Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Distribuição de probabilidades

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Distribuição de probabilidades Empty Distribuição de probabilidades

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qua 07 Ago 2013, 17:11

Seja E = {K,C} o espaço amostral do lançamento de uma moeda. É correta a distribuição de probabilidades P(K) = 0,1 e P(C) = 0,9? 
(Lance uma moeda 100 vezes, calcule a frequência relativa do evento cara e verifique se essa distribuição é compatível com a realidade).

Gabarito: A distribuição é correta.

A distribuição pode até ser correta, pois obedece a definição (cada evento elementar tem probabilidade entre 0 e 1 e a soma de todos eles resulta em 1).

No entanto , não é coerente, é? Se realizarmos o experimento muitas vezes nas mesmas condições, a frequência relativa do evento cara tende a se estabilizar em 0,5 (por questões de simetria), não em 0,9. 

Ou estou equivocado?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Ir para o topo Ir para baixo

Distribuição de probabilidades Empty Re: Distribuição de probabilidades

Mensagem por Giiovanna Dom 11 Ago 2013, 17:41

O que seria ser coerente? Você diz pensando no "nosso mundo real"? Pois estamos falando de uma moeda que, no nosso conceito, seria viciada, e não entendi por que deveria se estabilizar em 1/2

Poderiamos pensar em um dado com 10 faces, em que temos 9 faces com a letra C e uma com a letra K. Se considerarmos equiprovável, teriamos exatamente aquela distribuição, não?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 11 Ago 2013, 17:45

Como chegou a conclusão de que a moeda é viciada? Acredito que a moeda seja comum, com uma cara e uma coroa. Achava que, por questões de simetria, para um número grande de lançamentos, a frequência relativa de cada lado deveria se estabilizar em 1/2, não?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Giiovanna Dom 11 Ago 2013, 17:49

Seria viciada no nosso conceito de moeda honesta ou não. Quando falamos moeda "honesta", geralmente consideramos que cada face tem probabilidade 1/2 de sair para cima ou para baixo. Ou seja, o evento cara é equiprovável ao evento coroa.
Se quisermos algo mais parecido com o que veriamos no dia a dia, mude para o exemplo do "dado" com faces equiprováveis,

Mas ainda não entendi isso da frequência. Vou dar uma lida em algo sobre isso e já volto com um ponto de vista
Razz Mas me pareceu até coerente o que você disse mas, ao meu ver, isso deveria acontecer só se a probabilidade de sair cara fosse igual a decoroa. Bom, não sei.

Última edição por Giiovanna em Dom 11 Ago 2013, 17:55, editado 1 vez(es)
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Giiovanna Dom 11 Ago 2013, 17:51

Aliás, qual o conceito de "compatível com a realidade"? Shocked
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 11 Ago 2013, 18:22

Se aceitarmos que a distribuição de probabilidades sobre o espaço amostral da moeda for realmente a do enunciado, então concordo com você: a moeda está viciada. 

Porém, se você pegar uma moeda (não viciada, até porque nem sei se tem moeda viciada Razz) agora e jogar. Qual a probabilidade esperada para K e C? Eu diria 1/2 para cada, mas não sei...

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 11 Ago 2013, 18:26

É porque eu estava lendo sobre o assunto e, segundo o FME, há dois aspectos que dizem se uma distribuição de probabilidades sobre um espaço amostral é correta ou não:

- A soma das probabilidades de todos os eventos elementares do espaço amostral deve ser 1;
- cada uma dessas probabilidades deve estar entre 0 e 1.

E depois ele diz que é necessário o "bom senso" para distribuir essas probabilidades. Não sei se essa distribuição de 0,9 e 1 está de acordo com o bom senso, apesar de estar matematicamente correta. 

Bom, há algumas experiências registradas de uma moeda que foi lançada aproximadamente 4000 vezes e foi observado cara em algo próximo de 2000 vezes. (essa frequência relativa que se estabiliza em torno de um valor quando o experimento aleatório é realizado muitas vezes, é a probabilidade.. eu acho)

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Giiovanna Dom 11 Ago 2013, 18:43

Sim Gabriel, esse é o ponto, a nossa moeda do problema não é honesta, então não podemos contar com o "bom senso". Matematicamente, a distribuição é correta, por mais caótico que pareça ser.

É por que pensamos no nosso mundo, em que as moedas caem cm cara virada para cima aproximadamente na metade dos lançamentos. Eu entendo que a gente reluta em aceitar coisas que não parecem que fazem sentido para a nossa intuição.

Lembro-me de um problema que o professor passou esse ano falando de probabilidade condicional: Uma família possui dois filhos. Sabendo que um deles é homem, qual a probabilidade de que o outro também seja? Bom, eu não teria nenhum problema de responder 1/2, mas a resposta é 1/3. 

Um jeito de fazer a tal "moeda viciada" seria lançar aquele dado de 10 lados, em que os números de 1 à 9 representam cara e o número 10, coroa. Se considerarmos cada face equiprovável, parece fazer bem mais sentido agora.

Sim, essa frequência relativa é isso mesmo. Essa é uma abordagem que se chama frequentista em probabilidade:

Jogo a moeda uma vez e cai cara. Ai suponho que a probabilidade de cara é 1.
Da segunda vez, cai coroa, da terceira cara... E para um número muito grande, essas probabilidsdes se agrupam na linha do 1/2
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 11 Ago 2013, 19:07

@Giiovanna escreveu:Sim Gabriel, esse é o ponto, a nossa moeda do problema não é honesta, então não podemos contar com o "bom senso". Matematicamente, a distribuição é correta, por mais caótico que pareça ser.

É por que pensamos no nosso mundo, em que as moedas caem cm cara virada para cima aproximadamente na metade dos lançamentos. Eu entendo que a gente reluta em aceitar coisas que não parecem que fazem sentido para a nossa intuição.

Lembro-me de um problema que o professor passou esse ano falando de probabilidade condicional: Uma família possui dois filhos. Sabendo que um deles é homem, qual a probabilidade de que o outro também seja? Bom, eu não teria nenhum problema de responder 1/2, mas a resposta é 1/3. 

Um jeito de fazer a tal "moeda viciada" seria lançar aquele dado de 10 lados, em que os números de 1 à 9 representam cara e o número 10, coroa. Se considerarmos cada face equiprovável, parece fazer bem mais sentido agora.

Sim, essa frequência relativa é isso mesmo. Essa é uma abordagem que se chama frequentista em probabilidade:

Jogo a moeda uma vez e cai cara. Ai suponho que a probabilidade de cara é 1.
Da segunda vez, cai coroa, da terceira cara... E para um número muito grande, essas probabilidsdes se agrupam na linha do 1/2
Ainda não compreendo porque a moeda não é honesta. O enunciado não diz que a distribuição é exatamente essa, apenas pergunta se essa distribuição é correta...

Então se ela fosse honesta, não seria coerente ou seria?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Giiovanna Dom 11 Ago 2013, 19:16

Supondo que a moeda tenha essas probabilidades e tal distribuição, o que é possível segundo o que você disse, ela não é honesta.

Se ela fosse honesta, segundo o que definimos como moeda honesta, não seria coerente que ela tivesse tais probabilidades.

Mas como eu disse, não se se a frequência relativa tende a se estabilizar em 1/2 ou algo do tipo, tal como uma moeda honesta. Aliás, não entendo o que o enunciado quer dizer com condizente com a realidade. Isso é muito genérico.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo