PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

unificação

2 participantes

Ir para baixo

unificação Empty unificação

Mensagem por Craftmir2003 Qui 16 Jul 2020, 15:16

Sobre a unificação da Itália (1870) e da Alemanha (1871), analise as afirmativas abaixo:
I - Os movimentos liberais, que nesses países assumiram um aspecto fortemente nacionalista, tiveram importante participação no processo de unificação.
II - A ausência de guerras ou revoltas marcou a unificação italiana e alemã.
III - O processo de unificação acelerou o desenvolvimento do capitalismo na Alemanha e na Itália, o que resultou em disputas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.

a.Apenas a afirmativa II é verdadeira.
b.Apenas a afirmativa III é verdadeira.
c.Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
d.Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
e.Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
gaba d

fiquei em duvida na I, o movimento não foi mais elitista?
Craftmir2003
Craftmir2003
Jedi
Jedi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

unificação Empty Re: unificação

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 20 Jul 2020, 03:08

1)Correta
Os movimentos de unificação da Itália e da Alemanha foram amplamente populares. A Alemanha era a Confederação dos Estados Alemães, que incluía os reinos alemães,liderados pela Prússia,que era o reino mais forte e o mais rico. E que por isso,comandou a revolução.
A Prússia tinha dois adversários:a Áustria (que também era um Estado Alemão,mas não tinha interesse numa unificação alemã e também a França). Isso porque a Áustria não queria perder força. A França via a formação de uma Alemanha como algo fatal a ela. Isso porque,a Pessoa tinha potencial de ser potência parecido com o francês, mas em menos tempo. A França era católica e a Alemanha,luterana (protestante).
A Prússia usou como argumento de unir as províncias germânicas a unificação de impostos e a força econômica que o país teria caso todos se unissem.
A Itália também tinha essas províncias. Acontece que a Itália,ela era liderada pela província do Piemonte Sardenha. A Itália não tinha uma região dela que era contrária a unificação. E curiosamente, a Áustria também não queria que a Itália se unificasse e nem a França. Um adendo,a Itália tinha em seu território 29 Estados Papais,que faziam parte da Igreja Católica. Esse território era guardado pela França.
Quando os movimentos nacionalistas começaram, as regiões mais ricas comandaram a revolução enquanto as regiões mais pobres elas eram o grosso das manifestações. Os italianos gritavam VIVA VERDI! (VIVA É VIVA mesmo) e VERDI,é uma sigla= Victorio Emanuelle,Rei di Itália. O caráter de ambas era puramente popular. Isso uniu o país inteiro.
Você via bandeiras dos países em todas as casas em ambos os países. A Prussia querendo conhecer o combate Austríaco,manipulou cartas e fez com que a Dinamarca entrasse numa guerra contra a Áustria. E ela mesma. Ela se uniu com a Áustria e foi combate lá. Ela descobriu as táticas e as fraquezas da Áustria. Prussia e os outros reinos alemães se armaram,treinaram e se equiparam.
Depois eles declararam guerra aos Austríacos e os derrotaram. França descobriu que a Itália estava se unindo e mandou 20 mil soldados para proteger os Estados Papais. Depois que a Áustria perdeu a guerra,a França não quis que a Alemanha se unificasse. A Alemanha declarou guerra a França e invadiu o país. A França começou a tomar uma surra na guerra. Ela mandou os soldados de volta da Itália pra França imediatamente. Assim que ela fez isso,100 mil italianos ocuparam os Estados Papais e unificaram o país. Puramente popular esses 100 mil ocupantes. A Alemanha venceu a França e se unificou em 1871.
A derrota da Franca foi completamentamente humilhante e eles ficaram com revanchismo dos alemaes. Um ressentimento muito grande. A Alemanha queria se industrializar e enriquecer igual o Império Britânico e o Império Francês. Competência ela tinha. A Itália também queria. O que ela não tinha era matéria prima. Algo que a Inglaterra e a França tinham de sobra,a partir das suas colônias ao redor do mundo. A Alemanha tentou isso por vias diplomaticas (Conferência de Berlim de 1885).
Claro que a Inglaterra e a França não cederam. Cederam a Namíbia,um país africano desértico e pobre em matérias primas. A Alemanha quis então, unir os países de língua germânica e construir em seus territórios uma ferrovia,de Berlim a Bagdá, capital do Iraque. Iraque rico em petróleo. Mas era colônia inglesa. Eles realmente iriam pegar o Iraque na marra. Acontece que,o plano (chamado de pan Germânismo),ele passava por cima do pan eslavismo,que também era unir,e unir países eslavos (tanto etnia,quanto idioma). Mas era uma ideia russa para ter acesso a portos quentes no Mar Mediterrâneo,uma vez que os portos russos congelam no inverno, atrapalhando a economia. E realmente queriam a guerra. E arrumaram um pretexto em 1914. Quando o arquiduque da Áustria foi assassinado na Bósnia,por um estudante sérvio.
2) Errada porque teve guerras sim: contra a Dinamarca e Franco Prussiana principalmente.
3)Certa.
3)

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Craftmir2003 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos