Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Como se tornar um consumidor consciente

2 participantes

Ir para baixo

Tema: Como se tornar um consumidor consciente Empty Tema: Como se tornar um consumidor consciente

Mensagem por Ludmilla Mayer Ter 19 Mar 2013, 20:16

NECESSIDADE HOJE, SUPÉRFLUO AMANHÃ

A ascenção do sistema capitalista provocou uma revolução no modo de agir e pensar das pessoas. Desde o período da Revolução Industrial, a palavra de ordem é lucro e produção, o que se torna eficaz diante a um mercado consumidor. Hoje, o que antes era necessidade virou uma compulsão e o consumismo tornou-se fruto de uma sociedade pouco engajada e alienada.
A cada dia, são lançados novos produtos e serviços ao uso dos consumidores.Porém, este excesso de disponibilidasde provoca tendências alienativas na sociedade, muitos são os que gastam mais do que possuem apenas para manter uma imagem para sua melhor aceitação.
Além disso, o termo posse está ligado a poder. De maneira análoga,quem possuisse grandes quantidades de terra, no período medieval, detinha poder em suas mãos. Hoje, quem possui o último modelo do Iphone(telemóvel da empresa Apple) ou o carro do ano é considerado membro da elite, ganhando, desta forma, respeito e admiração.
Entrentanto, em meio a tanto luxo e ostentação, há um fator agravantge: a acentuação da desigualdade social. É fato, a existência de uma grande oferta de produtos mas o que se observa é que grande parte da população encontra-se economicamente inapta a adquiri-los.
Desta forma, a consciência do consumidor deve estar ligado a um maior engajamento social e rompimento das ideologias alienistas impostas pelo capitalismo. Não se deixar coagir pela mídia, que através de anúncios e propagandas utilizam da persuasão para tentar atrair a atenção dos consumidores ou a utilização do bom-senso na hora das compras podem ser boas soluções ao problema. Além disso, é necessário cobrar dos governantes ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente, mirando, principalmente, crianças e adolescentes.

E ai, pessoal, o que eu deveria mudar? O professor me deu nota 680 Sad

Ludmilla Mayer
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Como se tornar um consumidor consciente Empty Re: Tema: Como se tornar um consumidor consciente

Mensagem por Ludmilla Mayer Sex 29 Mar 2013, 18:10

Ninguém vai me ajudar ? Sad

Ludmilla Mayer
Jedi
Jedi

Tema: Como se tornar um consumidor consciente Empty Re: Tema: Como se tornar um consumidor consciente

Mensagem por Euclides Sex 29 Mar 2013, 19:15

Está bem desenvolvido Ludmilla. Eu só acho meio ingênuo que em geral esse tipo de redação termine cobrando alguma atitude dos governantes.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Ludmilla Mayer Sex 29 Mar 2013, 19:39

Finalmente! Obrigada Euclides. O senhor tem razão, irei reformular minha conclusão. O meu professor de redação disse que eu não fui objetiva no meu desenvolvimento. O sr acha que devo mudar algo?

Ludmilla Mayer
Jedi
Jedi

Mensagem por Euclides Sex 29 Mar 2013, 19:49

Eu não sou professor de português, mas a meu ver não lhe faltou objetividade.

Acho também melhor não usar chavões de uma esquerda retrógrada, tipo:

" ideologias alienistas impostas pelo capitalismo"

melhor dizer que o cidadão deve evitar cair nas armadilhas da propaganda e avaliar suas necessidades reais e seus recursos financeiros.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Ludmilla Mayer Sex 29 Mar 2013, 19:55

Mil vezes obrigada Euclides. Pra falar a verdade, também acho que não falhei no desenvolvimento, irei seguir sua orientação em relação ao chavão esquerdista que utilizei Smile

Ludmilla Mayer
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo