PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM - Intensidade das ondas

2 participantes

Ir para baixo

ENEM - Intensidade das ondas Empty ENEM - Intensidade das ondas

Mensagem por tkueda Ter 08 Out 2013, 19:41

O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnéticos. Uma das mais empregadas invenções nessa área são os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmissão de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles é operado entre as frequências de 800 MHz e 900 MHz e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. Já a tecnologia GSM, ocupa a frequência de 1.800 MHz.
Considerando que a intensidade de transmissão e o nível de recepção “celular” sejam os mesmos para as tecnologias de transmissão TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em consideração apenas o número de antenas em uma região, ele deverá escolher:

a) a tecnologia GSM, pois é a que opera com ondas de maior comprimento de onda. 
 
b) a tecnologia TDMA/CDMA, pois é a que apresenta Efeito Doppler mais pronunciado.   
c) a tecnologia GSM, pois é a que utiliza ondas que se propagam com maior velocidade.   
d) qualquer uma das duas, pois as diferenças nas frequências são compensadas pelas diferenças nos comprimentos de onda.  

e) qualquer uma das duas, pois nesse caso as intensidades decaem igualmente da mesma forma, independentemente da frequência.   

Gabarito: E

Eu fiquei em duvida entre a letra D e a letra E. Mas eu nao marquei a E porque eu pensei que a intensidade de quem tem maior frequencia decaia mais lentamente.
Pois nao é assim que ocorre com as ondas de radio? Em uma estrada de viagem, a rádio que 'sobrevive' por mais tempo é aquela que possui a maior frequencia

Pq esse raciocínio nao se aplica a essa questao? Eu ja vi a resolução e ela mostra uma formula que envolve potencia do aparelho.. mas qual o motivo da intensidade decair de maneira igual em casos de diferentes frequencias? E pq com as ondas de rádio isso nao ocorre?

tkueda
Jedi
Jedi

Mensagens : 253
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 30
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM - Intensidade das ondas Empty Re: ENEM - Intensidade das ondas

Mensagem por MuriloTri Ter 08 Out 2013, 19:54

Você está confundindo alguns conceitos, creio que você esteja pensando nisso:
"como as ondas não mudaram de meio, se propagaram com a mesma velocidade e como são ondas eletromagnéticas, velocidades muito próximas a da luz no vácuo.

V1 = V2

Lambida1.Frequência1 = Lambida2.Frequência2."


Entretanto, ele não está abordando isso, ele está falando de Intensidade de ondas eletromagnéticas, que independe da frequência.

Que é dada pela fórmula

I = (Potência da Fonte)/(4.pi.r²)

Obs.: As ondas decaemm igualmente.
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM - Intensidade das ondas Empty Re: ENEM - Intensidade das ondas

Mensagem por tkueda Ter 08 Out 2013, 20:37

Ok, entendi. Mas entao o fato da estação de radio que tem maior frequencia durar mais tempo quando estamos saindo da cidade tem a ver com o que? Nao tem a ver com a intensidade da onda?

Nao sei se eu fui claro. Estou querendo dizer o seguinte: quando estamos na estrada nos afastando da cidade, as estações de radio começam a falhar (isso é perda de intensidade das ondas, nao é?). E quanto maior a frequencia de uma estação, mais ela demora para começar a falhar..

O fato do radio começar a falhar tem a ver com decaimento da intensidade de ondas eletromagneticas?

Ou intensidade de ondas eletromagneticas e distancia maxima que elas alcançam sao coisas totalmente diferentes? Será que é essa minha confusao?

tkueda
Jedi
Jedi

Mensagens : 253
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 30
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM - Intensidade das ondas Empty Re: ENEM - Intensidade das ondas

Mensagem por MuriloTri Ter 08 Out 2013, 20:57

As ondas vão se difundir e se propagar pelo ar, entretendo essas falhas são influenciadas por alguns fatores, como as barreiras geográficas (Prédios e montanhas) e a própria propagação da onda na qual, o sinal vai ficando mais fraco quando você vai se afastando da região de alcance das torres de transmissões.



Spoiler:

Nesse artigo explica tudo, todas as formas existentes já usadas de propagação de ondas de rádio, porque existem ruídos, interferências o que pode causar isso, explicado de maneira mais completa com imagens:

(...)
Da um control+F e vai pra 
Fatores de Degradação do Sinal

http://www.geocities.ws/lenildo.geo/propagation.htm
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM - Intensidade das ondas Empty Re: ENEM - Intensidade das ondas

Mensagem por tkueda Qui 10 Out 2013, 19:22

Obrigado murilo! Desculpe a demora para responder

"o sinal vai ficando mais fraco quando você vai se afastando da região de alcance das torres de transmissões"

Nessa sua frase, o sinal vai ficando mais fraco porque a Intensidade das ondas eletromagneticas vai caindo?

ou a Intensidade que a questao abordou nao tem nada a ver com o alcance das ondas?

tkueda
Jedi
Jedi

Mensagens : 253
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 30
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM - Intensidade das ondas Empty Re: ENEM - Intensidade das ondas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos