PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como vocês estudam?

4 participantes

Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Como vocês estudam?

Mensagem por LucassacuL Seg 04 maio 2015, 06:19

Galera, não estou conseguindo render o esperado e isso está me preocupando. Tenho o dia todo para estudar e estabeleci a meta de resolver 4 capítulos por dia, sendo 1 de cada disciplina e estas se alternam durante os dias da semana. de acordo com um cronograma que eu montei. Meu método atual de estudo é ler a teoria dos livros, resumi-las (escrever o que eu entendi para que o estudo não fique algo passivo e para que eu não me esqueça do que estudei) e ir resolvendo os exercícios à medida que eles surgem no livro (teoria e aplicação), mas nunca consigo completar a meta (principalmente quando as humanas com aqueles textos infinitos). Vocês tem algumas dicas sobre como aumentar o desempenho? Acham que é melhor fazer os resumos na noite anterior para já ir com uma ideia do que vem pela frente no dia seguinte? Ou melhor, acham que resumir é um bom método? Me contem como vocês estudam se puderem.
Minha Bibliografia de estudos e a seguinte:
Matemática: Coleção FME
Química: Coleção Feltre
Física: Coleção Física Clássica
Biologia: Amabis e Martho
Geografia, História, Língua Portuguesa: Apostilas do Poliedro
Inglês: Livros de Cambridge+exercícios de provas anteriores
Curso pretendido: Eng. Materiais

LucassacuL
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/01/2015
Idade : 27
Localização : Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Re: Como vocês estudam?

Mensagem por Christian M. Martins Seg 04 maio 2015, 12:10

Tenho uma bibliografia bem parecida com a sua (que é bem puxada, e se for lida completamente e com entendimento, garante a aprovação na maioria dos vestibulares, tirando os militares), mas já desisti de tentar apressar meus estudos para este ano.

Se fores analisar o número de páginas necessárias para ler, por dia, até seu vestibular, provavelmente vai dar mais de 50. Este número é desumano, se tu estudar isso tudo em um dia no dia seguinte não vais lembrar de nada.

Acho que o segredo é tentar terminar as leituras em mais de um ano. Eu fiz as contas e pra dois anos não ficou tão sobrecarregado assim.

Boa sorte! Very Happy
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Re: Como vocês estudam?

Mensagem por LucassacuL Seg 04 maio 2015, 19:50

Concordo com você sobre a carga de estudos, são livros pesados, mas com uma teoria riquíssima se compararmos com os demais materiais a nível de E.M para vestibulares tradicionais. Enfim, boa sorte pra nós.

LucassacuL
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/01/2015
Idade : 27
Localização : Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Re: Como vocês estudam?

Mensagem por Convidado Ter 05 maio 2015, 19:51

Não adianta você querer ver mais coisas em menos tempo. Isso vai dar errado. Você tem que respeitar o limite do seu cérebro e estendê-lo somente quando possível. 

Quando você cria uma meta que não tem condições de cumprir o resultado é único: frustração. E o que você perde em motivação, você perde o dobro em rendimento. Faça metas que você pode cumprir! Tire de sua cabeça essa mentalidade de que você vai prestar o vestibular para passar, e coloque dentro dela a mentalidade que você vai prestar vestibular até passar. Mude sua perspectiva!

Não é desnecessário apelar ao lado psicológico antes de se indicar algo técnico que pode ser aplicado nos seus estudos. Se a mente controla as ações, e estudar é uma ação, logo, mudando-se a mente, muda-se o estudo. 

