PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANALISE DE TEXTO

Ir para baixo

ANALISE DE TEXTO Empty ANALISE DE TEXTO

Mensagem por Thayna Luz Dom 02 Jun 2013, 14:28

ANALISE DE TEXTO Por_17

Assinale a opção correta sobre a análise sintática do texto acima.

Escolher uma resposta.
a. As duas aparições do verbo comer (linha 03 e linha 22) têm a mesma transitividade, pois os complementos exigidos por tal verbo para que seu sentido se complete estão presentes nos períodos em questão.
b. O predicado de O sol do mês de abril tornava as coxilhas douradas (linhas 22-23) é verbo-nominal, pois apresenta dois núcleos: tornava (linha 22), que é o núcleo verbal do predicado, e douradas (linha 23), que é o predicativo do sujeito O sol do mês de abril (linha 22).
c. A expressão por grito distante de quero-quero ou de gavião espreitando a presa do alto (linhas 23-24) funciona como agente da passiva da frase em questão. O núcleo desse termo - distante (linha 23) - é modificado por três adjuntos adnominais: grito (linha 23), de quero-quero (linha 23) e de gavião (linhas 23-24).
d. Os termos capitão Teixeira (linha 18),meu amigo (linha 19) e amigo Milonga (linha 25) são vocativos, pois dirigem a frase a um destino em específico. Tal termo não se relaciona nem ao predicado nem ao sujeito e pode, inclusive, ser usado em frases nominais, ou seja, sem verbo.
e. O pronome lhe (linha 21) desempenha a função sintática de objeto direto, já que complementa um verbo transitivo direto - agradeço. Seria incorreto, portanto usar o pronome a ou o para complementar tal verbo.

Thayna Luz
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo