PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O caos na mobilidade urbana

2 participantes

Ir para baixo

O caos na mobilidade urbana Empty O caos na mobilidade urbana

Mensagem por Gabriel BR Sex 30 maio 2014, 20:58

Tema: O caos na mobilidade urbana
  Tipo: dissertativo-argumentativo
  Modelo: Enem
Transporte livre

  ¹ As recentes paralisações de motoristas e cobradores em São Paulo gerou cenas de desespero com a superlotação de estações de metrô, pessoas dormindo em terminais e trânsito ainda mais tumultuado que o normal. Embora na metrópole a imagem seja mais dramática devido à proporção, o transporte coletivo é um pesadelo para os usuários por todo o país. Nesse contexto, faz-se necessário analisar os aspectos envolvidos em tal problema.
  ² O primeiro ponto a ser destacado é o excesso de regulamentações envolvendo o setor: apenas um grupo seleto de empresas de ônibus recebem licença para operar em linhas pré-determinadas, eliminando a concorrência e com isso deteriorando a relação entre preço e qualidade do serviço.
  ³ Outro fator relevante são as constantes investidas contra as vans, que em boa parte das cidades brasileiras só podem operar onde não há ônibus, quando muito. Uma vez que a demanda não é atendida somente por estes, a ilegalidade surge como alternativa para os cidadãos. Tal cenário é especialmente interessante para o crime organizado, que, aproveitando-se da situação irregular dessa categoria, alcança mais uma fonte de renda.
 Ainda sobre esse assunto, é preciso considerar que o direito dos profissionais do transporte à greve não pode se sobrepor ao do restante da população, de se locomover entre o local de trabalho e o lar, e realizar as tarefas cotidianas.
  Diante desse quadro desfavorável na situação da mobilidade urbana, é notável que a interferência do governo diretamente nas tarifas e nas prestadoras do serviço de transporte se mostra menos inteligente que o incentivo para que novas empresas possam operar, reduzindo ou eliminando os trâmites burocráticos no processo seletivo destas.

Opiniões Wink

Gabriel BR
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/04/2014
Idade : 27
Localização : São Pedro da Aldeia

Ir para o topo Ir para baixo

O caos na mobilidade urbana Empty Re: O caos na mobilidade urbana

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 31 maio 2014, 13:45

"O primeiro ponto a ser destacado é o excesso de regulamentações envolvendo o setor: apenas um grupo seleto de empresas de ônibus recebem licença para operar em linhas pré-determinadas, eliminando a concorrência e com isso deteriorando a relação entre preço e qualidade do serviço."

Deixe mais clara essa "relação", expresse-a de forma um pouco mais explícita. Que relação é essa? Quanto maior o preço, melhor a qualidade do serviço? Ou um serviço bom por um preço bom? Deixe mais claro a que se refere. O sr. pode melhorar a frase como quiser, mas darei um exemplo:"o monopólio empresarial sobre o transporte público garante que, independente da qualidade de serviço e do preço, a população utilizará estes meios de transporte."

"Uma vez que a demanda não é atendida somente por estes, a ilegalidade surge como alternativa para os cidadãos. Tal cenário é especialmente interessante para o crime organizado, que, aproveitando-se da situação irregular dessa categoria, alcança mais uma fonte de renda."

Sinceramente, não entendi qual a relação entre "demanda não atendida pelos ônibus" e "a ilegalidade se torna uma alternativa para o cidadão". O sr. se refere a aquisição financeira? Não entendi bem o sentido. E como o crime organizado lucra com os problemas de transporte público?

Como o modelo é ENEM, tome cuidado com as críticas ao governo. Ao contrário, por exemplo, da FUVEST (pelo menos nos últimos anos), o ENEM se mostra bem menos receptivo a críticas governamentais (dada a natureza desse vestibular) do que a maioria dos outros vestibulares. Tenha bastante cautela ao fazer críticas ao governo.

A gramática falha em alguns pontos, mas não é algo enraizado no texto.
Outro ponto prejudicial é o fato de que não foi apresentada uma 'proposta de solução', que pelo que me lembro é cobrada pelo ENEM. Tente se adequar ao que é pedido por cada vestibular.

No geral, a redação está boa, há exposição de fatos verossímeis e consistentes e uma análise bem feita desses fatos (excetuando-se o trecho sobre a criminalidade, que ficou bem confuso, como já fora dito).

Não me lembrou dos critérios da redação do ENEM, mas darei a nota conforme a pontuação deste.

Nota: 750/1000.

Espero ter ajudado. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

O caos na mobilidade urbana Empty Re: O caos na mobilidade urbana

Mensagem por Gabriel BR Sáb 31 maio 2014, 16:34

Ajudou bastante, obrigado! Estou procurando fazer as redações em pouco tempo, para simular algo mais próximo da realidade de um vestibular, e de fato erros dessa ordem não contribuem para um bom desempenho. Sobre a ilegalidade, ocorre que a ineficiência dos ônibus regulares gerada pela política vigente introduz meios como as "lotadas" e as vans "piratas". Mas isso não ficou claro no texto, bem como a conclusão.

Gabriel BR
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/04/2014
Idade : 27
Localização : São Pedro da Aldeia

Ir para o topo Ir para baixo

O caos na mobilidade urbana Empty Re: O caos na mobilidade urbana

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 31 maio 2014, 18:51

Realmente não ficou claro. Do jeito que foi escrito consegui associar muito mais ao tráfico de drogas ou assassinos de aluguéis do que vans 'piratas'. Tente trabalhar melhor as ideias antes de escreve-las em definitivo na prova; se te ajudar, use o rascunho, pois todo vestibular - que eu conheça, pelo menos - dá uma folha de rascunho. Mas o sr. está no caminho certo. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

O caos na mobilidade urbana Empty Re: O caos na mobilidade urbana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos