Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potencial de Corte - Efeito fotoelétrico

Ir para baixo

Potencial de Corte - Efeito fotoelétrico Empty Potencial de Corte - Efeito fotoelétrico

Mensagem por Thálisson C Sex 21 Ago 2015, 01:21

Vamos imaginar que o uma radiação incidente chegue no ânodo do circuito com uma frequência maior que a frequência de corte do metal. Assim, alguns elétrons serão emitidos do ânodo com uma determinada energia cinética, e como temos uma diferença de potencial retardadora, os elétrons serão atraídos de volta para o ânodo. Ocorre que, quando essa diferença de potencial for suficientemente grande de modo que nenhum elétron (mesmo aqueles com energia cinética elevada) alcancem o cátodo, chegamos até um potencial de corte, ou seja, um potencial para qual não existe mais corrente elétrica no circuito. 

A situação no limiar desse acontecimento (nenhum elétron conseguindo alcançar o cátodo) é descrito pela imagem a seguir:

Potencial de Corte - Efeito fotoelétrico ABAAAeruEAD-1

A energia provocada pelo trabalho da força elétrica consome toda a energia cinética do elétron, de modo que ele quando ele estiver quase chegando no cátodo, toda sua energia foi consumida pela diferença de potencial retardadora e ele retorna. Esse potencial seria então o menor, para a corrente ser zero. 

Deste modo:


____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 24
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos