PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regra de Tres. Contradição..

2 participantes

Ir para baixo

Regra de Tres. Contradição.. Empty Regra de Tres. Contradição..

Mensagem por Martha Dom 27 Jun 2010, 19:55

Oi.. Eu peguei a primeira vez num site, dicas sobre regra de três e achei que indo por aquela lógica, não tinha como errar. Grande engano o meu. Vou colar o METODO que encontrei e o problema:
Método mais prático de solução da regra de três composta: Faça a comparação da grandeza que irá determinar com as demais grandezas. Se esta grandeza for inversa, invertemos os dados dessa grandeza das demais grandezas. A grandeza a se determinar não se altera, então, igualamos a razão das grandezas e determinamos o valor que se procura.
PROBLEMA: Em 06 dias de trabalho, 12 confeiteiros fazem 960 tortas. Em quantos dias 04 confeiteiros poderão fazer 320 tortas.
Solução: O problema envolve três grandezas (tempo, número de confeiteiros, quantidade de tortas)
Tempo funcionários Qtde. produzida
06 dias 12 confeiteiros 960 tortas
x 04 confeiteiros 320 tortas
-------------------------------------------
x = 6* 12* 320
____________
4 * 960 x = 6 Eu FIZ TUDO DIFERENTE. Raciocinei: se é para seguir o método acima, comparo sempre sobre a grandeza a SE DETERMINAR. MEU RACIOCÍNIO FOI: Se eu aumentar a qtde. produzida, eu consequentemente aumento o tempo. ESTA EU NÃO INVERTERIA. E NO EXEMPLO FOI INVERTIDO. E QUANTO AO NUMERO DE funcionários, SE EU AUMENTO O NR DE FUNCIONÁRIOS, DIMINUI O TEMPO. Esta eu inverteria. E no exemplo, NÃO foi invertido. Então todos os exercícios que segui seguindo o método acima escrito, presumo que deram certo porque foi sorte? Nossa eu achei que havia entendido. Por favor, me ajudem.Obrigada. Embarassed
Martha
Martha
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/06/2010
Idade : 55
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Regra de Tres. Contradição.. Empty Re: Regra de Tres. Contradição..

Mensagem por Euclides Dom 27 Jun 2010, 21:52

Regra de Tres. Contradição.. Trikt

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos