Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

lançamento

2 participantes

Ir para baixo

lançamento Empty lançamento

Mensagem por jumentaoo Sab 08 Ago 2015, 16:39

No campeonato paulista de futebol, um famoso jogador nos presenteou com um lindo gol, no qual, ao correr para receber um lançamento de um dos atacantes, o goleador fenomenal parou a bola no peito do pé e a chutou certeira ao gol. Analisando a jogada pela TV, verifica-se que a bola é chutada pelo armador da jogada a partir do chão com uma velocidade inicial de 20,0m/s, fazendo um ângulo com a horizontal de 45º para cima.
Dados: g = 10,0m/s² lançamento Raiz_de_2 = 1,4

a) Determine a distância horizontal percorrida pela bola entre o seu lançamento até a posição de recebimento pelo artilheiro (goleador fenomenal).
resposta ; 40 m

pensei da seguinte forma , mas n está batendo a resposta...

como foi pedido a distância horizontal , busquei na parte horizontal e pela fórmula do (s=s0 + vt )

a velocidade encontrei fazendo 20.cos45

s= 10√2.T

como n tenho o tempo , busquei através da parte vertical e pela fórmula do muv (v = v0 + at )

0 = 10√2 - 10t
t = √2
t=1,4 s

agora substitui na fórmula do mu q eu havia achado...

s = 10√2.1,4
s = 10.1,4.1,4
s = 19,5 m

mas a resposta n é essa....Então , alguém poderia me dizer no q errei...obrigado desde já...
jumentaoo
jumentaoo
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

lançamento Empty Re: lançamento

Mensagem por jumentaoo Sab 08 Ago 2015, 16:49

ja sei o q errei...
eu tenho q multiplicar o tempo por 2 , porque qdo coloquei na fórmula v=v0+at , achei sendo a velocidade final = o , ou seja , no meio do percurso...
jumentaoo
jumentaoo
Jedi
Jedi

lançamento Empty Dúvida- Física(Mecânica)

Mensagem por CharlloteEvergarden Qua 15 Set 2021, 19:59

(Unifesp-SP) No campeonato paulista de futebol, um famoso jogador nos presenteou com um lindo gol, no qual, ao correr para receber um lançamento de um dos atacantes, o goleador fenomenal parou a bola no peito do pé e a chutou certeira ao gol. Analisando a jogada pela TV, verifica-se que a bola é chutada pelo armador da jogada a partir do chão com uma velocidade inicial de 20,0 m/s, fazendo um ângulo com a horizontal de 45° para cima. Dados: g= 10,0 m/s² e 2=1,.
 a) Determine a distância horizontal percorrida pela bola entre o seu lançamento até a posição de recebimento pelo artilheiro (goleador fenomenal).
gabarito:40m
 b) No instante do lançamento da bola, o artilheiro estava a 16,0 m de distância da posição em que ele estimou que a bola cairia e, ao perceber o início da jogada, corre para receber a bola. A direção do movimento do artilheiro é perpendicular à trajetória da bola, como mostra a figura. Qual é a velocidade média, em km/h, do artilheiro, para que ele alcance a bola imediatamente antes dela tocar o gramado?
gabarito:21km/h

a) Eu pensei:
o tempo total será a velocidade y, vetor vertical, dividido pela gravidade, multiplicado por 2, por causa do tempo de queda.

14/10=1.4 x 2= 2.8 segundos

multiplicando o tempo total pela velocidade x, vetor horizontal.

2.8 x 14 = 39.2m

b)Eu pensei:
deslocamento o qual tem que fazer, dividido pelo tempo, multiplicado por 3.6, já que quer km/h.

16 x 3.6/2.8~=20.5m

Eu errei as questões, ou eles aproximaram os gabaritos?
                                                                                                                Obg desde já lançamento 1f60b !!!
                                                                                                                  Evergarden

CharlloteEvergarden
iniciante

lançamento Empty Re: lançamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum