Lançamento em MRU
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Lançamento em MRU
Um projétil é lançado por um canhão localizado sobre um trem que
está com velocidade horizontal constante v0 em relação ao solo. Para um
passageiro do trem, o canhão aponta para a frente formando um ângulo J
com a horizontal, e o projétil é lançado com velocidade de módulo igual a
v1. Para esse passageiro a altura máxima, atingida pelo projétil, em
relação
ao solo, é h. Para um observador localizado no solo, qual será o ângulo
de lançamento do projétil e a altura máxima, em relação ao solo,
alcançada
pelo projétil?
A) O mesmo ângulo de lançamento e a mesma altura.
B) O mesmo ângulo e altura diferente.
C) Um ângulo menor e a mesma altura.
D) Um ângulo maior e a mesma altura.
E) Um ângulo diferente e altura diferente.
Por que não o mesmo ângulo? O Vx aumenta?... Se sim, pode-se pensar que o ângulo diminui, mas o Vo também não aumenta e não compensaria?
está com velocidade horizontal constante v0 em relação ao solo. Para um
passageiro do trem, o canhão aponta para a frente formando um ângulo J
com a horizontal, e o projétil é lançado com velocidade de módulo igual a
v1. Para esse passageiro a altura máxima, atingida pelo projétil, em
relação
ao solo, é h. Para um observador localizado no solo, qual será o ângulo
de lançamento do projétil e a altura máxima, em relação ao solo,
alcançada
pelo projétil?
A) O mesmo ângulo de lançamento e a mesma altura.
B) O mesmo ângulo e altura diferente.
C) Um ângulo menor e a mesma altura.
D) Um ângulo maior e a mesma altura.
E) Um ângulo diferente e altura diferente.
Por que não o mesmo ângulo? O Vx aumenta?... Se sim, pode-se pensar que o ângulo diminui, mas o Vo também não aumenta e não compensaria?
Gustavoadp- Estrela Dourada
- Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 25
Localização : Recife, PE
Re: Lançamento em MRU
Vo é a velocidade constante do trem: Vo NÃO pode aumentar.
A velocidade horizontal Vx do projétil aumenta: Vx = Vo + V1.cosJ
A velocidade vertical inicial do projétil continua a mesma: Vy = V1.senJ
O que muda então é a velocidade resultante inicial V = √(Vx² + Vy)² ---> V = √[(V1.cosJ)²] + (√[V1.senJ)²]
Como Vx aumentou, o ângulo de V com Vx diminuiu (faça um desenho para ver)
Logo, como a velocidade vertical NÃO muda a altura máxima é a mesma ---> h = (Vy)²/2.g
A velocidade horizontal Vx do projétil aumenta: Vx = Vo + V1.cosJ
A velocidade vertical inicial do projétil continua a mesma: Vy = V1.senJ
O que muda então é a velocidade resultante inicial V = √(Vx² + Vy)² ---> V = √[(V1.cosJ)²] + (√[V1.senJ)²]
Como Vx aumentou, o ângulo de V com Vx diminuiu (faça um desenho para ver)
Logo, como a velocidade vertical NÃO muda a altura máxima é a mesma ---> h = (Vy)²/2.g
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 68026
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 76
Localização : Santos/SP
Re: Lançamento em MRU
Eitaa
desculpa, eu não quis dizer "Vo aumenta" kkk. Quis dizer que a resultante aumenta. E já que o Vx aumenta também, ele não compensaria o aumento da resultante para manter o ângulo. Mas olhando aqui como vc disse, vc tem razão. Obrigado.

Gustavoadp- Estrela Dourada
- Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 25
Localização : Recife, PE

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