Instruções para melhorar de rendimento:
(em nível de adaptação, ou seja, antes de iniciar um novo cronograma)
-Fazer anotações sobre quais os melhores horários para se estudar cada matéria;
-Fazer anotações sobre quais os momentos do dia em que você sente mais sono, em que há mais barulho; enfim, qualquer coisa que lhe prejudique nos estudos;
-Ser consciente do seu ritmo, isto é, saber quantas páginas você avança em cada matéria em um período de x horas; isso irá servir de base para fazer um cronograma que apresenta o prazo para terminar cada conteúdo;
-Fazer anotações sobre quais períodos da semana podem surgir compromissos.
(em prática)
-Fazer um cronograma do que irá estudar em cada dia da semana, baseado em todas as instruções anteriores;
-Fazer um cronograma trimestral do que você terá que estudar. Ex.: Em história tenho que ver sobre o Brasil Império e sobre a Idade Média;
-Fazer muitos exercícios; 
-Fazer revisões diárias. Ex.: na segunda-feira você estudou Biologia, Química e História; então, na terceira-feira à noite, antes de dormir, você vai revisar o que você estudou na segunda-feira, e assim sucessivamente. Não vai demorar muito tempo se você souber que revisar é diferente de estudar;
-Ao organizar-se semanalmente, deixe um horário reservado para repor aulas ou para avançar em alguma matéria atrasada;
-Veja quanto tempo tem disponível em cada dia e divida-os em três categorias: tempo para estudar (resumir e absorver a matéria), para fazer exercícios e para revisar.
Obs.1: eu recomendo não se prender muito ao tempo. É interessante você notar que há uma diferença entre se estudar das 13 horas da tarde às 16 horas e estudar 3 horas de uma determinada matéria. A diferença é que, para segunda, geralmente usa-se um cronômetro (um instrumento para te colocar pressão Cool). O problema é que você acaba frustrado porque, teoricamente, essas 3 horas exatas no cronômetro, com todas as pausas devidas, corresponde a umas 3 horas e 30 minutos no relógio. Acaba que o tempo que você havia programado para estudar cada matéria não dá certo. Resumindo, fique menos preso ao estudar, mas estude com responsabilidade.
Obs.2: não exagere na hora de montar seu quadro de estudos. Planeje ele com uma ou duas horas a menos daquilo que você sabe que consegue. Quer dizer, suponhamos que você consiga estudar 10 horas por dia, em vez de você ousar e fazer um quadro de 12 horas por dia, e viver se frustando por não conseguir estudar todo esse tempo, é melhor fazer um quadro com 8 horas por dia e ir dormir todos os dias motivado por ter estudado duas horas a mais do que aquilo que estava planejado em seu quadro. Razz  



Como estudar?
Cada matéria, uma maneira de se estudar. Matemática e Química é basicamente fazer exercícios; Física, também (lembrando que fazer exercícios é aplicar a teoria). Geografia e História compensa fazer alguns mapas-mentais (não precisa ser tão chique, apenas com as frases mais importantes e com algumas linhas que as ligam). Português, Biologia e Inglês é basicamente fazer resumos e interpretar textos.  

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Re: Como vocês estudam?

Mensagem por Armando Vieira Ter 05 maio 2015, 22:55

Também senti algumas dificuldades, no meu caso o que acaba tomando um pouco do tempo é a própria escola (com coisas importantes, e alguns trabalhos "sem necessidade" Razz ). Mas no seu caso você tem o dia todo para estudar, dá para tirar um bom proveito, Dezotti também me ajudou, e hoje tenho um rendimento muito melhor (claro sempre tem alguns imprevistos), se quiser dá uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fiz meu cronograma com base no calendário e realmente me ajudou muito.
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 23
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Re: Como vocês estudam?

Mensagem por Armando Vieira Ter 05 maio 2015, 22:58

Gostei da frase:
"Tire de sua cabeça essa mentalidade de que você vai prestar o vestibular para passar, e coloque dentro dela a mentalidade que você vai prestar vestibular até passar."

Excelente colocação Dezotti
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 23
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Re: Como vocês estudam?

Mensagem por LucassacuL Qua 06 maio 2015, 19:45

Obrigado pelos comentários Dezotti e Armando, com o tempo estou me adaptando e aprimorando o rendimento.

LucassacuL
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/01/2015
Idade : 27
Localização : Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Re: Como vocês estudam?

Mensagem por viniciusdenucci Qua 06 maio 2015, 21:02

Todo aluno coloca metas acima do possível, o que posso te falar é que você não precisa saber todo conteudo do ensino médio para passar, contanto que você não erre o que você sabe, então é melhor diminuir as horas, se precisar, e aumentar a qualidade que forçar um volume que não renderá resultados tão bons quanto.

viniciusdenucci
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 19/08/2014
Idade : 27
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês estudam? Empty Re: Como vocês estudam?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos