Questão Mackenzie - Estática
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Questão Mackenzie - Estática
Olá pessoal! Nem me apresentei, mas sou a Tati, tenho 17 anos e moro em Pouso Alegre, sul de minas. Prestei FUVEST pra química o ano passado, fui pra segunda fase e dela não passei ( ), mas se Deus quiser esse ano vai ser diferente *-* (OU NÃO /DEPRESSÃO). Vou tentar ajudar com o pouco que sei e espero que vocês me ajudem também, porque sempre estarei por aqui!
Essa questão da Mackenzie me deixou meio encabulada... Pra falar a verdade essa matéria de equilíbrio de ponto material não entendi muito não '-'
(MACKENZIE-SP) Uma esfera pesando P=50N está apoiada numa parede sem atrito e mantida nessa posição por um plano inclinado também sem atrito, que forma um ângulo de 60º com o plano horizontal. Podemos afirmar que as intensidades de N e F valem, respectivamente
Imagem:
Essa questão da Mackenzie me deixou meio encabulada... Pra falar a verdade essa matéria de equilíbrio de ponto material não entendi muito não '-'
(MACKENZIE-SP) Uma esfera pesando P=50N está apoiada numa parede sem atrito e mantida nessa posição por um plano inclinado também sem atrito, que forma um ângulo de 60º com o plano horizontal. Podemos afirmar que as intensidades de N e F valem, respectivamente
Imagem:
- Spoiler:
- https://2img.net/r/ihimg/scaled/thumb/827/em5t.png
a) N=50"raiz de 3"N e F=100N
b) N=100"raiz de 3"N e F=150N
c) N=500N e F=200"raiz de três"N
d) N=100N e F= 50"raiz de três"N
Muito obrigada!
Taati29- Iniciante
Micael Moreira de Sousa gosta desta mensagem
Re: Questão Mackenzie - Estática
Olá Tati, seja bem-vinda . A Normal forma um ângulo de 30º com a horizontal (veja a figura) , entao no equilíbrio horizontal temos: Ncos30º = F
e na vertical : Nsen30º = P ∴ N = 50/0,5 = 100 N
F = 100.(√3/2) = 50√3 N , letra d.
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Luck escreveu:Olá Tati, seja bem-vinda . A Normal forma um ângulo de 30º com a horizontal (veja a figura) , entao no equilíbrio horizontal temos: Ncos30º = F
Muito obrigada!
Só não entendi a parte do equilíbrio vertical... eu usei 60º, por ser o ângulo contrário (aliás, tem algum link por aqui que explique essa matéria? São tantos modos de resolução que tô confundindo tudo)
Taati29- Iniciante
Taati29 escreveu:Luck escreveu:Olá Tati, seja bem-vinda . A Normal forma um ângulo de 30º com a horizontal (veja a figura) , entao no equilíbrio horizontal temos: Ncos30º = F
Muito obrigada!
Só não entendi a parte do equilíbrio vertical... eu usei 60º, por ser o ângulo contrário (aliás, tem algum link por aqui que explique essa matéria? São tantos modos de resolução que tô confundindo tudo)
Sua dúvida entao está na parte geométrica do problema.. veja o desenho :
Quanto à material visite a área ' dicas de material didático' do fórum, qualquer dúvida fala..
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Aaaah, agora clareou! Muito obrigada mesmo
Taati29- Iniciante