PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFMG analise combinatoria

2 participantes

Ir para baixo

UFMG analise combinatoria Empty UFMG analise combinatoria

Mensagem por mathus212 Dom 25 Ago 2013, 17:38

(UFMG) Uma escola possui 10 professores que lecionam somente pela manhã, 8 que lecionam somente à tarde e 5 que lecionam somente à noite. Deseja-se constituir uma comissão de 4 professores dessa escola.

b) Das formas possíveis, em quantas não havera professor que leciona pela manha ?

c) Das formas possíveis, em quantas não haverá professor que leciona a tarde ?

d) Das formas possíveis, em quantas haverá, pelo menos, um professor que leciona pela manhã e, pelo menos, um professor que leciona a tarde?

Muito obrigado.

mathus212
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 29
Localização : dasdas

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG analise combinatoria Empty Re: UFMG analise combinatoria

Mensagem por Giiovanna Dom 25 Ago 2013, 20:53

b) Temos que escolher 4 professores. Para não escolhermos um que leciona pela manhã, devemos:

1) 4 professor que lecionam a noite
ou
2) 4 professores que lecionam a tarde
ou 
3) 3 professores que lecionam a noite e um a tarde
ou
4) 2 professores que lecionam a noite e 2 a tarde
ou 
5) 1 professor que leciona a noite e 3 a tarde

Basta formar as 5 comissões possîveis e somar. Utilize combinações.

c) Análogo ao caso anterior

d) Já sabemos as que NÃO há professor que leciona ade manhã e a que não há professores que lecionam a tarde, Basta então:

1) Contar o número de maneiras que podemos formar as comissões (no total, teremos C_{23,4}) e subtrair os casos da letra B

2) A mesma coisa, só que subtrair a letra C

Até Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos