PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc

2 participantes

Ir para baixo

[Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc Empty [Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc

Mensagem por Leocondeuba Sex 14 Jun 2013, 19:25

Boa Noite a todos. Estava resolvendo algumas questões de Física, quando me deparei com alguma proposições que me deixaram intrigado, pois o Gabarito não batia com meus cálculos. Segue as proposições e o Gabarito:

5) Uma moto+motoqueiro de 200 kg passa no ponto mais alto de um globo da morte de raio 4 m com uma velocidade de 10m/s. A força de apoio que o globo aplica na moto é menor que 6000 N (No Gabarito diz que é falso, mas meus cálculos dão um resultado de 3000 N, o qual tornaria a proposição verdadeira).

6) Para um referencial não inercial, no rotor, a força que prende um homem ao brinquedo é a centrífuga (Essa é Verdadeira, porém não entendi o porquê)

7) A força centrípeta é uma força fictícia e é a resultante no MCU, existindo apenas nos referenciais não inerciais (Essa no Gabarito é Falsa, mas eu pensava que era verdadeira, pois não encontrei erros nessa)

8- Para um carro fazer uma curva, numa pista sem inclinação, a velocidade máxima que ele pode desenvolver é diretamente proporcional ao coeficiente de atrito da pista. (Essa é Falsa, mas a pela fórmula, penso eu, que seria verdadeira)

Leocondeuba
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 29
Localização : Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc Empty Re: [Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc

Mensagem por Euclides Sex 14 Jun 2013, 19:41



6) e 7) https://pir2.forumeiros.com/h45-forcas-de-coriolis




Leia as regras de postagem para não ter questões deletadas:

https://pir2.forumeiros.com/Regulamentos-h26.htm

VI- Deve-se postar apenas uma questão por tópico, um tópico para cada questão.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc Empty Re: [Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc

Mensagem por Leocondeuba Sex 14 Jun 2013, 22:43

Olá Euclides, obrigado por me responder. Primeiramente, desculpe-me se feri alguma regra do fórum. Bem, queria adicionar algumas coisas. Em relação à proposição 5, eu usei essa fórmula e cheguri ao resultado de 3000 N, então, estaria o Gabarito errado? A sexta alternativa, eu entendi o porquê pelo link que você enviou. A sétima alternativa não seria verdsdeira? Pois, pelo o que eu li, não há erros nessa alternativa. Por fim, a oitava eu usei essa fórmula que você postou, mas o gabarito diz que é falsa. Então, nesse caso, essa estaria errada pelo simples fato de que a velocidade não é diretamente proporcional ao coeficiente de atrito, mas sim à raiz deste! Obrigado


Última edição por Leocondeuba em Sex 14 Jun 2013, 22:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Envie antes de terminar)

Leocondeuba
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 29
Localização : Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc Empty Re: [Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc

Mensagem por Euclides Sex 14 Jun 2013, 23:58

Em sistemas não-inerciais podem ser percebidos movimentos aparentemente produzidos por forças cujas causas não são localizáveis. Essas forças só parecem existir nesses sistemas não-inerciais e por isso são chamadas de "forças fictícias", tais como as forças de Coriolis e a força centrífuga.

A força centrípeta é uma força newtoniana, cujas causas são perfeitamente identificáveis e existentes em referenciais inerciais.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc Empty Re: [Dúvida]Globo da Morte, Forças Centrífuga,etc

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos