PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força centripeta

2 participantes

Ir para baixo

Força centripeta Empty Força centripeta

Mensagem por mahriana Dom 07 Abr 2013, 19:34

Um aro metálico circular e duas esferas são acopladas conforme ilustra a figura ao lado , as esferas dispõem de um furo diametral que lhes permite circular pelo aro. O aro começa a girar , a partir do repouso , em torno do diâmetro vertical EE' , que passa entre as esferas , até atingir uma velocidade angular constante w . Sendo r o raio do aro ,m a massa de cada esfera e desprezando-se os atritos pode-se afirmar que:

Força centripeta 76001109

a)as esferas permanecem na parte inferior do aro, porque esta é a posição de mínima energia potencial.

b) as esferas permanecem a distâncias r de EE' tal que, se 2 θ for o ângulo central cujo o vértice é o centro do aro e cujos lados passam pelo centro das esferas, na posição de equilíbrio estável, então tg θ = (w². r) /g estando as esferas abaixo do diâmetro horizontal do aro.

c) As esferas permanecem a distâncias r de EE' tal que, se 2 θ for o ângulo central cujo vértice é o centro do aro e cujos lados passam pelos centros das esferas, na posição de equilíbrio estável, então tg θ = (w². r) /g estando as esferas acima do diâmetro horizontal do aro.

d) As alternativas b e c anteriores estão corretas

e) A posição de maior estabilidade ocorre quando as esferas estão nos extremos de um mesmo diâmetro.


Spoiler:
mahriana
mahriana
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 28
Localização : sao paulo brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por Euclides Dom 07 Abr 2013, 21:05

Força centripeta A_tear_zps485a9969


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos