PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como são formados os semicondutores N e P

3 participantes

Ir para baixo

Como são formados os semicondutores N e P Empty Como são formados os semicondutores N e P

Mensagem por jlukinha Ter 26 maio 2015, 22:01

Olá. Eu gostaria de tirar uma dúvida que tive ao ler a introdução aos semicondutores N e P. O meu material afirma que ao adicionar impurezas, mais especificamente átomos pentavalentes, em uma estrutura cristalina de silício, sobra um elétron livre para cada átomo pentavalente. Inclusive o meu material mostra esse átomo realizando 4 ligações covalentes com 4 átomos de silício que estão ao seu redor, sobrando assim o seu quinto elétron de valência, que agora passa para a banda de condução. No entanto, esse átomo não deveria realizar apenas 3 ligações? Porque isso não acontece? 

Em relação ao semicondutor P, ao adicionarmos átomos trivalentes de Boro na estrutura cristalina de silício, não seria mais conveniente para o boro transferir seus elétrons e deixar sua camada de valência livre de elétrons? Porque então ele realiza 3 ligações covalentes com os átomos de silício?

Aguardo respostas e agradeço desde já pela atenção.

jlukinha
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como são formados os semicondutores N e P Empty Re: Como são formados os semicondutores N e P

Mensagem por Carlos Adir Ter 26 maio 2015, 22:19

Pense como se fosse carbono e nitrogênio.
Carbono faz 4 ligações, Nitrogênio faz 3.
Ai, o que acontece na dopagem é meio que o nitrogênio "faz" 4 ligações com o carbono, ai o carbono completa sua camada, e no nitrogênio acaba sobrando um eletron.
Este elétron vai para a camada de condução.

Lembrando que isto não acontece com carbono e nitrogênio, mas sim com elementos como o silício na terceira camada, que pode ter subnivel d, e fazer as vezes mais de 4 ligações.

A dopagem é feita poucas vezes, mantendo quase sempre o silicio mais de 98% puro.

Quanto ao boro, é muito pouco provável que um elemento tenda a perder 3 eletrons para o outro elemento ganhar 3. Chega a um certo ponto, que a energia de ionização do boro(já ionizado com carga positiva), e o silicio com carga negativa, que para passar mais um eletron do átomo de boro para o silicio é necessário dar energia para o conjunto. Isto faz com que fique pouco estável e volte ao fundamental.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como são formados os semicondutores N e P Empty Re: Como são formados os semicondutores N e P

Mensagem por Marcelo F Sex 29 maio 2015, 21:32

Si tem 4 elétrons de valência. Se eu dopar o material com átomos pentavalentes, apenas 4 vão interagir e que sobrar ficará ''livre''. Essa liberdade desse elétron cria uma banda, chamada banda discreta.

Vale o mesmo principio no caso contrário. Se eu dopar um material tetravalente com átomos trivalentes eu crio uma lacuna eletrônica, que também irá gerar uma banda discreta.

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como são formados os semicondutores N e P Empty Re: Como são formados os semicondutores N e P

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos