ANALISE DE TEXTO
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
ANALISE DE TEXTO
Assinale a opção correta sobre a análise sintática do texto acima.
Escolher uma resposta.
a. As duas aparições do verbo comer (linha 03 e linha 22) têm a mesma transitividade, pois os complementos exigidos por tal verbo para que seu sentido se complete estão presentes nos períodos em questão.
b. O predicado de O sol do mês de abril tornava as coxilhas douradas (linhas 22-23) é verbo-nominal, pois apresenta dois núcleos: tornava (linha 22), que é o núcleo verbal do predicado, e douradas (linha 23), que é o predicativo do sujeito O sol do mês de abril (linha 22).
c. A expressão por grito distante de quero-quero ou de gavião espreitando a presa do alto (linhas 23-24) funciona como agente da passiva da frase em questão. O núcleo desse termo - distante (linha 23) - é modificado por três adjuntos adnominais: grito (linha 23), de quero-quero (linha 23) e de gavião (linhas 23-24).
d. Os termos capitão Teixeira (linha 18),meu amigo (linha 19) e amigo Milonga (linha 25) são vocativos, pois dirigem a frase a um destino em específico. Tal termo não se relaciona nem ao predicado nem ao sujeito e pode, inclusive, ser usado em frases nominais, ou seja, sem verbo.
e. O pronome lhe (linha 21) desempenha a função sintática de objeto direto, já que complementa um verbo transitivo direto - agradeço. Seria incorreto, portanto usar o pronome a ou o para complementar tal verbo.
Thayna Luz- Iniciante