PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fóton

2 participantes

Ir para baixo

Fóton Empty Fóton

Mensagem por B. Bechis Sáb 13 Jul 2013, 11:28

alguém pode me ajudar?
Considere uma luz monocromática incidindo sobre um filme fotográfico. Os fotons incidentes serão registrados se tiverem energia suficiente para dissociar uma molécula de AgBr desse filme. A energia mínima necessária para isso é aproximadamente igual a 0,60 eV. Determine o maior comprimento da onda da luz que pode ser registrado. Em que região do espectro estará este comprimento de onda?

B. Bechis
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 28
Localização : belém

Ir para o topo Ir para baixo

Fóton Empty Re: Fóton

Mensagem por Thiago Lira Qui 09 Jan 2014, 22:28

Para solucionar tal questão, a equação derivada do efeito fotoelétrico para a determinação da função trabalho pode ser utilizada:

Fóton Ntq

Na qual a função trabalho é igual ao produto da constante de Planck h com a velocidade da luz c sobre a frequência máxima da radiação. Substituindo pelas informações fornecidas no enunciado da questão:

Fóton Qmk

Fóton Mdi9

A maioria dos átomos possui como valor da função trabalho um número entre dois e cinco (observemos o potássio e o alumínio, que exigem como frequência máxima para liberação de elétrons, respectivamente, 540 e 310 nm), e, com isso, são facilmente ionizáveis em luz visível. Já átomos e moléculas dotadas números pequenos em suas funções de trabalho necessitam de frequências (comprimentos de onda) elevados para liberarem elétrons ou serem decompostas.
Neste caso, 2067 nm é um comprimento de onda elevado se comparado com a luz visível e é encontrado apenas na região além do vermelho no espectro eletromagnético, ou seja, na região do infravermelho.

Isto é o que o meu conhecimento, como estudante do ensino fundamental, pode afirmar. Acredito que a resposta (com o uso da equação fotoelétrica) esteja correta, porém não tenho certeza absoluta. Caso minha resposta esteja incoerente com a realidade proposta pela Física, por favor, corrijam-me.
Thiago Lira
Thiago Lira
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 26/12/2013
Idade : 23
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Fóton Empty Re: Fóton

Mensagem por B. Bechis Dom 16 Mar 2014, 17:22

um obgd atrasado Wink

B. Bechis
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 28
Localização : belém

Ir para o topo Ir para baixo

Fóton Empty Re: Fóton

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos