Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

regra do octeto

+2
Matheus Fillipe
88sude
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

regra do octeto - Página 2 Empty regra do octeto

Mensagem por 88sude Qua 10 Jul 2013, 13:12

Relembrando a primeira mensagem :

(Cesgranrio-RJ) Das espécies quimicas abaixo, indique aquela que não obedece a regra do octeto.
a)MgBr2
b)AlCl3
c)CO2
d)NaCl
e)SO2
gab. : b

Ao analisar as alternativas tive como primeiro palpite que a correta era a opção "e", mas pesquisando vi que o enxofre realiza uma ligação dativa com 1 dos oxigênios e outra dupla com o outro. Quando vi que o gabarito era "b" fiquei confuso, já que para mim o aluminio, cátion de carga 3+, se junta ao cloro, ânion de carga -, por uma simples ligação iônica, completando o o octeto de valência, mas porquê eu estou errado?:scratch: 
obrigado desde já !Wink
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto - Página 2 Empty Re: regra do octeto

Mensagem por felipeomestre123 Seg 18 Out 2021, 11:42

@Lucasdeltafisica escreveu:O aluminio sendo um metal, e o Cloro ametal, a ligação não deveria ser íonica??
Nem sempre podemos generalizar as ligações por metalxmetal, metalxametal, ametalxametal

Uma regra suficientemente boa para determinar é a diferença de eletronegatividade dos dois átomos. 

Temos a seguinte fórmula:

[latex]0< |E_{1}-E_{2}|< 1,7[/latex]
Esse é o intervalo que corresponde às ligações covalentes. Se passar de 1,7, a ligação será iônica. 

No caso, serve, porque a diferença de eletronegatividade dos elementos é de 1,55, o que vai de acordo com o previsto. 

Coisas ensinadas no Ensino Médio que, apesar de fundamentais, nem sempre dão certo:

Regra do octeto
ligações químicas por grupos da tabela periódica

Obs. A única exceção é o HF, que passa de 1,7, mas, ainda sim, é covalente.
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

Permissões neste fórum