PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem..

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

[Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem.. Empty [Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem..

Mensagem por rhoudini Dom 19 Jul 2015, 21:42

[Enem 2014 - Sistema prisional]

As miragens existem e podem induzir à percepção de que há água onde não existe. Elas são a manifestação de um fenômeno óptico que ocorre na atmosfera.

Esse fenômeno óptico é consequência da

A) refração da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.
B) reflexão da luz ao incidir no solo quente.
C) reflexão difusa da luz na superfície rugosa.
D) dispersão da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.
E) difração da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.

GABARITO:

Olá. Eu não entendi essa questão e o que ela quer que eu saiba. Essa não é das legais já que não tem cálculo, mas numa prova, ela é tão importante quando as demais, certo? Agradeço se me puderem explicá-la. Smile
rhoudini
rhoudini
Jedi
Jedi

Mensagens : 239
Data de inscrição : 11/03/2015
Idade : 25
Localização : Guarabira, PB, Brasil

https://www.youtube.com/renan22ish/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem.. Empty Re: [Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem..

Mensagem por Carlos Adir Dom 19 Jul 2015, 22:00

A areia durante o dia fica quente. A areia quente aquece a temperatura pouco acima da areia, do mesmo modo que ocorre no asfalto de meio dia.
Então, temos perto da areia, alta temperatura e baixa densidade do ar, e pouco mais acima, mais frio.
E como sabe-se, o indice de refração diminui conforme diminui a densidade, isto é, o indice de refração do ar quente é menor que o ar mais acima.
Essa mudança do indice de refração, acaba fazendo com que a luz que saia de um topo de um coqueiro, vá para baixo, desvie, e quando se aproxime do chão, acabe refletindo no ar, e deste modo, a luz chega refletida aos nossos olhos.
Por isso temos a ilusão de que há agua no deserto, ou agua no asfalto durante o dia, quando realmente não há.

Respondendo então, é a letra A)
Reflexão da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem.. Empty Re: [Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem..

Mensagem por rhoudini Dom 19 Jul 2015, 22:07

Ahh rapaz, agora eu entendi. Depois desse exemplo da água no asfalto me liguei. Valeu mesmo:!:
rhoudini
rhoudini
Jedi
Jedi

Mensagens : 239
Data de inscrição : 11/03/2015
Idade : 25
Localização : Guarabira, PB, Brasil

https://www.youtube.com/renan22ish/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem.. Empty Re: [Resolvido]ENEM PPL 2014 - As miragens existem e podem..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos