PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão - Seringa

3 participantes

Ir para baixo

Pressão - Seringa Empty Pressão - Seringa

Mensagem por Eduardo Sicale Dom 28 Mar 2010, 11:36

Considerar uma seringa (de injeção), cujo diâmetro interno é de 1 cm, dotada de um pistão de mesmo diâmetro que pode se deslocar no seu interior, sem atrito. Se a seringa contém um líquido que deve ser injetado, qual será a força mínima que deve ser exercida no pistão, ao longo do eixo do cilindro, para que o líquido saia através da agulha? Admitir que ao nível da agulha exista uma pressão de 2*(10)^5 pascals com relação à pressão atmosférica. Calcular o trabalho que deve ser realizado para injetar 10 cm³ do líquido. Dar a resposta no SI.

Respostas: o livro diz 15,7 N e 200 J, mas eu encontrei 15,7 N e 2,0 J.

Obrigado !!!
Eduardo Sicale
Eduardo Sicale
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 692
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 56
Localização : Diadema/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - Seringa Empty Re: Pressão - Seringa

Mensagem por Euclides Dom 28 Mar 2010, 12:26

Olá Eduardo,



O resultado deve ser 2,0 J mesmo.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - Seringa Empty Re: Pressão - Seringa

Mensagem por Elcioschin Dom 28 Mar 2010, 12:47

Eduardo

Concordo contigo e com o Euclides

Fiz uma pequena correção no seu enunciado no plural da unidade pascal. O correto é pascals (e não pascais).

O motivo é o seguinte:

As unidadesdo SI são internacionais, muitas delas com nomes estrangeiros, principalmente de cientistas.
O plural de nomes internacionais é feito apenas acrescentando-se a letra s no final das palavras.

Assim temos por exemplo os plurais corretos: volts, henrys, pascals, decibels, becquerels, etc
Note que todas as unidades citadas são derivadas de nomes de cientistas famosos: Alexandre Volta, Joseph Henry, Blaise Pascal, Alexander Graham Bell e Antoine Henri Bcquerel.

Portanto, para as unidades derivadas de nomes interacionais não valem as regras gramaticais da língua portuguesa tais como:

pardal/pardais, coronel/coronéis, etc.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71437
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - Seringa Empty Re: Pressão - Seringa

Mensagem por Eduardo Sicale Dom 28 Mar 2010, 14:19

Obrigado Elcioschin e obrigado Euclides. Quanto aos comentários de Elcioschin, realmente cometi um erro ao copiar o texto do livro, que está certo. A chamada foi boa, pois cometi esse erro sem perceber, e espero não cometer mais. Mais uma vez, muito obrigado pelas boas dicas que tenho recebido nesse fórum. Abraços a todos !!!
Eduardo Sicale
Eduardo Sicale
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 692
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 56
Localização : Diadema/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - Seringa Empty Re: Pressão - Seringa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos