Petróleo e mais petróleo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Petróleo e mais petróleo

Mensagem por Nina Luizet em Ter 19 Maio - 21:01

       Desde a Segunda Revolução Industrial, o homem se encontra submisso ao petróleo. Esse ouro negro já foi capaz de revolucionar o trajeto da História : foi por causa dele que o desenvolvimento técnico científico ascendeu como mecanismo social oportuno. Não é novidade que os paradigmas advindos do petróleo nem sempre priorizam a igualdade financeira : o Oriente Médio não deixa de ser uma região desigual e subdesenvolvida em muitos aspectos. Seguindo os moldes capitalistas, os E.U.A.S tentam desviar da região conturbada do Oriente Médio, investindo agora na perfuração de poços no Oceano Ártico - o novo alvo petrolífero. Ignorando os alertas dos ambientalistas no que tange ao aquecimento global e todos esses  afins de sustentabilidade, o capitalismo insurge-se contra qualquer razão ambiental. Tudo isso, pode ser decisivo para uma mudança no cenário mundial. Caros colegas de PiR2, arguademos então o que há por vir na futura conjuntura geopolítica.
By *Nina*. Smile

____________________________________________
''Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.'' - Nietzsche. F
avatar
Nina Luizet
Monitor
Monitor

Mensagens : 1197
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 17
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Petróleo e mais petróleo

Mensagem por IDavi em Dom 4 Jun - 1:08

Quero pontuar algo, se me é permitido: O petróleo não é o problema. Como o homem o usa, o é. 

Muitos dos produtos na atualidade, como sabemos, advém do uso do petróleo e do desenvolvimento das tecnologias que o estudam. Inclusive, produtos que ajudaram a humanidade e continuam a ajudar e ainda ajudarão.

Pessoalmente, não tenho afinidade com a indústria do petróleo, por esta ser, como você disse, submissa a um capitalismo desenfreado com consequências globais. Mas, lendo seu texto, passo a pensar e olhar, além do lado negativo dessa indústria, o que de positivo se pode tirar dela.

É possível, hoje, haver sustentabilidade verdadeira?
avatar
IDavi
iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 22
Localização : Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum