PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaiola de Faraday

2 participantes

Ir para baixo

Gaiola de Faraday Empty Gaiola de Faraday

Mensagem por RMelo Seg 16 Ago 2010, 12:13

O princípio da Gaiola de Faraday não impediria que isso ocorresse?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Gaiola de Faraday Empty Re: Gaiola de Faraday

Mensagem por Euclides Seg 16 Ago 2010, 13:03

O princípio da gaiola de Faraday apenas impediria a formação de uma campo elétrico no interior da aeronave, protegendo passageiros e o sistema elétrico. Mas não é tão simples assim. Atualmente as aeronaves não são mais fabricadas com estruturas inteiramente constituídas de ligas de alumínio. São empregados materiais conhecidos como compósitos que podem ser fibra de carbono ou polímeros por serem mais leves e chegarem a reduzir de 20% a 30% o peso da aeronave. Esses materiais entretanto são maus condutores. Para compensar são colocados pontos e linhas condutoras metálicas na carenagem.

O campo eletromagnético associado à descarga do raio pode afetar equipamentos sensíveis apesar de tudo.

É preciso lembrar ainda que o raio não é apenas eletricidade e que uma violenta expansão do ar o acompanha podendo produzir impacto mecânico em flaps e leme e no regime de funcionamento das turbinas.

Finalmente é preciso lembrar que o acidente ocorreu durante o pouso, situação bem mais delicada que o vôo em si.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos