reação
2 participantes
Página 1 de 1
reação
Numa reação M+P -> Q+R colocam 10g de P e formam 4g de Q. Em outro momento, colocam 10g de M e formam 20g de R. Quando colocarem 5g de P irá formar quantas gramas de R?
resposta: 6g
eu nao entendi por que nao falam nada se tem reagente em excesso ou se a reação já estava balanceada
resposta: 6g
eu nao entendi por que nao falam nada se tem reagente em excesso ou se a reação já estava balanceada
Suou.- Jedi
Re: reação
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
Lembra de Lavoisier e sua lei de conservação de massas?
então:
M+P≠Q+R
temos 10y+10x=4x+20y
resolvendo 6x=10y, logo x=10 e y= 6
10.6+10.10=4.10+20.6
60 + 100 --->40 + 120
então
5g----------Rg
100g--------120 g
Resolvendo essa regra de três temos R=6g
Lembra de Lavoisier e sua lei de conservação de massas?
então:
M+P≠Q+R
temos 10y+10x=4x+20y
resolvendo 6x=10y, logo x=10 e y= 6
10.6+10.10=4.10+20.6
60 + 100 --->40 + 120
então
5g----------Rg
100g--------120 g
Resolvendo essa regra de três temos R=6g
Última edição por joaoxky em Qua 8 maio - 23:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : coloquei = no lugar de ≠)
joaoxky- Recebeu o sabre de luz
Vc pode me explicar de onde vc tirou esse x e y que vc usou ?
E outra pergunta, como dá pra saber se reação está balanceada ou não com todos os coeficientes 1 ?
E outra pergunta, como dá pra saber se reação está balanceada ou não com todos os coeficientes 1 ?
Suou.- Jedi
x e y são os coeficientes estequiométricos para que a equação ficasse balanceada, tendo a mesma massa nos reagentes e nos produtos como diz a lei de conservação de massas.
Se na reação a massa dos reagentes for diferente da massa dos produtos a equação não estará balanceada.
a equação balanceada seria 6M+10P---->10Q+6R .
Da uma lida nisso aqui q vc vai compreender melhor oque estou dizendo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%C3%A7%C3%A3o_da_massa
eu também demorei um pouco pra sacar o exercício.
qualquer duvida pergunta.
Se na reação a massa dos reagentes for diferente da massa dos produtos a equação não estará balanceada.
a equação balanceada seria 6M+10P---->10Q+6R .
Da uma lida nisso aqui q vc vai compreender melhor oque estou dizendo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%C3%A7%C3%A3o_da_massa
eu também demorei um pouco pra sacar o exercício.
qualquer duvida pergunta.
Bem, sim, a soma das massas de reagentes precisa ser igual a soma dos produtos.
Mas quando vc aplicou x e y no começo do exercicio foi porque vc sabia que a reação não estava balanceada ne? Ou vc tava na duvida se ela tava ou não balanceada?
Porque, olha:
No exercicio eles deram a massa de P e de Q. Com isso vc nao consegue aplicar lavoisier porque vc precisaria das massas dos 4 compostos juntos
Depois eles deram as massas de M e R, mas de novo não dá pra aplicar lavoisier...
Mas quando vc aplicou x e y no começo do exercicio foi porque vc sabia que a reação não estava balanceada ne? Ou vc tava na duvida se ela tava ou não balanceada?
Porque, olha:
No exercicio eles deram a massa de P e de Q. Com isso vc nao consegue aplicar lavoisier porque vc precisaria das massas dos 4 compostos juntos
Depois eles deram as massas de M e R, mas de novo não dá pra aplicar lavoisier...
Suou.- Jedi
Fiz assim...
Coloquei todos os dados na equação 10g(M) + 10g(P)-> 4g(Q) + 20g(R)(daí somei a massa dos reagentes e dos produtos, e vi que a proporção em massa dos reagentes e dos produtos não estava certa), depois eu tentei encontrar os coeficientes certos x e y para que a massa fosse igual em ambos os lados da equação.
observe que: M e R devem ser proporcionais, por isso eu multipliquei por y, assim como P e Q que multipliquei por x.
entendeu?
Coloquei todos os dados na equação 10g(M) + 10g(P)-> 4g(Q) + 20g(R)(daí somei a massa dos reagentes e dos produtos, e vi que a proporção em massa dos reagentes e dos produtos não estava certa), depois eu tentei encontrar os coeficientes certos x e y para que a massa fosse igual em ambos os lados da equação.
observe que: M e R devem ser proporcionais, por isso eu multipliquei por y, assim como P e Q que multipliquei por x.
entendeu?
NaCl+AgNO3 -> AgCl + NaNO3
reação 1 usou x g de NaCl e obteve y g de NaNO3
reação 2 usou z gramas de AgNO3 e obteve j gramas de AgCl
Então, como essa reação é 1 pra 1, x+z = y + j ?
De acordo com seu pensamento isso deve ser verdade
reação 1 usou x g de NaCl e obteve y g de NaNO3
reação 2 usou z gramas de AgNO3 e obteve j gramas de AgCl
Então, como essa reação é 1 pra 1, x+z = y + j ?
De acordo com seu pensamento isso deve ser verdade
Suou.- Jedi
x+z≠y+j assim como no exercício M+P≠Q+R , utilizei x e y para transformar isso numa igualdade.
veja: 10+10≠4+20, mas se eu multiplicar esses valores por certos coeficientes assim: 10y+10x=4x+20y eu posso transformar isso em uma igualdade como no exercicio .
resolvendo essa equação e encontrando y=6 e x=10.
10.6+10.10=4.10+20.6
veja: 10+10≠4+20, mas se eu multiplicar esses valores por certos coeficientes assim: 10y+10x=4x+20y eu posso transformar isso em uma igualdade como no exercicio .
resolvendo essa equação e encontrando y=6 e x=10.
10.6+10.10=4.10+20.6
Hmm...calma..essa questão de quimica é a questão mais dificil que eu ja tentei resolver hehe
"Coloquei todos os dados na equação 10g(M) + 10g(P)-> 4g(Q)
+ 20g(R)(daí somei a massa dos reagentes e dos produtos, e vi que a
proporção em massa dos reagentes e dos produtos não estava certa),
depois eu tentei encontrar os coeficientes certos x e y"
vc viu que a proporção de 1:1 nao estava certa ja que a soma das massas foi diferente. Isso quer dizer que se a proporção fosse 1:1 a soma seria a mesma ne?
E NaCl+AgNO3 -> AgCl + NaNO3 é proporção 1:1, entao a soma das massas deveria ser igual ne? x+z = y + j
"Coloquei todos os dados na equação 10g(M) + 10g(P)-> 4g(Q)
+ 20g(R)(daí somei a massa dos reagentes e dos produtos, e vi que a
proporção em massa dos reagentes e dos produtos não estava certa),
depois eu tentei encontrar os coeficientes certos x e y"
vc viu que a proporção de 1:1 nao estava certa ja que a soma das massas foi diferente. Isso quer dizer que se a proporção fosse 1:1 a soma seria a mesma ne?
E NaCl+AgNO3 -> AgCl + NaNO3 é proporção 1:1, entao a soma das massas deveria ser igual ne? x+z = y + j
Suou.- Jedi
"vc viu que a proporção de 1:1 nao estava certa ja que a soma das massas foi diferente. Isso quer dizer que se a proporção fosse 1:1 a soma seria a mesma ne?" Sim.
"Isso quer dizer que se a proporção fosse 1:1 a soma seria a mesma ne?
E NaCl+AgNO3 -> AgCl + NaNO3 é proporção 1:1, entao a soma das massas deveria ser igual ne? x+z = y + j"
Vamos usar a massa molar de cada substância:
NaCl(58,44 g/mol)+AgNO3(169,873 g/mol)=AgCl(143,32 g/mol)+NaNO3(84,9947 g/mol) se esses fossem os valores de massas eu poderia afirmar que x+z = y + j .
Acho que vc deve estar misturando proporção em massa com proporção em mol, são valores diferentes porem diretamente proporcionais.
Faz o exercício pensando só em proporção em massa que da certo!
"Isso quer dizer que se a proporção fosse 1:1 a soma seria a mesma ne?
E NaCl+AgNO3 -> AgCl + NaNO3 é proporção 1:1, entao a soma das massas deveria ser igual ne? x+z = y + j"
Vamos usar a massa molar de cada substância:
NaCl(58,44 g/mol)+AgNO3(169,873 g/mol)=AgCl(143,32 g/mol)+NaNO3(84,9947 g/mol) se esses fossem os valores de massas eu poderia afirmar que x+z = y + j .
Acho que vc deve estar misturando proporção em massa com proporção em mol, são valores diferentes porem diretamente proporcionais.
Faz o exercício pensando só em proporção em massa que da certo!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos