se a água estiver em sua forma sólida. '' O sal se dissolve na água porque a água possui momentos de dipolo elétrico nas moléculas, que interagem com os íons por meio de uma interação denominada íon-dipolo. Você pode imaginar: o oxigênio tem a tendência natural de ''puxar'' os elétrons para o seu lado, criando uma carga parcial positiva no hidrogênio ligado a ele; com isso, os íons Cl- do sal de cozinha, por exemplo, são atraídos (cargas opostas se atraem). O fato da dissolução do sal ser endotérmica não é um critério ou não para a espontaneidade da dissolução, porque existem dissoluções exotérmicas - aumento da temperatura diminui o coeficiente de solubilidade. Para observar a espontaneidade, veja sobre entropia e energia livre de Gibbs. ''o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C'' isso está relacionado a crioscopia, acontece com outros solutos também. 
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/por-que-se-coloca-sal-no-gelo-para-esfriar-mais-rapido-.htm#:~:text=Ao%20adicionar%20sal%20ao%20gelo,organiza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20cristais%20de%20gelo.&text=Isto%20faz%20com%20que%20o,quando%20havia%20apenas%20o%20gelo.
Clara Chérbatskaia
Clara Chérbatskaia
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 19/06/2020
Idade : 17
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos