PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores

2 participantes

Ir para baixo

(EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores  Empty (EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores

Mensagem por mmsjr95 Qua 19 Mar 2014, 21:46

Sobre o transformador - aparelho constituído por um circuito primário e outro circuito secundário, independentes, que envolvem um núcleo de ferro fechado e alicerçam os processos físicos envolvidos na revolução digital -, é correto afirmar:

1) O circuito primário de um transformador percorrido por uma corrente elétrica contínua cria um campo elétrico uniforme na região onde se encontra o circuito fechado.

2) O circuito primário de um transformador percorrido por uma corrente elétrica alternada induz uma força eletromotriz no circuito secundário, mesmo estando aberto.

3) A utilização da liga de ferro na construção do núcleo do transformador se deve ao custo desse material, mesmo que sua duração seja comprometida pela oxidação.

4) O circuito primário mantido sob uma tensão alternada produz um campo magnético variável no circuito secundário.

5) O aumento do número de voltas de fio do circuito secundário, em relação ao número de voltas de fio do circuito primário, em torno do núcleo, reduz a tensão induzida no circuito secundário porque a resistência elétrica varia em proporção direta ao comprimento do fio.

Gabarito Oficial: 2. 

A minha dúvida é o porquê da resposta não poder ser a 4. Na verdade, eu acho as duas alternativas exatamente iguais no que se diz à teoria. A expressão "mesmo estando aberto" é o que me deixou curioso sobre a proposição 2.

Obrigado!

mmsjr95
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 29
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores  Empty Re: (EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores

Mensagem por Elcioschin Qua 19 Mar 2014, 22:00

2) Primário com tensão alternada circulando produz uma fem no secundário, devido à variação da tensão do primário:

b) Se o  secundário estiver fehado (com algum equipamento ligado nele), vai circular corrente.

b) Se o secundário estiver aberto, nele não circula corrente (mas existe tensão, do mesmo modo que na sua casa existe tensão numa tomada, sem nada ligado nela)

4) Se o primário estiver com tensão, mas estiver aberto, não existe corrente primária; logo não existe variação do fluxo magnético no secundário, não havendo fem nele.

Portanto o gabarito está certo
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores  Empty Re: (EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores

Mensagem por mmsjr95 Qua 19 Mar 2014, 22:11

Entendi. Rapaz, vou te dizer que jamais pensei nessa possibilidade: Do primário estar com tensão, mas aberto, logo não havendo corrente primária nele. Na minha opinião, o elaborador foi de uma sutileza sem precedentes haha. Obrigado, professor!

mmsjr95
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 29
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores  Empty Re: (EBMSP)2014.1 1ª Fase - Transformadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos