Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Material ITA quimica

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Material ITA quimica Empty Material ITA quimica

Mensagem por Gamaxgbg Dom 16 Mar 2014, 00:38

Voces acham que a apostila do objetivo do ensino medio é o suficiente de base para o ita? Pretendo usar o nelson santos para exercicios e a apostila de quimica do objetivo como base....ou uma colecao como a do feltre é realmente necessaria?

Obs: eu ja sou muito bom em quimica, vou fazendo exercicios da apostila de materias que os professores ainda nem passaram.....estou no terceiro colegial

Gamaxgbg
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Material ITA quimica Empty Re: Material ITA quimica

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 17 Mar 2014, 22:38

Se você já está bem em química, é bom você já ir se aprofundando mais em alguns conteúdos. Um bom livro de apoio pra isso é o Princípios de Química, do Peter Atkins, principalmente pela parte de físico-química. Na internet tem muitas listas boas de exercícios pra ITA/IME, fica a dica. =)
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Gamaxgbg Ter 18 Mar 2014, 17:36

Mas entao a apostila de quimica do objetivo é suficiente? Eu sei que com ela, fazendo todos os tcs, passaria em qualquer universidade comum, mas o ita, bem, vc sabe como é o ita

Gamaxgbg
iniciante

Mensagem por Gamaxgbg Ter 18 Mar 2014, 17:41

E acho q ir direto para um livro avancado, ainda mais atkins q é universitario, eu poderia me perder e estudar assuntos exagerados para ensino medio

Gamaxgbg
iniciante

Mensagem por Matheus Bertolino Ter 18 Mar 2014, 21:09

Você poderia até tirar uma ótima nota em qualquer vestibular tradicional estudando apenas pela sua apostila do Objetivo, mas não seria 100% suficiente para acertar todas as questões de qualquer vestibular, muito menos as do ITA. Vários vestibulares gostam de forçar um pouquinho a barra em química, e o ITA força bastaaaante (xD). A matéria em que mais caem conteúdos de ensino superior no ITA é química, basta ver algumas questões de físico-química e inorgânica de provas anteriores. Certamente com o conteúdo do ensino médio você vai fazer bastante coisa na prova, mas o ITA não irá se limitar a esse conteúdo, de modo que várias questões importantes você pode não saber resolver por falta de conhecimento teórico. Então se você quiser ir bem preparado pra disputar de frente com seus concorrentes (tipo eu xD), usar livros um pouco mais avançados em química, para estudo e/ou consulta, é obrigação. Quanto mais você ler de química, melhor.
Como ano passado eu adquiri uma base boa em química, estou vendo praticamente toda a química por livros mais avançados durante esse ano, alguns pra ver por inteiro, outros pra alguma consulta. Livros como o do Atkins, do Kotz, do Rozenberg e do J.D. Lee trazem muitas informações importantes que podem fazer diferença pro ITA.
Ao resolver as questões do Nelson Santos e estudar um pouco da teoria pelo Atkins, você já ficará num nível bem legal.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Gamaxgbg Ter 18 Mar 2014, 23:07

Hmm obrigado, eu planejava usar o nelson santos, e tbm perguntei sobre o atkins pro meu professor e ele disse q nele teria exercicios q eu nunca faria e teorias muito avancadas, mas q era um livro bom.... Ele me indicou para ita o livro de fisico quimica do gilbert castellas....alguma recomendacao desse livro?

Gamaxgbg
iniciante

Mensagem por Gamaxgbg Ter 18 Mar 2014, 23:11

Gilbert castellan*

Gamaxgbg
iniciante

Mensagem por Gamaxgbg Ter 18 Mar 2014, 23:18

Ah, algo q tenho muita duvida tbm é se é realmente necessario ter o livro ou um modelo virtual é o suficiente....e me desculpe pelas varias respostas porque estou com o tablet e nao consigo editar

Gamaxgbg
iniciante

Mensagem por Matheus Bertolino Ter 18 Mar 2014, 23:48

O Atkins, como (praticamente) todo livro de superior, inclusive o Castellan, vai ter exercícios bem desfocados, e outros em que você vai precisar usar cálculo; então, não vale focar em resolver os exercícios desses livros a menos que você ou consiga distinguir quais exercícios dá pra fazer aplicando a teoria direto, ou tenha alguém pra te orientar. Como eu faço turma ITA, na minha apostila tem tanto exercícios do Atkins quanto do Castellan, que eu acabo resolvendo, só que é algo totalmente diferente de você pegar o livro e sair resolvendo as questões no seco. Nem há tempo pra isso.
O Atkins não tem uma teoria tão avançada assim não, certas coisas são aloprações, mas nada que você não perceba EVIDENTEMENTE e possa deixar de lado (não ache que só porque o assunto é chatinho que você pode deixar quieto). Por outro lado, a teoria do Castellan é menos didática, e regada a um bocado de cálculo, de modo que até fica difícil de compreender algumas coisas. É legal pra consulta, explica melhor alguns detalhes, mas sem dúvidas é mais exagerado que o Atkins pro ITA por causa de seu formalismo.
Com o Atkins, você tem um livro relativamente completo que aborda bem as partes da química que o ITA gosta de cobrar. Como você ainda está no 3ão, e apesar de estar bem em química, pretende subir um pouco o nível a partir de agora, o Atkins se encaixa perfeitamente.
Você não precisa comprar, eu tenho em pdf, mas assim que pude eu comprei um usado, já que acho que estudar com o livro em mãos acaba sendo melhor pro rendimento. Você percebe com mais atenção as coisas. É um livro grande e bonito, então pra mim vale um investimento. Veja se estudar pelo PDF acaba rendendo pra você.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Convidado Qua 19 Mar 2014, 07:41

Acho que tudo depende de seu progresso na resolucao das provas.

Atikins. Tem na net pra baixar.

As vezes, fico pensando que ninguem passava em escola militar qdo nao existia vestseller, internet.

Pode comprar os livros de la, mas toma cuidado que a propaganda e a alma do negocio.

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste fórum