Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?

Ir em baixo

Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?

Mensagem por carolzinhag3 em Dom 05 Abr 2015, 23:13

Comando da redação: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/agua-aprenderemos-com-a-atual-crise-hidrica.jhtm

Desperdiçando a própria vida

Poderia parecer irônico, mas o Brasil, país com um dos maiores recursos hídricos do mundo, sofre com uma crise de água. Apesar do que pensam, este problema não é recente, ocorre há anos, mas,  somente hoje, ele tomou proporções drásticas com o esvaziamentos dos reservatórios na região sudeste.

Sem dúvidas, isso ocorre pela falta de consciência por parte das pessoas em economizar e da má estrutura das redes de distribuição hídrica. Segundo o site de notícias BBC, especialistas alertam que há água para todos e que o vilão é a falta de sabedoria em gerí-la de forma eficiente e combater os desperdícios. Exemplo disso são as redes de distribuição de água no Rio de Janeiro. Devido as suas antigas tubulações, mais de 50% do que passa por ela é desviado por conta de vazamentos. Ou seja, esses empresas lançam campanhas para a conscientização na economia de água, mas são elas mesmas que deveriam se educar antes.

Mas, de certo modo, a responsabilidade também recai sobre o cidadão. Este, mesmo vendo a situação crítica do país, continua gastando água sem pena. O motivo disto é apenas um: má cultura. As crianças, antigamente, não eram instruídas por seus pais e pela escola sobre a escassez de água, fazendo com, hoje, se tornem adultos que não sabem utilizá-la corretamente e a desperdiçando. Os maus hábitos passados de geração em geração também são verdadeiros causadores da crise atual.

Logo, a restauração dos equipamentos dos sistemas de distribuição, assim como a instalação de estações de esgoto  que forneçam água e a criação da disciplina de educação ecológica nas escolas serão fatores essenciais para que o Brasil não seja um país em extinção.
avatar
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 322
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?

Mensagem por Convidado em Ter 07 Abr 2015, 15:29

A redação não está ruim, mas parece que você se reservou mais em "achar o responsável pela falta d'água" do que afirmar quais serão as consequências dessa escassez para o cidadão brasileiro, que é o que a proposta pede. É uma interpretação minha; acredito que o correto seria você comentar, por exemplo, sobre as estações de tratamento de água que estão sendo feitas por moradores, a captação de água da chuva, a criação de cisternas, etc. Poderia citar até que a crise hídrica sempre foi um problema no nordeste brasileiro, que vem buscando soluções à anos (como a transposição do Rio São Francisco, que está "parada"). Enfim, a sua redação não está tão coerente com o tema, mas não estaria ruim se o tema cobrasse de você achar o responsável pela crise hídrica. Se o corretor for muito chato ele diz que você fugiu do tema. 

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?

Mensagem por carolzinhag3 em Ter 07 Abr 2015, 21:37

Realmente! Concordo com vc!

Obrigada!
avatar
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 322
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum