PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recomendações de material didático.

3 participantes

Ir para baixo

Recomendações de material didático. Empty Recomendações de material didático.

Mensagem por Chmperes Sex 01 Mar 2013, 23:30

Boa noite.
Sei que, com um usuário bem indicou, há alguns milhares de tópicos com esse tema, mas queria pedir uma avaliação de meu plano de estudos.

Meu objetivo é ITA; não faço curso preparatório. Na escola uso as coleções (3 volumes cada) do Ramalho, Iezzi e Usberco, e curso o segundo ano. Após ler várias outras recomendações, pretendo embasar-me, além de com esses que já mencionei, com os seguintes livros:

Matemática: os 10 volumes de Fundamentos de Matemática Elementar, também do Iezzi, ou os seis primeiros de Noções de Matemática, do Aref.

Física: Tópicos de Física

Química: Martha Reis, complementando com Feltre

Para o aprofundamento, pensei em algo assim:

Matemática: os de Geometria e Análise Combinatória do Morgado, mais o de complexos do Caio Guimarães, e talvez os livros do Marcelo Rufino.

Física: os dois de mecânica do Renato Brito, um pouco do vol. 3 do Resnick para complementar em física 3 (quero usar à medida que for pegando a base de cálculo), mais talvez o peruano Visión Analítica del Movimiento (sobre esse li que pode ser ótimo, mas também desnecessário, dependendo do embasamento). Para física 2, não sei aonde olhar.

Química: Atkins, Russell e Treinamento em Química do Nelson Santos.

Após todos esses pretendo resolver vários anos de provas anteriores.

Minhas principais dúvidas são:

-Vale a pena investir no Aref ou o FME é suficiente para embasamento? Li em algum lugar que em alguns volumes o Aref supera o Iezzi, e vice versa. Alguma indicação específica?
-Existe diferença tão gritante entre Ramalho e Tópicos que faça valer a pena eu adquirir e resolver toda a coleção, do começo? E sobre a coleção Física Clássica? Bom só pra teoria ou vale a pena pra começar mesmo?
-Para um embasamento teórico sólido, é melhor eu pegar Martha Reis ou Feltre? De novo: vale a pena resolver uma dessas duas coleções de cabo a rabo se já tenho a base de Geral do Usberco?
-Sobre o aprofundamento em química: dei uma olhada no Russell, que achei legal, e tive algum contato com o Atkins ano passado, tendo uma impressão igualmente satisfatória. Vale a pena estudar os dois?
-Peruanos: alguém que utilizou pode me dizer se são realmente essa coca-cola toda? Se sim, em que momento do estudo devo utilizá-los?
-Já tendo estudado o primeiro ano inteiro, vale mais a pena eu acabar logo o assunto do segundo e ver o do terceiro ou voltar a estudar o primeiro inteiro e depois ir progredindo do começo com esses outros livros?

Fora tudo isso, tenho uma dúvida que não é muito relacionada ao estudo, e não tenho certeza se esta é a seção certa para isso. Queria saber um pouco mais sobre a carreira de engenheiro aeronáutico. Onde/a quem posso perguntar?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Carlos.

Chmperes
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendações de material didático. Empty Re: Recomendações de material didático.

Mensagem por wstroks Sab 02 Mar 2013, 10:36

Olha to quase fechando o livro de Aref e acho muito bom (apesar de alguns erros de gabarito no volume 1)...Agora único volume de Aref que eu não to usando é geometria plana e espacial , pois uso rufino ( obs: só geometria plana pois espacial o rufino não lançou ainda)

tem muita diferença .. de ramalho pra tópicos , 1 diferença são os exercícios, no do ramalho são mais aqueles exercícios de aplicação de formula , já tópicos são exercícios mais completos e ainda separados por nível. ( por isso tópicos é muito melhor do que ramalho).Física vc tá bem servido renato brito volume 1 e 2 , Resnick se possível pra pegar aquela base teórica mostro.

olha nunca estudei pelo livro de Martha Reis mas eu uso Feltre , Atkins , Atomística( feltre e yoshinaga) e Usberco (quando vou pra biblioteca) . E acho os livros excelentes pelo menos na base teórica ( mas nesse mês compro o treinamento de Nelson santos pra exercício ).Os livros que vc falou são excelentes, só estudar por eles que tu passa .

wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Recomendações de material didático. Empty Re: Recomendações de material didático.

Mensagem por Chronoss Sab 02 Mar 2013, 14:04

-Eu também acho que irei estudar por aref, pois o FME do iezzi consegui por download (inclusive os volumes 2, 9 e 10 estão em alta definição e coloridos) e na biblioteca. O mesmo com física e química , vou estudar física clássica ( Calçada) pois tenho tópicos de física no pc ( o vol 3 parece ser em formato digital nativo),e em química tenho feltre em formato digital por isso pegarei martha reis.
Também estou curioso a respeito dos livros peruanos...

Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagem por Chmperes Sab 02 Mar 2013, 14:29

Wstroks,
Obrigado! Essa semana vou dar uma olhada melhor em Aref, Rufino e Atkins, e começar o Tópicos.

Chronoss,
Acho o FME ótimo tambem, consegui baixar todos de uma vez um tempo atrás. Você se importaria em compartilhar o link do Tópicos de Física? Procurei bastante mas nao consegui encontrar :/
Obrigado ai, cara!

Chmperes
Iniciante

Mensagem por Chronoss Sab 02 Mar 2013, 14:43

-Acho que baixei pelo site conhecimento vale ouro, mas parece que eles deletaram(direitos autorais e etc), acho que aqui no forum o usuario matheus bertolino também os postou (inclusive com solucionário).
Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagem por wstroks Sab 02 Mar 2013, 17:03

chmperes o livro de atkins [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

em pdf..
wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Chmperes Dom 03 Mar 2013, 02:48

wstroks, muito obrigado! Assim que acabar de baixar o vol. 2 do resnick baixo o atkins. Acho que já tentei esse link antes, e tinha parado bem no meio, mas vou tentar de novo. Chronoss, procurei pelos Tópicos postados pelo Matheus Bertolino, mas ainda não encontrei. Assim que der vou dar uma olhada melhor; você tem razão; no conhecimento vale ouro não tem mais. Obrigado pelo suporte! Bons estudos aí.

Chmperes
Iniciante

Mensagem por Chronoss Seg 04 Mar 2013, 12:30

Tente esse : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagem por Chmperes Ter 05 Mar 2013, 10:38

Chronoss, não deu nesse link, mas já consegui emprestado o volume 1. Obrigado pela sugestão!
Wstroks, consegui o Atkins direitinho! Achava que o link tava quebrado, mas acho que era minha internet que não tava colaborando mesmo.
Meu professor de química me emprestou o vol. único da Martha reis, to gostando bastante. O Feltre e o Usberco parecem ter mais exercícios por capitulo, mas da teoria da Martha eu gosto mais por ter bastante variedade. Fica a recomendação!

Chmperes
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo