PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana

3 participantes

Ir para baixo

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Empty Terceira lei de Newton - Macaco e roldana

Mensagem por JoaoGabriel Seg 03 Jun 2013, 14:25

Fala ae pessoal, desculpa minha ausência, tenho andado bastante enrolado na faculdade, e como me mudei para Niterói estava até semana passada sem internet. Farei o possível para ser mais assíduo daqui em diante.

Gostaria que vocês me dissessem o que acham da seguinte questão, pois apesar de parecer boba me rendeu hoje uma boa discussão!

Um macaco de 20,0 kg segura-se firmemente a uma corda leve que passa por uma polia sem atrito. Na outra extremidade da corda está preso um cacho de bananas também de 20,0 kg. Veja a figura ao lado. O macaco olha para cima e vê as bananas e começa a subir a corda para alcançá-las.

(a) À medida que o macaco sobe, as bananas sobem, descem ou permanecem em repouso?

(b) À medida que o macaco sobe, a distância entre o macaco e as bananas decresce, cresce ou permanece constante?

(c) O macaco solta-se da corda. O que acontece com a distância entre o macaco e as bananas enquanto ele está caindo?

(d) Antes de chegar ao chão, o macaco agarra-se à corda para interromper a sua queda. O que acontece com as bananas?

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Macaco
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Empty Macaco e cacho de bananas

Mensagem por Paulo Faissol Qua 12 Jun 2013, 17:54

(a) as bananas descem
(b)a distância decresce
(c)a distância permanece a mesma
(d)as bananas desaceleram quase instantaneamente até o repouso.

Paulo Faissol
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 74
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Empty Re: Terceira lei de Newton - Macaco e roldana

Mensagem por Rock6446 Qua 12 Jun 2013, 23:15

Aqui vai o que eu enxerguei e tentei fazer:

Seja

a1 = possível aceleração do macaco em relação à corda

a2 = possível aceleração do macaco em relação à Terra

a3 = possível aceleração das bananas (e da corda) em relação à Terra.

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Gif

Supondo que o macaco suba em relação à Terra: Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Gif(I)

2ª Lei de Newton no macaco:

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Gif(II)

2ª Lei de Newton nas bananas:

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Gif (III)

(II) = (III) => Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Gif(IV)

Relacionando (IV) com (I): Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Gif

a) Como a1 é diferente de zero, a2 e a3 são diferentes de zero, pelas relações encontradas acima. Logo as bananas sobem em relação à Terra.

b)Como o macaco sobe com a2 = a3 em relação à Terra, a distância entre o macaco e as bananas permanece a mesma.

c)Ambos têm o mesmo peso. Logo a distância entre eles é a mesma.

d) Simplesmente equilibram o peso, então as bananas param em relação à Terra e entram em equilíbrio.
Rock6446
Rock6446
Jedi
Jedi

Mensagens : 242
Data de inscrição : 26/05/2012
Idade : 29
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Terceira lei de Newton - Macaco e roldana Empty Re: Terceira lei de Newton - Macaco e roldana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos