Efeito Doppler
2 participantes
Página 1 de 1
Efeito Doppler
5. (Ufu 2007) Um planeta muito distante, no qual a velocidade do som na sua atmosfera é de 600 m/s, é utilizado como base para reabastecimento de naves espaciais. A base possui um aparelho que detecta a frequência sonora emitida pelas naves. A nave é considerada "amiga" se a frequência detectada pela base estiver entre 8000 e 12000 Hz. Uma determinada nave ao adentrar na atmosfera deste planeta emite uma onda sonora com frequência de 5000 Hz.
Para que a nave seja considerada "amiga" sua velocidade mínima ao se aproximar da base deve ser de
a) 225 m/s.
b) 350 m/s
c) 250 m/s
d) 360 m/s
GABARITO : C)
Eu só acho letra b).
Se usarmos a frequencia de 8000hz, acharamos 225 m/s
Se usarmos a frequencia de 12000hz, acharemos 350 m/s
E pelo gabarito c) 250 m/s não consegui achar nada
Eu pensei o seguinte: A velocidade depende do meio. Num mesmo meio, a onda de maior frequência possuirá menor velocidade
Para que a nave seja considerada "amiga" sua velocidade mínima ao se aproximar da base deve ser de
a) 225 m/s.
b) 350 m/s
c) 250 m/s
d) 360 m/s
GABARITO : C)
Eu só acho letra b).
Se usarmos a frequencia de 8000hz, acharamos 225 m/s
Se usarmos a frequencia de 12000hz, acharemos 350 m/s
E pelo gabarito c) 250 m/s não consegui achar nada
Eu pensei o seguinte: A velocidade depende do meio. Num mesmo meio, a onda de maior frequência possuirá menor velocidade
Fabiomtt- Iniciante
Re: Efeito Doppler
Tudo bem, amigo. Mas por que eu teria de usar a menor frequência para achar a menor velocidade ? Achei que teria de usar a maior (12.000) que seria correspondente a menor velocidade.
Minha linha de pensamento segue que a luz vermelha é o espectro visível de maior velocidade e menor frequência no ar em relação às demais faixas do espectro
Minha linha de pensamento segue que a luz vermelha é o espectro visível de maior velocidade e menor frequência no ar em relação às demais faixas do espectro
Fabiomtt- Iniciante
Os cálculos mostram que se a nave viajar com velocidades entre 225 e 350 m/s a frequência percebida estará dentro da "faixa amigável". A menor velocidade possível será 225 m/s.
Euclides- Fundador
Eu entendi, Euclides. Muito obrigado por responder meu tópico, Caio e Euclides.
Mas minha dúvida é porque a menor velocidade está para a menor frequência amigável e não a maior ?
Achei que quanto maior a frequência, menor seria a velocidade considerando da onda considerando um único meio. Sei que a velocidade depende do meio. Mas a velocidade vai ser alterada de acordo com a frequência emitida pela fonte. E eu achei que quanto maior fosse essa frequência menor seria a velocidade da onda. Por que não ?
Mas minha dúvida é porque a menor velocidade está para a menor frequência amigável e não a maior ?
Achei que quanto maior a frequência, menor seria a velocidade considerando da onda considerando um único meio. Sei que a velocidade depende do meio. Mas a velocidade vai ser alterada de acordo com a frequência emitida pela fonte. E eu achei que quanto maior fosse essa frequência menor seria a velocidade da onda. Por que não ?
Fabiomtt- Iniciante
Quanto maior a velocidade, menor o espaço entre as frentes de ondas recebidas, ou seja, menor o comprimento da onda recebida. Como a velocidade é invariável (depende só do meio) isso implica em que também é menor o período.
Sendo a frequência o inverso do período, menor período, maior frequência, ou,
"quanto maior a velocidade, maior a frequência percebida"
Sendo a frequência o inverso do período, menor período, maior frequência, ou,
"quanto maior a velocidade, maior a frequência percebida"
Euclides- Fundador
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos