Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Matemática - Alternativas ao Iezzi.

3 participantes

Ir para baixo

Matemática - Alternativas ao Iezzi. Empty Matemática - Alternativas ao Iezzi.

Mensagem por Vinil Seg 28 Out 2013, 19:02

Estou estudando Matemática com mais rigor ultimamente, e com tantos elogios e recomendações do Fundamentos de Matemática Elementar do Iezzi acabei comprando alguns volumes e parti pro estudo. Mas, pra minha decepção, não gostei da didática dos livros, é muito "técnica", dá pra entender mas não achei um bom material pra se estudar.

Dei uma olhada no Volume 1 do Aref e achei a didática bem melhor, mas não gostei muito dos exercícios, os mais difíceis (suplementares) estão em pouca quantidade. Além disso a impressão do livro parece ser feito às coxas.

Depois comprei o Volume de Combinatória e Probabilidade do Morgado e gostei tanto da didática quanto dos exercícios, a linguagem dele e a preocupação em ensinar sem depender de fórmulas a todo o momento me cativou bastante. Mas eu não ouço ninguém falando dos outros volumes além desse e dos de Geometria, alguém saberia me dizer se são bons? Ele também tem uma coleção chamada "Matemática no Ensino Médio", mas não acho opiniões/recomendações em lugar algum.

Também estou aberto a outras alternativas, se não houverem e se os do Morgado não forem tão bons acho que vou ficar com o Aref mesmo.

Meu objetivo é apenas embasamento, vou prestar Fuvest. Eu sei que esses livros geralmente são recomendados para o ITA/IME, mas acho que a Matemática da Fuvest não fica muito atrás Rolling Eyes 

Agradeço desde já!
Vinil
Vinil
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática - Alternativas ao Iezzi. Empty Re: Matemática - Alternativas ao Iezzi.

Mensagem por zuny Qua 30 Out 2013, 18:39

Amigo, eu particularmente gosto muito dos livros do Iezzi , estou estudando por eles, agora a respeito dessa coleção , Matemática no Ensino Médio do Morgado , sei que é um livro voltado para a preparação do professor para dar aulas no ensino médio então ,pressupõe - se que deve haver algum rigor na linguagem que o equipara ao Iezzi.Caso opte pela coleção do Morgado , recomendo que assista os vídeos encontrados no IMPA que seguem o material do livro .

zuny
Padawan
Padawan

Matemática - Alternativas ao Iezzi. Empty Re: Matemática - Alternativas ao Iezzi.

Mensagem por Vinil Qua 30 Out 2013, 18:50

Talvez sejam apenas os assuntos que estudei pelo Iezzi (Conjuntos e Combinatória) que não são dos melhores, mas eu realmente não gostei, principalmente de Combinatória.
Dei uma olhada meio por cima no volume de Logaritmos e parece ser um pouco melhor a didática, acho que vou dar uma chance aos outros.

Quanto à linguagem do Morgado, não sei como é nessa coleção Matemática no Ensino Médio, mas o livro de Combinatória e Probabilidade dele (mesmo sendo designado para professores) eu não achei difícil, pelo contrário, achei mais fácil e intuitiva do que a do Iezzi.

Obrigado pelas dicas, vou esperar pra ver se mais alguém se pronuncia Very Happy
Vinil
Vinil
Padawan
Padawan

Mensagem por Igor de Almeida Dom 02 Fev 2014, 00:01

Quanto a diferença entre a coleção FME e Noções de Matemática em geral eu não sei, mas posso falar em relação a geometria plana. Resolvi por completo o livro do Iezzi e tive um pequeno contato com o do Aref, na minha opinião, FME bem melhor nesse assunto, mas as duas coleções são pra embasamento com raros exercícios "impossíveis", pelo menos em geometria plana.

Do Augusto Morgado, tenho um livro de álgebra e o famoso livro Geometria II, que tem exercícios mais complexos que os da coleção FME e Noções de Matemática, mas eu ainda prefiro o FME, pois é mais didático, mas no livro do Morgado consta teoremas que não são abordados no FME. É um livro fantástico para treinamento depois que já se tem uma boa base no assunto.

Ou seja, mesmo cada um preferindo essa ou aquela, pra mim as duas coleções são excelentes, e os livros do Morgado, mesmo eu não conhecendo todos, nota-se a genialidade do autor e tenho certeza que os outros livros são tão bons quanto esses que eu tenho.

Como você pretende prestar FUVEST, é melhor se preocupar com a sua base, o aprofundamento fica por conta de resolver as provas antigas, pqe, diferente das provas militares, a USP não se apega tanto a teoremas que ninguém conhece; são provas mais interpretativas.

Espero ter ajudado e boa sorte no seus estudos
Igor de Almeida
Igor de Almeida
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum