PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão blocos dinâmica

2 participantes

Ir para baixo

Questão blocos dinâmica Empty Questão blocos dinâmica

Mensagem por rrrjsj36 Qua 26 Nov 2014, 10:35

(UFT-TO-012)
Leia o texto para responder às questões 1, 2 e 3.
A fim de conferir realismo à gravação da cena de um filme que envolve um astronauta caindo na 
superfície lunar, a equipe de
efeitos especiais de um estúdio utilizou uma montagem com polias, um cabo de aço e um 
contrapeso. A montagem consiste  em um cabo de aço com uma extremidade presa ao astronauta, 
passando por duas polias fixas sobre o teto do estúdio e por uma polia móvel (na qual o contrapeso 
está preso). A outra extremidade do cabo está fixada ao teto do estúdio, conforme ilustrado na 
figura abaixo:
Questão blocos dinâmica 2mqq5jt
Existem forças de atrito que influenciam  o movimento do astronauta e do contrapeso.  Geralmente 
estas forças  são
desconsideradas em situações  envolvendo cabos e polias ideais. Cabos ideais são inextensíveis 
(comprimento constante) e têm massa nula. Polias ideais não possuem atrito e têm massa nula.
Em uma situação real podemos considerar os cabos e polias como ideais desde que:
1)  a massa destes seja muito inferior  à dos demais elementos do sistema;
2)  o comprimento do cabo  seja aproximadamente constante;
3) o atrito na polia seja aproximadamente nulo.
Para calcular a massa do contrapeso, de forma que o astronauta em queda esteja submetido a uma
aceleração igual à aceleração gravitacional lunar, a equipe de efeitos especiais considerou o cabo e 
as polias ideais, a massa total do astronauta (com equipamentos) igual a  220 kg e a aceleração 
gravitacional lunar (gLua) igual a vinte por cento da aceleração gravitacional terrestre, gTerra = 10 m/s²

Assinale a alternativa que mais se aproxima da massa calculada para o contrapeso utilizado pela 
equipe de efeitos especiais do estúdio.
(A) 320kg   (B) 100kg   (C) 220kg   (D) 151kg     (E) 
352kg

O gabarito dessa questão é a Letra A (Há aqui uma resolução: http://www.fisicaevestibular.com.br/res_din_7.htm é a questão nº 22). Contudo, esse não é um caso de vínculo geométrico? Os módulos da aceleração e da tensão (da corda) do contrapeso não deveriam ser iguais à metade dos valores do astronauta? Obrigado.
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão blocos dinâmica Empty Re: Questão blocos dinâmica

Mensagem por Euclides Qua 26 Nov 2014, 17:48

Questão blocos dinâmica 7mf9


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão blocos dinâmica Empty Re: Questão blocos dinâmica

Mensagem por rrrjsj36 Qua 26 Nov 2014, 20:41

Muito obrigado, Euclides. Eu havia feito uma grande confusão quanto às relações na questão.
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão blocos dinâmica Empty Re: Questão blocos dinâmica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos