PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Arranjos

2 participantes

Ir para baixo

Arranjos Empty Arranjos

Mensagem por Foxx Sáb 07 Set 2013, 14:47

1 - Usando-se apenas os algarismos 1, 3, 5, 7 e 9, quantos números com 3 algarismos podem ser montados ?

A resposta é 60.
 

A=A(m,p)=m!/(m-p)!, m=5, p=3
Resposta: A=5!/(5 - 3 )! = 5!/2!= 60

ou também ...5 x 4 x 3 = = 60



2 - Dados os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 determine quantos números naturais podemos formar com três algarismos?

Resposta : 7 x 7 x 7 = 343


3 - Dados os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, determine quantos números naturais podemos formar com três algarismos
distintos.

RespostA : 6 X 5 X 4 = 120

. Minha dúvida é em relação a 1. 

. A 2 e a 3 coloquei para melhor explanação da  minha pergunta.
. Na 2 e na 3 a diferença entre elas, que a 3 fala em 3 algarismos distintos, então não se repetem os algarismos...6 X 5 X 4 = 120...ok.
. A 2 fala em números naturais e não menciona nada sobre distintos...então pode-se repetir os algarismos   = 7 x 7 x 7 = 343....ok...entendi as duas.


Agora vem a dúvida:
. A 1 não fala nada sobre os algarismos serem distintos, porém a resolução foi como se fossem. Quando eu li a questão eu resolvi como se pudesse repetir os algarismos  = 5 x 5 x 5 = 125, e a resposta foi resolução em fatorial como esta lá .....como se a questão mencionasse algarismos distintos =  5 x 4 x 3 = 60.

. "....quantos números com 3 algarismos podem ser montados ? ", como menciona a questão, entendi que poderia usar os números oferecidos sem restrição alguma, até repeti-los eu poderia....tipo : 11135.....11357...11337.........formar qualquer número a partir dos números oferecidos e não foi bem assim.


Como diferenciar isso ? Porque interpretei errado ? A palavra " montados " no final da questão influencia na interpretação ?


Se alguém puder me explicar agradeceria, mas tenta explicar como se eu tivesse 8 anos de idade, 0k ?

Foxx
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/09/2013
Idade : 58
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Arranjos Empty Re: Arranjos

Mensagem por Gabriel Rodrigues Sex 13 Set 2013, 10:09

O enunciado não foi claro o bastante. Do jeito que está, dá mesmo a entender que eles não precisam ser distintos dois a dois.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos