PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafios brasileiros: segurança pública

3 participantes

Ir para baixo

Desafios brasileiros: segurança pública Empty Desafios brasileiros: segurança pública

Mensagem por Rock6446 Qui 04 Jul 2013, 22:06

Brasil e criminalidade

No Brasil, a violência e a criminalidade têm aumentado a cada ano. Os brasileiros sentem-se cada vez mais inseguros, nas ruas e, também, em suas casas. Muitos bandidos não estão sendo presos por terem cometido seus crimes. Cabe, então, ao governo, analisar urgentemente a questão da segurança pública.

Constantemente, a mídia mostra casos de crimes extremamente violentos e revoltantes à população. São assaltos, arrastões, sequestros e assassinatos. O número de menores de idade que entram para a criminalidade vem crescendo ao longo dos anos. Recentemente, uma dentista foi queimada viva em seu escritório, e entre os assassinos, um tinha menos de dezoito anos. Junto com a incidência e a brutalidade de tais delitos, o sentimento de insegurança da população tem aumentado.

Para aumentar a preocupação dos brasileiros, a impunidade vem crescendo. Grande parte dos criminosos sequer é presa, ou então passam pouco tempo na cadeia, e logo são soltos, podendo assim cometer mais crimes. Além do fato de que o sistema penitenciário brasileiro é precário e ineficiente. Os detentos ficam sob más condições, como celas pequenas e nenhuma higiene. Eles também são marginalizados entre si e pelos guardas. Dessa forma, a pessoa acaba saindo da cadeia ainda mais violenta e com raiva da sociedade, decidida a cometer mais delitos. A cadeia acaba se tornando "escola do crime".

É preciso, por parte do governo, de uma série de medidas. As penitenciárias precisam passar por uma grande reforma, tanto em suas infraestruturas como em seus planejamentos de ressocialização do indivíduo que cometeu uma infração. Os detentos poderiam passar a estudar e a trabalhar, bem como realizar ações comunitárias. Dessa forma, o detento passaria a contribuir com o país. Também é necessário uma mudança no sistema judiciário, para que a impunidade acabe. Os jovens precisam ser o foco da sociedade: devem ser estimulados a praticar esportes, receber uma boa relação familiar e, principalmente, receber uma boa educação escolar, recebendo assim uma consciência sobre si, a sociedade, a realidade e sobre seus deveres como futuro cidadão. Assim, o adolescente se livraria das más influências. Com tais medidas, a população poderia voltar sentir-se mais segura nas ruas e em casa.
Rock6446
Rock6446
Jedi
Jedi

Mensagens : 242
Data de inscrição : 26/05/2012
Idade : 29
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios brasileiros: segurança pública Empty Re: Desafios brasileiros: segurança pública

Mensagem por Leonardo Sueiro Qui 04 Jul 2013, 23:23

O texto está no feijão com arroz, bem tímido, mas possui uma boa coesão.

Você poderia ter dedicado um parágrafo que não o último para tratar das propostas de intervenção. 
 No último parágrafo, o ideal é que a ideia central do texto seja sintetizada em uma conclusão.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios brasileiros: segurança pública Empty Re: Desafios brasileiros: segurança pública

Mensagem por Rock6446 Qui 04 Jul 2013, 23:32

Obrigado pela sua análise. Eu sinto um pouco de dificuldades em criar uma boa redação, não sei sair dessa timidez que você falou. Creio que quase todas que eu já fiz foram sempre médias.
Rock6446
Rock6446
Jedi
Jedi

Mensagens : 242
Data de inscrição : 26/05/2012
Idade : 29
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios brasileiros: segurança pública Empty Re: Desafios brasileiros: segurança pública

Mensagem por Euclides Qui 04 Jul 2013, 23:49

Rock6446 escreveu:Obrigado pela sua análise. Eu sinto um pouco de dificuldades em criar uma boa redação, não sei sair dessa timidez que você falou. Creio que quase todas que eu já fiz foram sempre médias.
A hora e a oportunidade de arriscar e ousar é esta. Comece escrevendo mais livremente (solte a mão) sobre temas em que se sinta mais à vontade para ir ganhando soltura e desembaraço.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios brasileiros: segurança pública Empty Re: Desafios brasileiros: segurança pública

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos