Cartografia - a geografia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cartografia - a geografia

Mensagem por Convidado em Sab Fev 14 2015, 21:08

A geografia, enquanto descrição metodológica dos espaços( O que é descrição metodológica dos espaços), tanto sob os aspectos que se convencionou chamar de “físicos” como sob suas características econômicas, sociais, demográficas e políticas( Demográficos até entendo, mas por quê econômicos, sociais e políticos), deve absolutamente ser recolocada, como prática e como poder, no quadro das funções que exerce o aparelho de Estado (por quê O_õ), tanto para o controle e organização do território como para a guerra. Fonte: (Adapt.) Lacoste. Yves. A Geografia — isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1993. p. 23. 
No conflito recente no Iraque, a afirmativa acima é evidenciada, dentre outros fatos, considerando-se: 
a) o uso intensivo, pelas forças armadas dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, de imagens de satélite e fotografias aéreas de grande escala, permitindo a suas tropas o conhecimento detalhado do território iraquiano. 
b) a dificuldade, por parte das forças armadas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, em encontrar armas de destruição em massa no território iraquiano, porque elas não podem ser detectadas por fotografias aéreas e imagens de satélite. 
c) a utilização, pelas forças armadas do lraque, do expediente da queima de petróleo próximo a alvos estratégicos, gerando grande quantidade de fumaça para impedir a utilização de bombas e mísseis guiados pelo sistema de coordenadas. 
d) o desconhecimento, pelas forças armadas dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, das principais rodovias e pontes no território iraquiano, como resultado da pequena escala das imagens geradas por satélite. 
e) a inadequação da ONU e de seus órgãos na resolução de conflitos para intervir diretamente no Iraque, necessitando do apoio militar dos Estados Unidos e da Grã Bretanha.

Resolução: 

O fragmento de texto de Yves Lacoste destaca a importância prática que a Geografia assume nas ações do Estado, particularmente em ações de guerra pelo uso intensivo da moderna cartografia. 

Alternativa A

Gostaria que me explicassem a parte sublinhada.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cartografia - a geografia

Mensagem por Convidado em Sab Fev 14 2015, 21:23

to descrição metodológica dos espaços( O que é descrição metodológica dos espaços), tanto sob os aspectos que se convencionou chamar de “físicos” como sob suas características econômicas, sociais, demográficas epolíticas( Demográficos até entendo, mas por quê econômicos, sociais e políticos)deve absolutamente ser recolocada, como prática e como poder, no quadro das funções que exerce o aparelho de Estado (por quê O_õ)




(...) descrição metodológica dos espaços (...): uma maneira simples de você entender isso que é que a geografia utiliza vários métodos (satélites, sensoriamento remoto, etc.) para descrever o espaço.






(...) Que se convencionou chamar de “físicos” como sob suas características econômicas, sociais, demográficas epolíticas( Demográficos até entendo, mas por quê econômicos, sociais e políticos) (...): a geografia trabalha com a sociedade, a economia, a política, a população (demografia), etc. Um exemplo de aspecto físico é o relevo; de característica social, a densidade populacional; de caráter econômico, uma anamorfose mostrando as maiores economias do mundo; de caráter político, o próprio mapa-múndi com as divisões de fronteiras.






(...) deve absolutamente ser recolocada, como prática e como poder, no quadro das funções que exerce o aparelho de Estado (por quê O_õ): porque o Estado utiliza muitas informações de caráter geográfico. Um exemplo clássico é a utilização de pirâmides etárias para calcular a idade mínima para aposentadoria. O censo do IBGE, usado para identificar algumas características da população, como raça, escolaridade e quantidade, também são usadas pelo Estado para a execução de políticas públicas. Se tem muito jovem, por exemplo, o governo entende que terá que criar mais escolas e universidades... Se tem muito velho e poucos jovens, o governo entende que terá problemas com mão-de-obra no futuro. 

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cartografia - a geografia

Mensagem por Convidado em Sab Fev 14 2015, 21:39

Qual a característica social de um relevo? Só isso que não entendi.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cartografia - a geografia

Mensagem por Convidado em Sab Fev 14 2015, 21:51

Não é isso que o exercício está dizendo. Ele diz que a geografia é estudada levando em consideração aspectos físicos, sociais, demográficos, políticos e econômicos. A influência do relevo em aspectos sociais não é muito significativa; alguns exemplos são: o fato de a maioria das pessoas viverem em planaltos ou planícies, não em regiões montanhosas; regiões desérticas costumam ser pouco povoadas em comparação com regiões banhadas com rios; enfim, devem ter outros exemplos, no momento só lembro desses. Qualquer dúvida poste aí.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cartografia - a geografia

Mensagem por Convidado em Dom Fev 15 2015, 15:47

Muito obrigado pelas respostas Dezotti, você é simplesmente sensacional. Continue assim.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum