Petróleo e mais petróleo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Petróleo e mais petróleo

Mensagem por Nina Luizet em Ter Maio 19 2015, 21:01

       Desde a Segunda Revolução Industrial, o homem se encontra submisso ao petróleo. Esse ouro negro já foi capaz de revolucionar o trajeto da História : foi por causa dele que o desenvolvimento técnico científico ascendeu como mecanismo social oportuno. Não é novidade que os paradigmas advindos do petróleo nem sempre priorizam a igualdade financeira : o Oriente Médio não deixa de ser uma região desigual e subdesenvolvida em muitos aspectos. Seguindo os moldes capitalistas, os E.U.A.S tentam desviar da região conturbada do Oriente Médio, investindo agora na perfuração de poços no Oceano Ártico - o novo alvo petrolífero. Ignorando os alertas dos ambientalistas no que tange ao aquecimento global e todos esses  afins de sustentabilidade, o capitalismo insurge-se contra qualquer razão ambiental. Tudo isso, pode ser decisivo para uma mudança no cenário mundial. Caros colegas de PiR2, arguademos então o que há por vir na futura conjuntura geopolítica.
By *Nina*. Smile

____________________________________________
''Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.'' - Nietzsche. F
avatar
Nina Luizet
Monitor
Monitor

Mensagens : 1201
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 18
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Petróleo e mais petróleo

Mensagem por IDavi em Dom Jun 04 2017, 01:08

Quero pontuar algo, se me é permitido: O petróleo não é o problema. Como o homem o usa, o é. 

Muitos dos produtos na atualidade, como sabemos, advém do uso do petróleo e do desenvolvimento das tecnologias que o estudam. Inclusive, produtos que ajudaram a humanidade e continuam a ajudar e ainda ajudarão.

Pessoalmente, não tenho afinidade com a indústria do petróleo, por esta ser, como você disse, submissa a um capitalismo desenfreado com consequências globais. Mas, lendo seu texto, passo a pensar e olhar, além do lado negativo dessa indústria, o que de positivo se pode tirar dela.

É possível, hoje, haver sustentabilidade verdadeira?
avatar
IDavi
iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 22
Localização : Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Petróleo e mais petróleo

Mensagem por Diego A em Sab Jun 24 2017, 12:04

Acredito que a pergunta que sempre é feita é: petróleo é um problema?

Pensando no contexto inicial citado pela Nina, o petróleo era a solução para o problema que era a falta de energia. Assim, o mundo moveu-se a custa da exploração petrolífera.

Então, levando a análise estritamente para o campo energético. Não vejo saída para nossa existência sem o gasto de energia. Portanto, e incluindo o conceito de sustentabilidade, o ideal seria conduzir parte do consumo de energia para o desenvolvimento de métodos que superem o petróleo, gerando assim a possibilidade de existência de energia e vida futuramente.

____________________________________________
I)"Num sistema democrático os problemas surgem no seio social, são refletidos por intelectuais, as propostas dadas por esses ganham adeptos, que assumem ativismo, então geram a necessidade de ações públicas preescritivas que atuem na sociedade."
II)"É melhor as falhas ocasionais de um governo que vive em um espírito de caridade do que as constantes omissões de um governo congelado no gelo de sua própria indiferença." – Franklin D. Roosevelt
Operação Política Supervisiona (OPS): fiscaliza de forma detalhada os gastos realizados via CEAP ou CEAPS
Senado Federal (AO VIVO)  |  Programação
Câmara Federal (AO VIVO)  |  Programação
avatar
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 784
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 21
Localização : Cascavel - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum