(ITA - 1981) Estática
+3
Euclides
yoada
Luck
7 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Escolas Militares :: Física
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
(ITA - 1981) Estática
Relembrando a primeira mensagem :
Uma escada rígida de 15 kg de massa está apoiada num parede e no chão, ambos lisos, e impedida de deslizar por um cabo horizontal BC, conforme a figura a seguir. Uma pedra de dimensões pequenas e 5 kg de massa é abandonada de uma altuta 1,80 m acima do ponto A, onde sofre colisão elástica ricocheteando verticalmente. Sabendo-se que a duração do choque é de 0,03 s e que a aceleração da gravidade é 10 m/s², qual a tensão no cabo durante a colisão?
a) 1200 N.
b) 1150 N.
c) 2025 N.
d) 1400 N.
e) 900 N.
Uma escada rígida de 15 kg de massa está apoiada num parede e no chão, ambos lisos, e impedida de deslizar por um cabo horizontal BC, conforme a figura a seguir. Uma pedra de dimensões pequenas e 5 kg de massa é abandonada de uma altuta 1,80 m acima do ponto A, onde sofre colisão elástica ricocheteando verticalmente. Sabendo-se que a duração do choque é de 0,03 s e que a aceleração da gravidade é 10 m/s², qual a tensão no cabo durante a colisão?
a) 1200 N.
b) 1150 N.
c) 2025 N.
d) 1400 N.
e) 900 N.
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Re: (ITA - 1981) Estática
boa tarde a todos. ontem após um longo tempo fiquei tentando resolver essa questão e após um tempo consegui levando uma ideia bem parecida com a que o euclides mostrou acima.
verifiquei a força que seria necessária para mudar o sentido de velocidade da pedra,digo para ela na sentido descendente e impulsionar ela no sentido ascendente com velocidade com o mesmo modulo da anterior.
ai fica >> F.T=m(v-v0) adotando o sentido de observação ascendente torna a força aplicada pela tabua na pedra positiva,a velocidade inicial negativa e a velocidade final positiva.
só que com a formula já é (v-v0) ai fica (v+v0) por causa do sentido adotado.
para achar a velocidade inicial é só fazer o principio da conservação de energia. Mv²/2=mgh
acho assim a velocidade e consequentemente a força.
como um dos requisitos para o corpo ficar em repouso é o centro de massa dele estar em repouso o MRU pode-se afirmar que Força resultante é nula logo no eixo vertical fica assim.
Peso da barra+impulso que a pedra faz na barra=Força normal
acho a força normal após isso utilizo a ideia que a tendencia de movimento do corpo é nula e adoto o eixo de rotação onde a tabua esta tangenciando a parede achando assim a força na horizontal realizada pelo cabo.
resposta B)1150N
minha ideia está certa ou eu acertei fazendo besteira?
verifiquei a força que seria necessária para mudar o sentido de velocidade da pedra,digo para ela na sentido descendente e impulsionar ela no sentido ascendente com velocidade com o mesmo modulo da anterior.
ai fica >> F.T=m(v-v0) adotando o sentido de observação ascendente torna a força aplicada pela tabua na pedra positiva,a velocidade inicial negativa e a velocidade final positiva.
só que com a formula já é (v-v0) ai fica (v+v0) por causa do sentido adotado.
para achar a velocidade inicial é só fazer o principio da conservação de energia. Mv²/2=mgh
acho assim a velocidade e consequentemente a força.
como um dos requisitos para o corpo ficar em repouso é o centro de massa dele estar em repouso o MRU pode-se afirmar que Força resultante é nula logo no eixo vertical fica assim.
Peso da barra+impulso que a pedra faz na barra=Força normal
acho a força normal após isso utilizo a ideia que a tendencia de movimento do corpo é nula e adoto o eixo de rotação onde a tabua esta tangenciando a parede achando assim a força na horizontal realizada pelo cabo.
resposta B)1150N
minha ideia está certa ou eu acertei fazendo besteira?
deryck- Iniciante
Re: (ITA - 1969) Estática
Por que não foi considerada a força peso da massa durante a colisão?
Mathman- Iniciante
Página 2 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Questões Especiais :: Escolas Militares :: Física
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos