Morfologia X Semântica
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Morfologia X Semântica
Deixar-los-ei claro que já perguntei isto a diversos porfessores, no entanto, cada um se posiciona de um forma divergente
Temos a seguinte frase:
"Haviam festas e comemorações; era carnaval, e Marcos permanecia triste"
Percebe-se que o "e", semanticamente, tem aspecto adversativo, porém o mesmo "e" classificaria-se como conjunçao aditiva na morfologia, sendo assim, em suas opiniões, o tal "e" classificaria-se como conjunção adversativa ou aditiva?
Temos a seguinte frase:
Percebe-se que o "e", semanticamente, tem aspecto adversativo, porém o mesmo "e" classificaria-se como conjunçao aditiva na morfologia, sendo assim, em suas opiniões, o tal "e" classificaria-se como conjunção adversativa ou aditiva?
Fabinho snow- Mestre Jedi
Re: Morfologia X Semântica
Sintaticamente:Fabinho snow escreveu:Deixar-los-ei claro que já perguntei isto a diversos porfessores, no entanto, cada um se posiciona de um forma divergente
Temos a seguinte frase:
Na semântica , estes''es'' podem assumir qualquer significado.Diferentemente da sintaxe.
Percebe-se que o "e", semanticamente, tem aspecto adversativo, porém o mesmo "e" classificaria-se como conjunçao aditiva na morfologia,(a morfologia se preocupa em estudar a classificação de uma palavra e não sua função de adição, como você disse)sendo assim, em suas opiniões, o tal "e" classificaria-se como conjunção adversativa ou aditiva?
Na primeira oração : ''Haviam festas e comemorações'' - o ''e'' atua como conjunção coordenada sindética aditiva, posto que une o termo ''festas'' ao termo ''comemorações''. Na semântica esse '' e'' pode assumir qualquer significado. Na morfologia ele é unicamente conjunção.
Em relação à outra estrutura da oração : ''era carnaval, e Marcos permanecia triste'' - o ''e'' neste caso, funciona como conjunção coordenada sindética adversativa. Pode ser , substituída sem alteração de sentido, pelos seguintes termos:porém, todavia,contudo,mas,entretanto,no entanto. Na semântica esse ''e'' pode assumir qualquer significado. Na morfologia ele é unicamente conjunção.
Ao se estudar conjunções , não se deve limitar interpretações aos ramos da semântica e da morfologia, visto que que a atuação das conjunções muda com o contexto oracional. Na semântica , o ''e'' pode ter inúmeras interpretações. No entanto, no que tange à sintaxe , o significado muda com o contexto. :study:
Só não entendi uma coisa: você perguntou se o ''e'' é conjunção adversativa ou aditiva, relacionando cada uma das orações ou toda a estrutura gramatical da oração maior?. Acho que você está confundindo semântica com morfologia :scratch: .
Semântica - Estuda o significado das palavras, que variam com o contexto.
Sintaxe -Estuda a organização das palavras em uma oração.
Morfologia - Se atém as classes gramaticais.
*
Perceba que minha análise foi feita no âmbito da sintaxe.
Nina Luizet- matadora
Olá Nina, obrigado por sua avaliação, minha dúvida, que pressuponho que não tenha ficado tão clara foi a seguinte...
Na íntegra, temos a frase:
"...e Marcos permanecia..."
Esse é o termo à qual me referi cuja classificação desconheço, pois repare o contraste existente; tal "e" teria, semanticamente, sentido de adversidade, porém como conjunção, morfologicamente e sem o contexto, seria aditiva.
Nesse sentido que surge minha dúvida, mas você já a esclareceu quando disse que a mesma seria conjunção coordenada adversativa, ou seja, a semantica, em grosseiras palavras, tocaria a sintaxe
Na íntegra, temos a frase:
"...e Marcos permanecia..."
Esse é o termo à qual me referi cuja classificação desconheço, pois repare o contraste existente; tal "e" teria, semanticamente, sentido de adversidade, porém como conjunção, morfologicamente e sem o contexto, seria aditiva.
Nesse sentido que surge minha dúvida, mas você já a esclareceu quando disse que a mesma seria conjunção coordenada adversativa, ou seja, a semantica, em grosseiras palavras, tocaria a sintaxe
Ahhh sim. Que bom que consegui ajuda-lo. Disponha !.
Nina Luizet- matadora
Obrigado por sua atenção!!!
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos