PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Centro de massa de uma figura plana

2 participantes

Ir para baixo

Centro de massa de uma figura plana Empty Centro de massa de uma figura plana

Mensagem por cacaio Qua 01 maio 2013, 15:44

Estou com muita dificuldade de entender algo que parece ser relativamente simples.
Primeiro, uma dúvida meio que conceitual: Centro de massa, centróide, centro de gravidade, são as mesmas coisas?

e eu queria entender como eu faço pra calcular o centro de massa com essas integrais:
_ _
X= 1/A∫xda e y=1/A∫yda

cacaio
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Centro de massa de uma figura plana Empty Re: Centro de massa de uma figura plana

Mensagem por Euclides Qua 01 maio 2013, 16:39

Centro de massa, centro de gravidade e centróide são o mesmo ponto, em se tratando de corpos homogêneos, nomeados de acordo com uma propriedade que se esteja avaliando.

Para uma distribuição discreta de partículas o centróide (centro geométrico) se localiza com coordenadas que são a média ponderada das coordenadas de cada partícula:

o centro de massa, ou gravidade é uma ponderação que envolve as massas

quando temos uma distribuição contínua de pontos sobre uma superfície contínua a expressão acima pode ser interpretada através das integrais

essas, entretanto são integrais duplas cujos limites de integração serão definidos a partir do conhecimento da superfície em questão. Não são de simples aplicação.

Centro de massa de uma figura plana A_utti_zpsbe5e50c6

O método mais usual consiste na decomposição da figura em áreas de figuras geométricas simples, usando seus centros de massa como pontos discretos.

Centro de massa de uma figura plana A_rubicundo_zps9da89b70/a

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Centro de massa de uma figura plana Empty Re: Centro de massa de uma figura plana

Mensagem por cacaio Qua 01 maio 2013, 19:28

Muito obrigado Euclides. As duas partes me ajudaram muito, principalmente na decomposição da figura, depois fazendo por soma e diferença eu cheguei no resultado dos exercicios aqui, é bem mais simples.

Só mais uma dúvida:
E se for uma superfície com curvas, eu sei que tem que usar as integrais duplas, só que vendo alguns exemplos, eu não consigo saber que critérios eles usam pra descobrir o x e o y de cada integral...

cacaio
Iniciante

Mensagem por Euclides Qua 01 maio 2013, 19:51

Para uma superfície curva, será preciso conhecer a curva

Centro de massa de uma figura plana A_dang_zps4cf0b48a

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo