PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma dúvida sobre o curso de física

5 participantes

Ir para baixo

Uma dúvida sobre o curso de física Empty Uma dúvida sobre o curso de física

Mensagem por Rafasza Dom 15 Set 2013, 20:14

Professor Euclides empurrei o ensino médio na barriga, logo, de física eu só tenho a vontade haha. Da pra fazer bacharelado ou licenciatura? Ainda q o esforço seja maior, o curso te passa os conceitos desde o básico ou a falta de base torna inviável, e talvez deva estudar + 1 ano pra entrar? (falo isso pq o vestibular, pela falta de procura, é relativamente fácil de entrar, então a preocupação é só com a bagagem ausente).

Tb gostaria de saber se as matérias em comum no bacharelado e na licenciatura são tratadas da mesma forma, ou exigem mais no bacharelado. Grato se puder colaborar (ou qlquer outro) Vlw. =)
Rafasza
Rafasza
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Uma dúvida sobre o curso de física Empty Re: Uma dúvida sobre o curso de física

Mensagem por Euclides Dom 15 Set 2013, 20:34

Não conheço a diferença de grade entre o bacharelado e a licenciatura.

Professores de curso superior lidam com adultos e não se preocupam em suprir deficiências deste ou daquele aluno. O aluno de curso superior tem que cuidar de si, sozinho. Um curso "fácil de entrar" e difícil para sair...

O curso de física exige bases sólidas em matemática e física do segundo grau.

Tem certeza de que quer ser físico ou professor de física para o segundo grau? É essa a diferença entre bacharelado e licenciatura.

De qualquer modo, você terá de estudar muito, antes ou depois de entrar. Pegar uma "dependência" não impede o aluno de prosseguir (exceto nas matérias em que a dependência é pré-requisito), porém estar nessa condição deixa o aluno sozinho, pois terá de prestar as novas provas sem aulas de reforço, estudando sozinho.

Falo de como eram as coisas na USP no meu tempo. A Giiovanna (aluna da USP) poderá dizer como funcionam as coisas hoje.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Giiovanna Dom 15 Set 2013, 20:48

É mestre Euclides, falou tudo: 
"Um curso "fácil de entrar" e difícil para sair". Na verdade, eu completo: difícil de sair formado, pois da minha turma de 50 pessoas não é difícil estimar que metade desistiu do curso. Bom, em cálculo II, temos 18 inscritos, sendo que nem todos são da minha turma. Há muita reprovação também.

Apesar de não cursar física, curso bacharelado em matemática aplicada e sei que é tão puxado quanto a física. Ainda, na matemática, temos que lidar com o excessivo rigor matemático.

Para cursar física, você além de gostar de física vai ter que gostar muito de matemática. Na verdade, de exatas em geral.

Os professores, de fato, não estão preocupados se você tem ou não base no ensino médio, eles vão embora. Se você tiver sorte, um professor ainda pode revisar algma coisa  talvez no seu primeiro dia de aula. E não mais que isso, eu pelo menos não tive mais que isso.

Bom, digo que é bem difícil de acompanhar sem uma base. Eu não tive muita base em probabilidade e estatística e tive que terminar 3 livros de exercícios para acompanhar as aulas. Eu consegui e até fechei com uma nota muito boa, mas eu diria que gastei pelo menos metade do meu tempo estudando probabilidade básica, sendo que eu estudo rigorosamente todos os dias.

Não vou falar para não cursar por que você não tem uma base excelente, mas faculdades públicas boas vão cobrar a matéria do ensino médio como o ABC, e você vai ter que se virar. Eles cobram muito autonomia. Dá pra seguir, e se você for disciplinado conseguirá suprir sua necessidade com o tempo. 

Nos primeiros semestres, pelo menos na usp, na física e na matemática, as matérias geralmente são "em cadeia", ou seja, uma é pré-requisito da outra e muitas são oferecidas uma vez por ano. Assim, você vai acabar atrasando toda a sua grade, vai ter que ver combinação de horários se reprovar em alguma coisa e vai te dar um pouco de trabalho. 

Enfim, não deixe de prestar e vá em frente. Tente acompanhar, mas te garanto que não vai ser muito fácil, eles atropelam, realmente, a matéria do ensino médio.

Se está com dúvidas sobre a grade, te passarei a da USP:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É isso Smile 
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Rafasza Dom 15 Set 2013, 21:02

Huum...Acho que entendi. Mas é viável então, ainda q mais trabalhoso certo?! Talvez com um Ramalho e um paiva no criado mudo rsrs.

Mas diria que isso é suficiente? Ou essa base sólida que o professor falou te exige conhecimentos tipo, nível ITA O.o
Rafasza
Rafasza
Iniciante

Mensagem por Euclides Dom 15 Set 2013, 21:18

Não, nada nível ITA ou IME, mas um bom e sólido nível médio. Lá dentro as coisas são outras. Você verá muita gente "levar na flauta". Não viaje com eles. Eles não concluirão a jornada.

Dá prá levar o nível médio estudando pouco e colando muito. No curso superior isso não funciona, mesmo porque não tem cabimento tornar-se um físico graduado que não sabe nada, ou quase nada. Você vai viver disso.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Giiovanna Dom 15 Set 2013, 22:02

Falou tudo, Euclides.

Sim, é viável, mas você vai sofrer um pouquinho. Mas nada que você não consiga, é só a matéria do ensino médio que, de uma forma ou de outra, você já viu
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por denisrocha Dom 15 Set 2013, 22:34

Eu vi que você escreveu sobre estudar um ano antes de entrar. No seu caso, eu faria isso sem peso na consciência. 
No curso, você vai com certeza apanhar pra acompanhar se não tiver uma base boa. Penso que seria muito mais proveitoso você entrar no curso já com a segurança de saber que pode acompanhar o que os professores passam. Fora que é uma chance (e das grandes) de desmotivação a menos.
Seria muito bom mesmo se você guardasse esse ano ai e estudasse (intensamente) os conceitos ensinados no ensino médio. E ah, digo mais: se guardar esse ano pra embasar, a probabilidade de você já sair com uma mente mais aberta sobre o que escolher (na verdade, se decidir se é isso que quer ou não) vai ser muito maior.
denisrocha
denisrocha
Fera
Fera

Mensagem por Giiovanna Seg 16 Set 2013, 08:22

Concordo, Denis Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Gabriel Rodrigues Seg 16 Set 2013, 09:17

Rafasza escreveu:Huum...Acho que entendi. Mas é viável então, ainda q mais trabalhoso certo?! Talvez com um Ramalho e um paiva no criado mudo rsrs.
Se você ainda não tem base e física e matemática, eu pelo menos não recomendo Ramalho e Paiva. Também comecei a estudar mais sério esse ano e achei difícil "pegar no tranco" com esses dois. Eu acho melhor Villas Boas (tópicos de física) e Iezzi (fundamentos de matemática elementar), pois eles são mais didáticos e é fácil e divertido de acompanhar. Depois, lá pro fim do ano, pegue o Halliday e uns do Morgado... 
Bom, não sei, isso vai de cada um. É só um conselho Smile 

E se você for ficar um ano estudando sozinho, após terminar a escola, terá que ter muuuita força de vontade pra não desistir. Mas você consegue, pois estudar exatas é muito dinâmico e não cansa. 
Boa sorte Very Happy

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo