Dúvida sobre quantidade de movimento
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dúvida sobre quantidade de movimento
Uma esfera com uma velocidade V0 ,extremamente alta, relativa a uma parede, se choca ortogonalmente com a mesma, que em princípio consegue sobreviver ao choque. O choque é perfeitamente elástico, então antes e depois ela terá o mesmo módulo de velocidade. No entanto, o sentido é oposto o que faz que seja possível caracterizar os vetores como V0 e -V0 e portanto é também possível definir os vetores quantidade de movimento como Q0 e -Q0. A minha dúvida é: A quantidade de movimento não se conservou, certo? Mas um observador que não esteja na Terra, o qual hipoteticamente consegue ver a situação e possui um mecanismo suficientemente acurado para medir os resultados dela, ele poderia acabar medindo uma conservação da quantidade de movimento?
Isso é só um exemplo, idiota por sinal, para tentar ilustrar minha dúvida: A conservação de movimento depende do observador?
Isso é só um exemplo, idiota por sinal, para tentar ilustrar minha dúvida: A conservação de movimento depende do observador?
andrewwerdna- Iniciante
Re: Dúvida sobre quantidade de movimento
A conservação de movimento não depende do observador creio eu.
Imagine o seguinte: você tem uma bola de borracha, e um ovo. Você joga-os na parede. A bolinha de borracha faz um choque elástico e volta, enquanto o ovo faz um choque inelástico e adere-se à parede.
Em um choque totalmente elástico, tem-se a conservação total de energia, por exemplo, se a bolinha de borracha bate na parede com velocidade v, ela voltará com velocidade v.
Tenhamos 2 observadores pra esse caso:
1) um que vê apenas a bolinha como bolinha, sem movimento (esse observador será o alvo digamos), ele não vê a bolinha se movendo(se considerarmos a bolinha como um ponto), ao bater no observador e voltar, ele continuará vendo a mesma coisa, embora a quantidade de movimento tenha mudado.
2) um que vê a bolinha de um ponto perpendicular a trajetória, ele verá a posição variando com o tempo, a bolinha se movimentando, e ao bater, ele verá que a bolinha bateu e voltou.
Nestes dois casos, tem-se que a variação de quantidade de movimento é a mesma.
Imagine o seguinte: você tem uma bola de borracha, e um ovo. Você joga-os na parede. A bolinha de borracha faz um choque elástico e volta, enquanto o ovo faz um choque inelástico e adere-se à parede.
Em um choque totalmente elástico, tem-se a conservação total de energia, por exemplo, se a bolinha de borracha bate na parede com velocidade v, ela voltará com velocidade v.
Tenhamos 2 observadores pra esse caso:
1) um que vê apenas a bolinha como bolinha, sem movimento (esse observador será o alvo digamos), ele não vê a bolinha se movendo(se considerarmos a bolinha como um ponto), ao bater no observador e voltar, ele continuará vendo a mesma coisa, embora a quantidade de movimento tenha mudado.
2) um que vê a bolinha de um ponto perpendicular a trajetória, ele verá a posição variando com o tempo, a bolinha se movimentando, e ao bater, ele verá que a bolinha bateu e voltou.
Nestes dois casos, tem-se que a variação de quantidade de movimento é a mesma.
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
Acredito que o impasse resida na definição do sistema cuja quantidade de movimento está sendo estudada. No exemplo que você citou, não existe quantidade de movimento para o sistema "esfera", porque este interage com outro sistema, "parede". No entanto, existe a conservação da quantidade de movimento do sistema "esfera-parede", a não ser que consideremos que a parede interage com outro sistema, "chão", e assim sucessivamente. Creio que isso responda ao seu exemplo, que é muito interessante, por sinal. Mas considerando apenas a pergunta - se a conservação da quantidade de movimento depende do observador - creio que a resposta seja não, desde que os referenciais considerados sejam inerciais - pelo menos entre si. Isto é, um observador A em movimento reto e uniforme em relação a dado sistema B perceberia a possível conservação de quantidade de movimento em B da mesma forma que um observador fixo a B. No entanto, creio que, se o movimento de A em relação a B tivesse aceleração (vetorial) não nula, essa "homogeneidade" seria rompida.
rodrigoneves- Matador
Obrigado
Obrigado aos dois e acredito que vocês estão corretos, o problema parece realmente estar na escolha do sistema e não na escolha de um observador.
andrewwerdna- Iniciante
No seu seu exemplo não houve de fato a conservação da quantidade de movimento. Você pergunta se
a conservação dos momentos linear e angular é uma lei física. As leis físicas são covariantes em todos os referenciais inerciais, isto é apresentam-se da mesma maneira em todos eles. Um observador nada mais é que uma referência, ou referencial.
No artigo abaixo eu procurei discorrer o mais amplamente possível a questão dos referenciais em Física:
https://pir2.forumeiros.com/h68-referenciais-da-fisica-pag-1
A conservação de movimento depende do observador?
a conservação dos momentos linear e angular é uma lei física. As leis físicas são covariantes em todos os referenciais inerciais, isto é apresentam-se da mesma maneira em todos eles. Um observador nada mais é que uma referência, ou referencial.
No artigo abaixo eu procurei discorrer o mais amplamente possível a questão dos referenciais em Física:
https://pir2.forumeiros.com/h68-referenciais-da-fisica-pag-1
Euclides- Fundador