PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Indicação de material para autodidata

Ir para baixo

Indicação de material para autodidata Empty Indicação de material para autodidata

Mensagem por danielkoch 23/2/2015, 11:22 pm

Pessoal,
Nutro um interesse muito grande em aprender matemática. Fiz um ensino fundamental e médio ruins. A matemática na escola (assim como a maioria das matérias) nunca me despertou interesse algum. Abandonei a escola no segundo colegial, após repetir várias séries.

Virei programador autodidata e hoje trabalho na área de robótica. Fui preenchendo algumas lacunas no decorrer do tempo, mas um entendimento pleno da matemática ainda me falta. Ainda não consigo interpretar as expressões matemáticas que encontro nos papers que leio. Gostaria de estudar algoritmos e criptografia, mas ainda me falta muita coisa. Não quero só saber resolver exercício, mas ter uma compreensão clara sobre o que são cada ramo da matemática, para que serve e como posso usá-los no meu dia dia de programador para resolver problemas.

Isto posto, como poderia aprender matemática?
Acho que o melhor caminho seria repassar os assuntos do ensino médio, e depois avançar nos ramos que pretendo estudar: Cálculo, Estatística, Matemática Discreta, Álgebra Linear, Equações Diferenciais, etc. Tudo isso só para ter fundamentação e poder entrar nos assuntos de computação que me interessam.

Nos últimos meses, fiz algumas coisas:
1) Comecei a ler o Head First Algebra (Use a cabeça), e depois do terceiro capítulo compreendi que o livro seria bem fraquinho e incompleto. Desisti.
2) Estou lendo Os Elementos, de Euclides. Geometria é um assunto importante no meu trabalho e estou adorando estudar isso na fonte.