PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As redes sociais e a mobilização popular

2 participantes

Ir para baixo

 As redes sociais e a mobilização popular Empty As redes sociais e a mobilização popular

Mensagem por pandoranavarro Qui 21 Nov 2013, 14:28

Redes sociais a favor da mudança

Não ao tempo e à barreira geográfica.É desse modo que as mídias sociais,dentro do universo da internet, permitem a interação entre os grupos humanos.No Brasil,sites desse segmento como facebook,Orkut e twitter são amplamente utilizados.Em período recente,nos protestos de junho de 2013, mostraram à sociedade uma de suas facetas já conhecida pelos povos do Oriente Médio.Claramente,a atuação das redes sociais para as mobilizações brasileiras foi essencial por projetar e informar.
Em primeiro plano,contribui para a adesão de mais pessoas ao movimento.Os cidadão brasileiros,frente ao compartilhamento online de fotos e textos convidativos( “Vem ser o filho da revolução”,por exemplo) apeteceram-se de que aquilo que os incomodam(forte desigualdade e falta de infraestrutura dos serviços públicos) era,ainda é,um transtorno generalizado.Desse modo,com discursos eloquentes sobre a relevância das manifestações para o desenvolvimento do país,milhares transferiram o seu descontentamento do plano virtual para a realidade,indo às ruas. Sem dúvidas,as redes sociais canalizaram,em um único espaço,brasileiros preocupados com o presente e o futuro da nação.
Outro ponto valoroso,foi a ausência de distorções midiáticas das informações.O intercambio destas se dava entre iguais, indivíduos comuns que publicavam na internet,em especial no facebook, fotos,vídeos,e depoimentos em prosa sobre o presenciados nas manifestações de todo o país. Graças a isso,inclusive, que foi desfeita a imagem anárquica e vândala atribuída aos movimentos populares do Rio De Janeiro e São Paulo pela imprensa tradicional brasileira.Com esse exemplo,é evidente que, a partir das comunidades virtuais,pode-se acessar os relatos verídicos da luta nacional.
Houve alguns impasses.Usuários,em prol de interesses pessoais ou partidários, adentravam nos grupos de debate dos protestos a fim de dividir opiniões e obter dados como local,horário e trajeto dos encontros pelas vias públicas. Como pichadores  e depredadores do patrimônio público,minoria dentre os demais participantes,tomaram conhecimento desses detalhes,senão pelas redes sociais? Entretanto, esses pontos negativos não invalidam o papel das comunidades online para o desenrolar das mobilizações brasileiras,vulgo outono brasileiro.

A divulgação e a informação, feita via redes de relacionamento, é um dos fatores que justifica a proporção histórica do levante popular nacional. Essas ferramentas de comunicação, como se pode ver também na Primavera Árabe e no Ocuppy Wall Street( OWS) reuniram sujeitos,muitas vezes desconhecidos entre si, em busca de lutar por reformas políticas(Oriente),econômicas(OWS) e sociais ( outono brasileiro). Diante disso, para o futuro espera-se por novos e ainda melhores resultados oriundos da parceria de sucesso entre mundo virtual e real.

Por favor,avaliem cada competência,atribuindo nota.

pandoranavarro
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 29
Localização : São Luis, Maranhão e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 As redes sociais e a mobilização popular Empty Re: As redes sociais e a mobilização popular

Mensagem por maico33LP Qui 21 Nov 2013, 22:06

Poxa, gostei muito do seu texto. Você escreve bem. Poderia falar mais sobre os motivos dos brasileiros irem às ruas, não citar levemente através de parêntesis. Além disso, também concordo com o fato de que a mídia distorceu bastante os fatos, mas se a funcionalidade do texto for apenas informar, ou não exprimir opinião, tome um pouco de cuidado ao afirmar "a partir das comunidades virtuais,pode-se acessar os relatos verídicos da luta nacional." Até hoje não vi, mas nem você pode ter visto, mas pode ter tido sim manipulação até na rede virtual, não só na televisão e afins. Afinal, ela pode acontecer em qualquer lugar. No mais o texto está muito bom, fez uma ótima associação com os acontecimentos no brasil e com os países da áfrica do norte. Parabéns, você escreve bem demais.
maico33LP
maico33LP
Matador
Matador

Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

 As redes sociais e a mobilização popular Empty Re: As redes sociais e a mobilização popular

Mensagem por pandoranavarro Sex 22 Nov 2013, 18:06

Obrigada pelas considerações,meu caro! Na verdade, é um texto dissertativo-argumentativo. Concordo que as mídias sociais e sites afins não são isentos de manipulação,entretanto,eles são fontes de informação alternativa muito mais condizente com a realidade do que aquela divulgada pela mídia tradicional(jornal,televisão e rádio).

pandoranavarro
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 29
Localização : São Luis, Maranhão e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 As redes sociais e a mobilização popular Empty Re: As redes sociais e a mobilização popular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos