(UNICAMP-SP-010) MUV
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
(UNICAMP-SP-010) MUV
A Copa
do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos
Jogos Olímpicos. Uma das regras do futebol que gera polêmica com certa
frequência é a do impedimento. Para que o atacante A não esteja em impedimento,
deve haver ao menos dois jogadores adversários a sua frente, G e Z, no exato
instante em que o jogador L lança a bola para A (ver figura). Considere que
somente os jogadores G e Z estejam à frente de A e que somente A e Z se
deslocam nas situações descritas a seguir.
a) Suponha que a distância
entre A e Z seja de 12 m. Se A parte do repouso em direção ao gol com
aceleração de 3,0 m/s2 e Z também parte do repouso com a mesma
aceleração no sentido oposto, quanto tempo o jogador L tem para lançar a bola
depois da partida de A antes que A encontre Z? (Minha dúvida:
Se eles correm em sentidos opostos, como irão se encontrar?)
b) O árbitro demora 0,1 s
entre o momento em que vê o lançamento de L e o momento em que determina as
posições dos jogadores A e Z. Considere agora que A e Z movem-se a velocidades
constantes de 6,0 m/s, como indica a figura. Qual é a distância mínima entre A
e Z no momento do lançamento para que o árbitro decida de forma inequívoca que
A não está impedido?
do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos
Jogos Olímpicos. Uma das regras do futebol que gera polêmica com certa
frequência é a do impedimento. Para que o atacante A não esteja em impedimento,
deve haver ao menos dois jogadores adversários a sua frente, G e Z, no exato
instante em que o jogador L lança a bola para A (ver figura). Considere que
somente os jogadores G e Z estejam à frente de A e que somente A e Z se
deslocam nas situações descritas a seguir.
a) Suponha que a distância
entre A e Z seja de 12 m. Se A parte do repouso em direção ao gol com
aceleração de 3,0 m/s2 e Z também parte do repouso com a mesma
aceleração no sentido oposto, quanto tempo o jogador L tem para lançar a bola
depois da partida de A antes que A encontre Z? (Minha dúvida:
Se eles correm em sentidos opostos, como irão se encontrar?)
b) O árbitro demora 0,1 s
entre o momento em que vê o lançamento de L e o momento em que determina as
posições dos jogadores A e Z. Considere agora que A e Z movem-se a velocidades
constantes de 6,0 m/s, como indica a figura. Qual é a distância mínima entre A
e Z no momento do lançamento para que o árbitro decida de forma inequívoca que
A não está impedido?
Rodi- Iniciante
- Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 29
Localização : Joinville - SC
Re: (UNICAMP-SP-010) MUV
a) A parte em direção ao gol ----> Z parte em direção à A ----> Vão se encontrar exatamente no meio do caminho.
a) Tempo para o encontro
Distância percorrida por A, até o encontro ----> d' = (1/2)*3*t²
Idem por B ----> d" = (1/2)*3*t²
d' + d" = d ----> (1/2)*3*t² + (1/2*3*t² = 12 -----> t = 2s
b) d' = (6 + 6)*0,1 ----> d' = 1,2 m
a) Tempo para o encontro
Distância percorrida por A, até o encontro ----> d' = (1/2)*3*t²
Idem por B ----> d" = (1/2)*3*t²
d' + d" = d ----> (1/2)*3*t² + (1/2*3*t² = 12 -----> t = 2s
b) d' = (6 + 6)*0,1 ----> d' = 1,2 m
Última edição por Elcioschin em Qui 04 Abr 2013, 14:51, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73164
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
Re: (UNICAMP-SP-010) MUV
S = s0 + v0.t + a.t²/2
Por velocidade relativa.
como estão indo de encontro. Considere A movimentando-se na direção de Z.
S = 12
a = 6m/s² (somadas as acelerações)
t = ?
12 = 6.t²/2 ====> 24/6 = t² ===>
t² = 4
t = 2s
b) Novamente por velocidade relativa
Vr = ( 6 + 6) = 12 m/s
para que o árbitro não dê impedimento os jogadores tem que estar no máximo na mesma posição.
v = S/t
12 = S/0,1
S = 1,2 m.
Por velocidade relativa.
como estão indo de encontro. Considere A movimentando-se na direção de Z.
S = 12
a = 6m/s² (somadas as acelerações)
t = ?
12 = 6.t²/2 ====> 24/6 = t² ===>
t² = 4
t = 2s
b) Novamente por velocidade relativa
Vr = ( 6 + 6) = 12 m/s
para que o árbitro não dê impedimento os jogadores tem que estar no máximo na mesma posição.
v = S/t
12 = S/0,1
S = 1,2 m.
Wilson Calvin- Matador
- Mensagens : 524
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 26
Localização : São Paulo
Re: (UNICAMP-SP-010) MUV
Com licença, Elcio, percebi que nessa sua solução, você diz que: Vão se encontrar exatamente no meio do caminho.
Isso é devido a aceleração ser a mesma ou isso sempre acontece independente do fato?
OBS: Estou me referindo a alternativa A.
Isso é devido a aceleração ser a mesma ou isso sempre acontece independente do fato?
OBS: Estou me referindo a alternativa A.
Fibonacci13- Mestre Jedi
- Mensagens : 872
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo
Re: (UNICAMP-SP-010) MUV
Ambos estão parados (velocidade inicial VoA = VoZ = 0)
Ambos tem a mesma aceleração: aA = aZ = 3 m/s²
Ambos vão se deslocar no mesmo intervalo de tempo t
dA = VoA.t + (1/2).aA.t² ---> dA = (1/2).3.t²
dZ = VoZ.t + (1/2).aZ.t² ---> dZ = (1/2).3.t²
dA + dZ = d ---> (1/2).3.t² + (1/2).3.t² = 12 ---> t = 2 s
Somente nestas condições, cada um percorrerá metade do caminho (dA = dZ = 6 m)
Ambos tem a mesma aceleração: aA = aZ = 3 m/s²
Ambos vão se deslocar no mesmo intervalo de tempo t
dA = VoA.t + (1/2).aA.t² ---> dA = (1/2).3.t²
dZ = VoZ.t + (1/2).aZ.t² ---> dZ = (1/2).3.t²
dA + dZ = d ---> (1/2).3.t² + (1/2).3.t² = 12 ---> t = 2 s
Somente nestas condições, cada um percorrerá metade do caminho (dA = dZ = 6 m)
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73164
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
Re: (UNICAMP-SP-010) MUV
ah, entendi. Muito obrigado.
Fibonacci13- Mestre Jedi
- Mensagens : 872
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos