PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

alguém pode me esclarecer isso?

3 participantes

Ir para baixo

alguém pode me esclarecer isso? Empty alguém pode me esclarecer isso?

Mensagem por hutzmef Sáb 09 Out 2010, 13:05

Embora simples, tenho uma certa dificuldade para entender uma situação bem comumente na física. Ela se baseia na queda de um objeto, simultaneamente ao movimento, de por exemplo um plano perpendicular a ela. E no fim, com a queda do objeto, conclui se que a queda do objeto é igual a esse arrastamento do plano horizontal. Qual a melhor forma de associar isso? melhor forma de realmente entender? eu posso entao dizer que sempre o movimento de arrastamento é igual ao da queda?

---------------------Oc


Pa-------------------Pb

Veja a esse exempo que o tempo do Oc(objeto caindo) em cima do ponto Pb, é igual ao tempo que ele coincide com o ponto Pa do plano que considerei em movimento e com dois extremos Pb e Pa.posso dizer: "movimento de arrastamento(do plano em relação ao solo) é sempre igual ao da queda"?

hutzmef
Jedi
Jedi

Mensagens : 380
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 32
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

alguém pode me esclarecer isso? Empty Re: alguém pode me esclarecer isso?

Mensagem por Euclides Sáb 09 Out 2010, 13:08

Não deu prá entender, amigo. Pode colocar um exemplo?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

alguém pode me esclarecer isso? Empty Re: alguém pode me esclarecer isso?

Mensagem por hutzmef Sáb 09 Out 2010, 18:16

Sim.É meio difícil explicar isso mesmo, porque é uma dúvida banal.
Por exemplo, nessa questão:
(FCC-SP)A janela de um trem tem dimensões 80 cm na horizontal e 60cm na vertical. O trem está em movimento retilíneo horizontal, com velocidade de módulo "v".Um passageiro, dentro do trem, vê as gotas de chuva cairem inclinadas na direção da diagonal da janela.Suponha q as gotas, em relação ao solo, estejam caindo com velocidade de módulo "vg", na vertical. Determine o módulo "vg".

Sei resolver essa questão. só não consigo associar uma coisa:
O fato do tempo que a gota leva para percorrer os 60 cm na vertical ser o mesmo que ele leva para percorrer os 80 cm na horizontal.Por isso disse se seria certo usar essa frase: "o tempo de queda sempre será igual ao tempo de arrastamento(movimento desses 80 cm da janela do trem em relação ao solo)."

Veja isso:


A--------------B
|--------------| 60cm(vertical)
|--------------|
C-----80cm----D

Esse desenho acima é a janela do trem.Imagine um gota partindo do ponto B da janela descrevendo um movimento, unicamente, vertical até parar em D.Para isso considerei a janela parada.A gota Gastou um tempo x.Agora imagine ela descrevendo esses 60 cm, na vertical, no mesmo tempo que a janela se desloca para frente, descrevendo os 80 cm horizontal até que essa gota pare no ponto C, sendo que partiu do ponto B.Ou seja para percorrer ,unicamente, na horizontal ele gastou tbm um tempo x'. Então x = x'?Ou seja a frase:" "o tempo de queda sempre será igual ao tempo de arrastamento(movimento desses 80 cm da janela do trem em relação ao solo)." pode ser usada sempre nessas situações?Ou qual melhor forma de associar que o tempo que a gota leva para percorrer BD na vertical é o mesmo tempo que ela gasta para percorrer DC quando a janela está em movimento.

hutzmef
Jedi
Jedi

Mensagens : 380
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 32
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

alguém pode me esclarecer isso? Empty Re: alguém pode me esclarecer isso?

Mensagem por Elcioschin Sáb 09 Out 2010, 18:51

hutzmef

Existem dois novimentos independentes da gota:

1) Um movimento horizontal, retilíneo, uniforme (MRU), causado pela velocidade do trem: d = v*t

2) Um movimento vertical, retilíneo, uniformemente acelerado (MRUV) causado pela gravidade: h = (1/2)*g*t²

O tempo t que gota leva para cair de uma altura igual à altura da janela é o MESMO tempo t que a gota leva para percorrer o comprimento horizontal da janela.

A composição dos dois movimentos independentes faz com que a gota percorra a diagonal da janela.

Fatos semelhantes ocorrem em outras situações:

1) Imagine um barco (com velocidade constante Vb em relação às margens) atravessando um rio perpendicularmente às suas margens, enquento a correnteza carrega o barco no sentido da corrente (com velocidade constante Vc).

No mesmo tempo t o barco atravessa, e a correnteza o carrega fazendo com que ele chegue do outro lado num ponto abaixo em relação ao ponto de saída.

2) Outra caso é um jogador chutando uma bola num ângulo qualquer em relação à horizontal: o tempo que a bola sobe e depois desce é o mesmo tempo que ela percorre um trecho horizontal
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71603
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

alguém pode me esclarecer isso? Empty Re: alguém pode me esclarecer isso?

Mensagem por Euclides Sáb 09 Out 2010, 19:04

A gota tem movimento vertical e o trem tem movimento horizontal. O enunciado não fala de uma gota que está sobre o vidro da janela, mas das gotas que caem lá fora e são observadas por alguém dentro do trem. Como o referencial do observador está em movimento, o que ele vê é uma composição de movimentos.




____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

alguém pode me esclarecer isso? Empty Re: alguém pode me esclarecer isso?

Mensagem por hutzmef Sáb 09 Out 2010, 19:55

Consegui entender...
A diagonal, representa a resultante das componentes vertical e horizontal como o Euclides demonstrou.Logo ,se são movimentos simultâneos, os tempos que cada componente realiza são igual.

hutzmef
Jedi
Jedi

Mensagens : 380
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 32
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

alguém pode me esclarecer isso? Empty Re: alguém pode me esclarecer isso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos