Rebeldia cearense

Ir em baixo

Rebeldia cearense

Mensagem por Vanessa Farias em Ter Nov 19 2013, 17:15

Em 1824, eclodiu em Pernambuco a Confederação do Equador, que foi a expressão da insatisfação de setores da sociedade pernambucana. O Ceará também participou do movimento revolucionário. Quanto à participação cearense, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
(  ) Recife polarizava as relações comerciais do Ceará como das demais capitanias ao seu rdor, que precisavam do seu porto para o escoamento da produção.
(  ) A família Alencar teve um papel de destaque na Confederação do Equador no Ceará, pois desde a Revolução Pernambucana de 1817 já perseguia o estabelecimento de uma nova ordem na província.
(  ) Em 26 de agosto foi constituída a República no Ceará, em um grande conselho formado pelas pessoas economicamente mais expressivas da província, liderada por Tristão Gonçalves.
(  ) Costas Barros foi nomeado presidente da província cearense, para defender o autoritarismo de Dom Pedro I, contra o movimento liberal de 1824.
(  ) O povoamento da Confederação do Equador encontrou no Ceará forças conservadoras lideradas pelo Padre Mororó, que lutava contra qualquer tentativa liberalizante.

a) V-V-V-V-V
b) F-F-F-F-F
c) V-F-V-F-F
d) F-V-V-V-F
e) V-F-F-F-V

Vanessa Farias
iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 21
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rebeldia cearense

Mensagem por Pedro Celso Silva em Ter Fev 13 2018, 13:01

D
(F) (V) (V) (V) (F)
Recife polarizava por ser uma cidade poderosa,no entanto, Ceará, assim como Olinda eram rivais de Recife,e no caso do Ceará,tinha porto próprio
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 320
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum