PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Classe, estratificação e desigualdade

Ir para baixo

Classe, estratificação e desigualdade Empty Classe, estratificação e desigualdade

Mensagem por Convidado Dom 03 Nov 2013, 19:38

Eu sei que os estamentos fizeram parte de muitas civilizações tradicionais, incluindo o feudalismo europeu.Os estamentos feudais consistiam em estratos que possuíam diferentes obrigações e direitos entre si.Mas qual seriam estes direitos e obrigações?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Classe, estratificação e desigualdade Empty Re: Classe, estratificação e desigualdade

Mensagem por Euclides Dom 03 Nov 2013, 20:11

Os senhores feudais eram os possuidores ou proprietários de feudos. Formavam uma aristocracia dominante, sendo originários da nobreza e do clero. A nobreza se subdividia em duques, condes, barões e marqueses. Os senhores feudais eclesiásticos, vinculados à Igreja Romana, pertenciam à alta hierarquia do clero. Eram, geralmente, bispos, arcebispos e abades.

O estamento dos dependentes, incorporando a maioria da população medieval, compunha-se de servos e vilões. Os servos não tinham a propriedade ou posse da terra e estavam presos a ela. Eram trabalhadores semi-livres. Não podiam ser vendidos fora de suas terras, como se fazia com os escravos, mas não tinham liberdade para abandonar as terras onde nasceram.

Eram em número reduzido, havia um outro tipo de trabalhador medieval, o vilão. Este não estava preso à terra. Descendia de antigos pequenos proprietários romanos. Não podendo defender suas propriedades, entregava suas terras em troca da proteção de um grande senhor feudal. Recebia tratamento mais brando que os servos.

A ECONOMIA FEUDAL E A RELAÇÃO DE SERVIDÃO

Voltada principalmente paras as necessidades internas do feudo, a produção baseava-se num sistema no qual o servo possuía a obrigação de pagar os seus tributos na forma de trabalho e produtos. Havia o tributo em trabalho, chamado de corvéia, que consistia em tarefas a serem executadas no Manso Senhorial conforme a indicação do senhor. Este trabalho era executado de três a cinco dias na semana.

Os tributos pagos em produtos eram variados, sendo os dois principais a talha e as banalidades, que eram relacionados ao que era produzido no Manso Servil. Sendo obrigado, ainda, a pagar à Igreja o dízimo e o “Tostão de Pedro”, o servo ficava com menos de 10% da produção.

Resumo das principais obrigações servis:

• Corvéia: Trabalho gratuito nas terras do senhor (manso senhorial) em alguns dias da semana.

• Talha: Porcentagem da produção do manso servil.

• Banalidade: Tributo devido pelo uso de instrumentos ou bens do senhor, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes.

• Captação: Imposto pago por cada membro da família servil.

• Tostão de Pedro: Imposto pago à igreja, utilizado para a manutenção da capela local.

• Mão-morta: Tributo devido na transferência das obrigações de um servo falecido a seus herdeiros.

• Formariage: Taxa cobrada quando o camponês se casava.

• Albergagem: Obrigação de alojamento e fornecimento de produtos ao senhor e sua comitiva quando viajavam.

(créditos: http://www.ahistoria.com.br/sociedade-medieval/)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Classe, estratificação e desigualdade Empty Re: Classe, estratificação e desigualdade

Mensagem por Convidado Qua 06 Nov 2013, 14:42

Obrigado Mestre Euclides.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Classe, estratificação e desigualdade Empty Re: Classe, estratificação e desigualdade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos