Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

tema: telenovela: coscientizaçao ou alienação

5 participantes

Ir para baixo

tema: telenovela: coscientizaçao ou alienação Empty tema: telenovela: coscientizaçao ou alienação

Mensagem por Suou. Ter 09 Abr 2013, 17:59

É só uma dúvida sobre como ficaria melhor eu fazer essa redação. Se eu quisesse defender que telenovela conscientiza as pessoas, eu poderia usar várias ideias, por exemplo: telenovela conscientiza sobre homossexualismo, sobre drogas, sobre alguns modos de agir e etc...Mas e se eu fizesse uma redação em que eu quisesse defender a mesma tese, mas eu só usasse de exemplo que a telenovela conscientiza sobre homossexualismo, e durante a redação toda eu explicasse sobre como a telenovela faz essa conscientização quanto ao homossexualismo...esta seria uma redação melhor?
É que dizem que nao é bom vc por várias ideias numa redação e nao desenvolver nenhuma, mas nesse caso, se eu só falasse sobre telenovela e homossexualismo e deixasse os outros aspectos de lado, eu estaria defendendo bem a minha tese da conscientização?

Suou.
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

tema: telenovela: coscientizaçao ou alienação Empty Re: tema: telenovela: coscientizaçao ou alienação

Mensagem por Euclides Ter 09 Abr 2013, 18:29

Nesse caso eu acho melhor mostrar mais do que um aspecto.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

tema: telenovela: coscientizaçao ou alienação Empty Re: tema: telenovela: coscientizaçao ou alienação

Mensagem por MuriloTri Ter 09 Abr 2013, 18:37

Você tem que fazer a redação sobre a SUA opinião, e defender a sua tese com argumentos (definição de dissertação).

Pense abrangente sobre os temas, pense nos lados positivos e também nos negativos e como você pode "quebrar" os lados negativos com argumento tornando suas idéias mais sólidas.

Para esse tema por exemplo, você pode se fundamentar que Novela atinge uma grande massa constituída por idades e gêneros e classes sociais diferentes, tendo portanto grande papel na formação da opinião de uma grande parcela do brasileiros

Pode fazer citações e/ou processo histórico (que não cabe muito neste tema pois não acrescentaria muito ao tema)

Outro parágrafo você pode abortar que nem sempre as novelas tem compromisso com a realidade e mostra um mundo idealizado(comum em obras de romances) e já traçar um paralelo sobre a substituição do livro de romance pelas novelas e que o objetivo por trás disso e suavizar a vida difícil que a maioria leva..

Você viu só quantas coisas é possível abordar sobre um tema e como você pode enriquecer sua redação, olha que eu não parei para pensar, simplesmente fui escrevendo, porém você vai ter mais tempo para fórmular suas idéias.

(Obs.: Como esse tema é praticamente abstrato, você não vai defender sua tese, e sim fazer uma reflexão e dar sua opinião de forma mais leve)

Boa sorte.
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Suou. Ter 09 Abr 2013, 18:57

Mas murilo, tudo que vc escreveu eu vejo como algo de introdução, não tem argumentos que respondem a pergunta tema dessa redação então nao poderia vir no desenvolvimento

Suou.
Jedi
Jedi

Mensagem por MuriloTri Ter 09 Abr 2013, 19:22

Não tinha reparado no tema da redação (a primeira leitura achei que era sobre novelas e como isso atinge e influencia a massa).

Mas

O tema é:
Como a novela conscientiza as pessoas?

Um exemplo:
A função da telenovela brasileira no âmbito social tem sido alvo de constantes debates a fim de concluir se esta promove a conscientização social, ou a alienação de quem a assiste. Essa dramaturgia televisiva tem gerado conhecimento e cultura ou somente polêmica?
A novela é considerada por muitos um meio cultural de alta qualidade, educativa. Ao abordar assuntos relevantes que ate então passavam por despercebidos, no auge da novela, se torna o centro de inúmeras discussões e debates, gerando uma maior visibilidade da temática.
Pode ser considerada também um meio cultural, sob a perspectiva de que diferentes culturas são fundidas e a diversidade social é representada.Sendo uma forma de entretenimento via união da dramaturgia, literatura e cultura em um meio de massa, a televisão, se estendendo a um vasto público.
Controverso a isso, sua superficialidade quanto a abordagens das problemáticas sociais evidencia uma prioridade á audiência e possível alienação aos telespectadores menos criteriosos. Também é perceptível que as questões abordadas causadoras das discussões, são efêmeras e nem sempre muda a sociedade, nem muito menos se chega a conclusões, mas, necessariamente, a contínuas e meras polêmicas.
É notório que nos canais de maior audiência, há um maior espaço de tempo no "horário nobre," para novelas e apenas um terço deste período é destinado aos jornais. Podemos questionar quais são as informações veiculadas e captadas pelos telespectadores e o que é aproveitado a partir das telenovelas. Só mediante teventes críticos, a novela poderá exercer o papel da conscientização social.

--

Esse trecho sintetiza o que eu disse no primeiro post, e como você deveria proceder nesses estilos de tema, há uma ideia na qual a novela aborda realmente os problemas sociais (Um ponto) mas de maneira superficial (contra-ponto) e que poderia ser melhor aproveitado ou substituído (Enfase no contra-ponto {seu argumento sobre o tema})
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Leonardo Sueiro Qua 10 Abr 2013, 10:49

Essa parte do fórum está indo bem, ein? Galera bem ativa =)

Isso aí ... o/
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagem por Wilson Calvin Qua 10 Abr 2013, 11:00

o certo era qualquer dia o fórum propor uma redação ahsahusau!
☀
Wilson Calvin
Wilson Calvin
Matador
Matador

Mensagem por Leonardo Sueiro Qua 10 Abr 2013, 11:04

Eu vou fazer isso neste exato momento.

Estou meio sumido do fórum por estar em período de provas e com outros probleminhas pessoais. Espero em breve poder contribuir mais.

Vou começar a me "reativar" no fórum com isso. Espero que o Euclides não se incomode com minha ousadia em criar um tópico sugerindo um tema. =D
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo